Bathory: o grupo tocou ao vivo?
Por Rafael Lemos
Postado em 17 de abril de 2016
Aqui uma questão que me incomoda: a banda Bathory realizou algum show?
Sabemos que a banda foi formada inicialmente pra fazer covers e que ensaiavam em uma garagem, mas nunca escutei que fizeram shows nessa época.
Além disso, também é muito discutido se o Bathory existiu como banda. É muito falado que os outros dois integrantes, assim como o produtor da banda, era o próprio Quorthon, que usava pseudônimos. A sessão de fotos onde aparecem os três integrantes seria, assim, realizada por pessoas contratadas, assim como o clip de "One Road do Asa Bay" dublado por pessoas que não eram da banda?
Há anos que encontro supostas gravações no Youtube dizendo se tratar do Bathory ao vivo, a maioria no começo da carreira e, pelo que eu saiba, o grupo não se apresentou ao vivo. Escrevi alguns comentários em um deles, dizendo sobre isso tudo, e o dono do vídeo o deletou e ainda bloqueou a escrita de mensagens. Agora fui tentar achar outros vídeos para linkar aqui mas não encontrei.
Para provar a minha ideia de que o Bathory não tocou ao vivo, estarei reescrevendo a resposta dada pelo seu fundador, o Quorthon, quando indagado sobre isso. Ambas as entrevistas saíram na revista Rock Brigade que, na minha opinião, é a mais importante publicação brasileira ligada ao Rock. Ela foi minha leitura de adolescente e guardo todas as que tenho podendo, assim, reescrever estas palavras:
Rock Brigade número 120, Julho/1996, página 19.
A entrevista foi concedida para divulgar o novo trabalho, "Blood on Ice":
R.B.: A pergunta mais comum entre os muitos fãs do Bathory é "Quando o grupo tocará ao vivo?"... Há alguma chance disso acontecer?
QUORTHON: Eu toco ao vivo comigo mesmo toda noite (risos). Eu sempre converso com músicos que fazem extensas turnês e é sempre o mesmo papo: um monte de gente num ônibus por semanas inteiras, som ruim, iluminação péssima, pouca remuneração, comida horrível, clubes terríveis e garotas feias! Então, eu prefiro ficar em casa (risos). Além do mais, é muito difícil reproduzir ao vivo metade do que o Bathory faz nos álbuns. Não serei eu quem vai arruinar a imagem que todo mundo faz do Bathory! O cara ouve o disco em casa e adora a banda; quando vai ao show, não é nada do que ele imaginava... não quero correr esse risco.
Mais interessante foi o que Quorthon disse nesta outra entrevista, dada em divulgação ao seu álbum solo, "Purity of essence":
Rock Brigade número 133, agosto/1997, página 28:
R.B.: Você pretende apresentar o material do disco solo ao vivo?
QUORTHON: Bem, se eu pudesse tocar ao vivo o material solo, significa que eu poderia fazer o mesmo com o material do Bathory. A diferença é que 50% do que foi feito nos discos do Bathory é impossível de ser reproduzido ao vivo, como os backing vocal, os efeitos e todas essas merdas. Mas o maior problema é que eu não sou um performer. Eu não gosto de shows, nunca vou a shows. A última vez que pensei na possibilidade do Bathory tocar ao vivo foi em 1985, ou seja, há doze anos atrás. Na época, estávamos vendendo bastante e as pessoas pareciam estar ansiosas para nos ver no palco. Só que eu preferi fazer do Bathory um projeto exclusivamente de estúdio, poder lançar um disco por ano e manter minha privacidade. Ou seja, deixar que o Bathory fosse apenas música. Além disso, se o Bathory tocasse ao vivo, as pessoas iam querer ver bombas, explosões, o diabo e muitas coisas que nada tem a ver com a música. A gente só ia subir lá, vestindo tênis, camiseta e jeans e tocar um monte de músicas do Bathory - e as pessoas iriam se decepcionar com isso. O Bathory é como uma virgem que nunca irá trepar (risos).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O maior baixista de todos os tempos, de acordo com Lemmy
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
Eric Martin diz que se sentia um impostor no metal antes do Avantasia
Hellfest restringe álcool e desaconselha levar crianças no fim do festival
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
Lesão tira baterista Charlie Benante de shows do Anthrax até o próximo mês
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"


Briga de tributos tem Blood Fire Death reclamando de Blood Fire Death
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Bathory: Suas 10 melhores músicas, pela Classic Rock History
14 baladas de metal que provam que emoção não é exclusividade do hard farofa


