Max Cavalera: o riff de "Territory" do Sepultura nasceu no violão
Por Bruce William
Fonte: Music Radar
Postado em 11 de agosto de 2015
Em matéria do MusicRadar, Max Cavalera oferece cinco dicas para novos guitarristas. "Eu apenas tento fazer o melhor álbum que puder, sem levar em conta o ego ou comparações em geral. Evito pensar que será uma obra prima ou coisa assim! Tento apenas fazer algo empolgante que as pessoas gostem. A música é uma arte sem fim, e isto é algo que amo, mesmo depois que morrermos a música permanecerá..."
- Inspiração é tudo
"Podemos viajar pelo mundo, conhecer o mundo e encontrar inspiração em qualquer lugar. Tente ouvir mais de um gênero. Confesso que 90% do que ouço é metal, mas acho muito importante ouvir outras coisas".
- Use afinações alternativas
"Acho muito importante tentar afinações diferentes. Em todas as bandas em que estive, tentei cerca de seis ou sete afinações. É um caso de experimentar, de descobrir o que funciona. Adoro fazer isso: gravar um riff em diferentes afinações e ver qual se adapta melhor à música".
- Toque músicas dos outros
"Acho que covers são essenciais. Ainda tocamos até hoje! Você pode aprender muito tentando descobrir como outras pessoas fazem seus riffs: mesmo se não descobrir totalmente mas apenas chegar perto está ok, ainda é válido pois é a tentativa que importa".
- Use mais efeitos
"Você nunca pode ter a quantidade suficiente de pedais. Experimentei muitos ao longo dos anos. Quanto mais efeitos você colocar em suas músicas, melhor elas serão".
- Componha músicas acústicas
"Tente compor músicas elétricas em uma base acústica. Muitos riffs clássicos do Sepultura nasceram no violão. É fantástico imaginar que canções pesadas como 'Territory' surgiram assim. Geralmente quando soa bem em versão acústica, a canção será matadora quando eletrificada".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps