RHCP: a estreia de Chad Smith como artista plástico
Por Karen Batista
Fonte: Chad Smith Art
Postado em 06 de dezembro de 2015
Já está no ar a exposição de quadros do baterista RED HOT CHILI PEPPERS, Chad Smith.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
A exposição, intitulada "Parallax", foi inspirada na obra de "pintura de ação" do artista expressionista abstrato Jackson Pollock, cujas obras eram criadas com o artista atirando e gotejando tinta em uma tela no chão com uma espátula. O ritmo e o movimento dos golpes do pincel de Pollock criavam imagens, que, segundo o artista, eram "energia e movimento tornados visíveis".
Chad fez algo semelhante, traduzindo em imagens a energia e o movimento de sua técnica como baterista, usando baquetas que emitiam luzes de cores, padrões, velocidades e temperaturas variáveis. Eis as obras produzidas, com as respectivas descrições traduzidas:
"Uma paleta simples de duas cores primárias foi tudo o que foi utilizado para criar 'Balloon Man'. Smith trabalhou com baquetas transparentes que acendiam com o impacto e apagavam depois. O resultado são dois orbes circulares distintos cercando Smith enqunto ele cria o visual."
"Uma impactante obra de arte abstrata criada a partir de ritmo e reflexo, 'Satan's Butterfly' mostra o potencial visual obtido com o uso de um efeito de espelhamento em um ritmo captado. Ao observar cuidadosamente, os espectadores notarão uma variedade de formas e detalhes intrincados na tela que se revelam com o passar do tempo."
"Uma contribuição única para a coleção, 'Ghost Love' é a única peça de 'Parallax' que apresenta um fundo branco infinito. Para criar a obra, Smith produziu um ritmo com várias baquetas diferentes, duas em cada mão. Os resultados são vistos na tela, à medida em que largas pinceladas se encontram com o que parece um colar de contas pulsantes em uma miríade de cores emanando de dentro de um único ritmo."
"Uma combinação de vassourinhas com cerdas de fibra ótica e luzes individuais nas pontas de cada dedo foi utilizada por Smith para criar o visual de 'Girl in a Beaded Dress'. Com um visual cálido e inconstante mas fantasmagórico, a obra atrai os espectadores para dentro de seus redemoinhos de vários tons de roxo e laranja encontrados dentro do ritmo captado."
"Com um visual abstrato sofisticado que prende o expectador no centro da tela, 'Gondola Marlin' apresenta duas cores únicas, o ciano e o magenta. Para dar uma sensação tridimensional, a teoria cromática foi utilizada, colocando o magenta sobre o fundo azul para dar profundidade ao visual.'
"Simples à primeira vista, mas complexo em uma observação mais detalhada... 'I's of Fate' abriga um pequeno mundo de reflexos e esferas diáfanas, criadas com a intenção de serem descobertas aos poucos pelo espectador. No primeiro plano, os espectadores podem notar o prato de Smith abrindo uma brecha por entre as 'pinceladas' rítmicas. Do centro da tela até a parte de baixo, esferas delicadas e pequenas pinceladas de luz criam uma estrada através do fundo sombrio."
"Em uma perspectiva vista de cima, 'Eat It Punchy' é um retrato fantasmagórico que demonstra o processo de criar uma obra de arte a partir do ritmo. Smith pode ser visto no terço direito da tela. Apesar de delicadamente visível, sua presença é fantasmagórica. Com apenas duas cores primárias, Smith cria um ritmo no chimbau e na caixa que mostra distintamente o movimento de cada mão."
"Uma explosão de azul e laranja, 'Scream Dream' exibe um toque quase que elétrico. Para produzí-lo, Smith focou no surdo e na caixa, com as mãos em movimento de tear para frente e para trás, produzindo uma torrente de cor e formas entrelaçadas. No fundo, os espectadores podem notar uma paisagem criada pelas sombras do chimbau e do tom-tom."
"Das profundezas de um plano de fundo enevoado, a performance rítmica de Smith em 'Soup's On' ganha vida em um colar de contas laranjas e roxas, o resultado de baquetas luminosas combinadas com LEDs em seus dedos. No primeiro plano, os espectadores poderão notar a bateria sutilmente criando uma pequena paisagem percussiva (o tom-tom e o chimbau estão à frente, assim como a caixa e o surdo)."
"Apesar de abstrato, 'Swanilicious' é recheado de detalhes que sugerem vários rostos e silhuetas. As pinceladas largas em 'Swanilicious' são evidência do ataque poderoso que Smith empregou ao criar o visual, já que cada baqueta que ele utilizou tem uma intensidade luminosa diretamente correlacionada à dinâmica do ataque...quanto mais forte ele bate, mais distinta e vibrante é a cor."
"Uma peça épica em contexto visual e tamanho, 'Thirsty' é uma explosiva obra abstrata narrada em quatro quadrantes da tela. Em um estudo da baqueta contra as peles, a força e a técnica de Smith são primordiais no visual, assim como uma mostra do controle, precisão e consistência do baterista à medida em que ele repetidamente golpeia os tom-tons bem no centro das peles. Para dar uma sensação tridimensional, a teoria cromática foi utilizada com o uso dos vermelhos (no primeiro plano) e azul (no fundo)."
"Em um visual que baseia-se tanto em movimento rítmico como em reflexo, 'Under your Thumb' capta a bateria e o ritmo em uma vista de perfil. A peça exibe um 'chafariz' visual de ritmo que emana da caixa e derrama-se em cascata para os tom-tons ao redor. Os espectadores poderão notar a sutil aparição 'fantasmagórica' do artista Chad Smith à esqurda da tela enquanto ele cria a obra."
"'Watermelt' é uma das poucas peças da coleção que mostram o artista Chad Smith dentro da obra. Como um mágico no exato momento em que executa seu truque, Smith trabalha com uma cor, com cada baqueta ativada no momento do impacto e esmaecendo após o golpe. O movimento de Smith à medida em que ele passa do surdo para a caixa com um ataque poderoso resulta em um visual líquido que é o ponto central da obra."
As obras podem ser adquiridas no site ChadSmithArt.com. Parte da verba arrecadada com a venda das obras será destinada ao Camp Korey, uma entidade que oferece para crianças portadoras de deficiência e doenças graves a oportunidade de aproveitarem atividades ao ar livre em um acampamento especialmente equipado para suas necessidades especiais.
Maiores informações sobre o projeto, que já incluiu outros bateristas de renome do rock e do metal aqui:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
AC/DC, Maiden e festivais de R$ 3 mil: 1 em cada 4 brasileiros já se endividou por shows
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire

Flea acha que todo fã ama música? Nem sempre - e isso ajuda a entender Regis Tadeu
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
A opinião de Chad Smith do Red Hot Chili Peppers sobre a banda alemã Rammstein


