O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de fevereiro de 2026
A imprensa especializada em heavy metal teve papel decisivo na formação de público no Brasil. Em uma era pré-internet, revistas como a Rock Brigade e a Roadie Crew eram praticamente a única ponte entre fãs e bandas internacionais. Mas, para Regis Tadeu, houve um erro estrutural que ajudou a explicar tanto a estagnação editorial quanto o declínio de relevância dessas publicações.
Regis Tadeu - Mais Novidades
Em conversa com Gustavo Maiato, do Whiplash.Net, Regis foi direto: "Primeiro que nenhuma revista conseguiu se adaptar completamente à internet." Segundo ele, o ambiente digital exigia estratégias financeiras e editoriais completamente diferentes. "Era um mundo diferente, percepções diferentes, estratégias financeiras completamente diferentes. E ninguém conseguiu se adaptar."
Apesar disso, ele reconhece o peso histórico da Rock Brigade. "Pro bem e pro mal, ela acabou forjando gerações de headbangers", afirmou. A revista ajudou a consolidar uma cultura heavy metal no país, criando identidade e comunidade. Mas, na visão do crítico, foi justamente aí que surgiu o problema.
"O que eu penso que a Rock Brigade falhou foi em fazer com que o leitor pensasse", disse. Para ele, a sessão de resenhas exemplificava isso: "Você pegava a sessão de crítica de discos e nenhuma banda tinha nota menor do que nove." A crítica se estende também à Roadie Crew: "É que nem a Roadie Crew agora. Todo mundo é nove. Oito e meio. Eu queria saber qual é a diferença entre um disco 8,5 e um disco nove."
Segundo Regis, a prática de evitar avaliações negativas por medo da reação dos fãs comprometeu a credibilidade. "Eu sei de casos de gente na Roadie Crew e na Rock Brigade que elogiava discos e, na verdade, não gostava. Mas falava: 'Não posso falar mal porque os fãs vão cair de pau em cima de mim'."
Para ele, esse é o ponto central. "Se você vai fazer resenha com esse tipo de preocupação, é melhor não fazer." E reforça sua postura pessoal: "A minha sinceridade é inegociável. Não tem preço."
A crítica também se estende às entrevistas. Regis aponta o excesso de "chapa-branquismo". "Eu vejo muita entrevista chapa branca. Tudo é legal, tudo é genial, tudo é maravilhoso." Ele ironiza perguntas que considera inúteis: "Conte como foi a gravação. Pô, que raio de pergunta é essa? Ainda mais quando você tem pouquíssimo tempo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Angela Gossow afirma que cogitou retornar ao Arch Enemy
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa

O Toninho Pirani priorizava o Angra? Regis Tadeu explica e justifica
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
Os quatro encontros musicais que Regis Tadeu promoveria se fosse curador do Palco Sunset
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
A recomendação da gravadora na hora de entrevistar Mike Portnoy, segundo Regis Tadeu
Os músicos que entrariam na pior banda do mundo da história, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Regis Tadeu e a música do Iron Maiden que serviu pra encher linguiça mas se tornou clássico
Regis Tadeu revela o truque maroto que o Iron usa, mas o Metallica não precisa


