Apple: empresa e gravadoras querem acabar com a música gratuita
Por Rafael Testa
Fonte: Consequence of Sound
Postado em 05 de maio de 2015
As gravadoras estão se unindo contra o Spotify, serviço de streaming de músicas. Com o aumento da utilização do serviço de streaming, estão preocupadas com a iminente queda de suas receitas.
O Financial Times reportou que a mãe de todas as gravadoras, o grupo Universal Music , já corre atrás de maneiras de forçar o Spotify a colocar maiores limitações em seu serviço gratuito. "Queremos acelerar a utilização paga", disse o CEO da Universal Music, Lucian Graing. "Propagandas por demanda não vão sustentar o ecossistemas dos criadores tão bem quanto os investidores." Atualmente o Spotify tem 60 milhões de usuários, dos quais apenas 15 milhões pagam para acessar o serviço; o restante se dispõe a encarar inserções publicitárias durante as sessões.
As gravadoras não estão sozinhas nesta briga. Elas têm um aliado, possivelmente ilegal, nesta disputa: a Apple. A empresa estaria pressionando as gravadoras para se voltarem contra o serviço gratuito do Spotify e vem sendo investigada.
Fontes disseram ao The Verge que a Apple chegou a dizer à Universal que está disposta a pagar as taxas do YouTube à gravadora, desde que a empresa interrompa as transmissões de suas músicas no site da Google.
Como o número de downloads digitais diminuiu, o iTunes comprou a Beats, gigante empresa de fones de ouvido, a fim de lanças seu próprio serviço de streaming, porém este serviço será pago. A Apple espera lançar a assinatura do serviço por cerca de 8$ por mês.
O chefe de comunicações e de políticas públicas da Spotify, Jonathan Prince, argumentou que não é responsável pela queda de vendas do iTunes. Ele disse que somente 12% dos usuários do iTunes acabam por utilizar o Sportify, com 40% destes novos usuários optando por pagar pelo serviço.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Iron Maiden e tietagem: Steve Harris posa com membros de três bandas de metal sinfônico
Mikkey Dee conta como conheceu e passou a tocar com King Diamond
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
O ícone dos anos 1990 que Bob Dylan admirava: "Eu adoraria fazer um disco como o dele"
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Como Max Cavalera aprendeu inglês tendo abandonado a escola aos 12 anos de idade
Jimmy Page explica por que cada membro do Led Zeppelin tinha um símbolo
Gordo revela valor do cachê que recusou da Pepsi: "Queriam que eu fosse Papai Noel azul"


Morte: confira 15 das melhores músicas sobre o tema
Jack Bruce: "Foda-se o Led Zeppelin, eles são um lixo!"
Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros no Rock In Rio 1985
"Danem-se Elvis e Keith Richards", diz Dave Grohl, ao apontar o "verdadeiro rei do Rock'n'Roll"
A lista de clássicos do Rock que foram regravados em versões pesadas pelo Iron Maiden
Fãs de Rock e Metal: 15 verdades que eles sempre temeram



