Regis Tadeu: a música morre no Brasil e você é um dos culpados
Por Bruce William
Fonte: Na Mira do Regis
Postado em 13 de abril de 2015
O crítico musical, colunista, apresentador, produtor Regis Tadeu publicou em sua coluna, Na Mira do Regis, um novo texto chamado A música de qualidade está morrendo no Brasil e você é um dos culpados, confira abaixo alguns trechos:
Sim, é isto mesmo o que você acabou de ler aí no título. Esta situação é real e você é sim um dos culpados. Calma, vou explicar… Para que você mesmo chegue a esta conclusão, faça a seguinte pergunta para a sua consciência: "quando foi a última vez que saí de casa para assistir a um show de uma banda ou artista que eu não conheço?" Se você acha que a pergunta é absurda, saiba que anos atrás era perfeitamente compreensível que uma pessoa saísse de casa para dançar e, de quebra, assistir a um show de uma banda da qual ela nunca havia ouvido falar.
(...)
No caso específico do universo roqueiro, tudo ficou ainda pior. Além de não existir mais um grande números de casas noturnas dedicadas ao gênero, as poucas que sobraram se transformaram em palco para centenas de bandas cover, constrangedoras de tão ruins em sua a grande maioria, tendo como cúmplice plateias imbecilizadas que urram de prazer ao ver uns gaiatos imitando seus ídolos como se os próprios estivessem à frente. A lógica dos proprietários destes locais é simples e implacável: lugar cheio = grana dos ingressos + grana da bebida e comida. Não adianta vociferar contra os "capitalistas malvados". Você também é culpado por este estado de coisas.
É culpado quando prefere gastar sua grana assistindo a "Dream Theaters covers da vida" a dar uma olhada em uma apresentação de uma banda que faz um som similar, só que autoral. Quando não demonstra sequer a curiosidade de ouvir antes o som de um grupo nacional que compõe suas próprias canções, cujo show acabou de ser anunciando em um lugar qualquer perto de sua casa. Sim, a sua "preguiça mental" também está matando a boa música autoral. E isto não acontece somente no universo roqueiro. Vale para qualquer gênero e estilo.
Leia o artigo completo no link abaixo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps