Bathory: o grupo tocou ao vivo?
Por Rafael Lemos
Postado em 17 de abril de 2016
Aqui uma questão que me incomoda: a banda Bathory realizou algum show?
Sabemos que a banda foi formada inicialmente pra fazer covers e que ensaiavam em uma garagem, mas nunca escutei que fizeram shows nessa época.
Além disso, também é muito discutido se o Bathory existiu como banda. É muito falado que os outros dois integrantes, assim como o produtor da banda, era o próprio Quorthon, que usava pseudônimos. A sessão de fotos onde aparecem os três integrantes seria, assim, realizada por pessoas contratadas, assim como o clip de "One Road do Asa Bay" dublado por pessoas que não eram da banda?
Há anos que encontro supostas gravações no Youtube dizendo se tratar do Bathory ao vivo, a maioria no começo da carreira e, pelo que eu saiba, o grupo não se apresentou ao vivo. Escrevi alguns comentários em um deles, dizendo sobre isso tudo, e o dono do vídeo o deletou e ainda bloqueou a escrita de mensagens. Agora fui tentar achar outros vídeos para linkar aqui mas não encontrei.
Para provar a minha ideia de que o Bathory não tocou ao vivo, estarei reescrevendo a resposta dada pelo seu fundador, o Quorthon, quando indagado sobre isso. Ambas as entrevistas saíram na revista Rock Brigade que, na minha opinião, é a mais importante publicação brasileira ligada ao Rock. Ela foi minha leitura de adolescente e guardo todas as que tenho podendo, assim, reescrever estas palavras:
Rock Brigade número 120, Julho/1996, página 19.
A entrevista foi concedida para divulgar o novo trabalho, "Blood on Ice":
R.B.: A pergunta mais comum entre os muitos fãs do Bathory é "Quando o grupo tocará ao vivo?"... Há alguma chance disso acontecer?
QUORTHON: Eu toco ao vivo comigo mesmo toda noite (risos). Eu sempre converso com músicos que fazem extensas turnês e é sempre o mesmo papo: um monte de gente num ônibus por semanas inteiras, som ruim, iluminação péssima, pouca remuneração, comida horrível, clubes terríveis e garotas feias! Então, eu prefiro ficar em casa (risos). Além do mais, é muito difícil reproduzir ao vivo metade do que o Bathory faz nos álbuns. Não serei eu quem vai arruinar a imagem que todo mundo faz do Bathory! O cara ouve o disco em casa e adora a banda; quando vai ao show, não é nada do que ele imaginava... não quero correr esse risco.
Mais interessante foi o que Quorthon disse nesta outra entrevista, dada em divulgação ao seu álbum solo, "Purity of essence":
Rock Brigade número 133, agosto/1997, página 28:
R.B.: Você pretende apresentar o material do disco solo ao vivo?
QUORTHON: Bem, se eu pudesse tocar ao vivo o material solo, significa que eu poderia fazer o mesmo com o material do Bathory. A diferença é que 50% do que foi feito nos discos do Bathory é impossível de ser reproduzido ao vivo, como os backing vocal, os efeitos e todas essas merdas. Mas o maior problema é que eu não sou um performer. Eu não gosto de shows, nunca vou a shows. A última vez que pensei na possibilidade do Bathory tocar ao vivo foi em 1985, ou seja, há doze anos atrás. Na época, estávamos vendendo bastante e as pessoas pareciam estar ansiosas para nos ver no palco. Só que eu preferi fazer do Bathory um projeto exclusivamente de estúdio, poder lançar um disco por ano e manter minha privacidade. Ou seja, deixar que o Bathory fosse apenas música. Além disso, se o Bathory tocasse ao vivo, as pessoas iam querer ver bombas, explosões, o diabo e muitas coisas que nada tem a ver com a música. A gente só ia subir lá, vestindo tênis, camiseta e jeans e tocar um monte de músicas do Bathory - e as pessoas iriam se decepcionar com isso. O Bathory é como uma virgem que nunca irá trepar (risos).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Turnê de despedida do Megadeth pode durar cinco anos, segundo Dave Mustaine
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Jake E. Lee sentia-se como uma "nota de rodapé" na história de Ozzy Osbourne
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
It's All Red lança single com primeira incursão de Humberto Gessinger no heavy metal
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo

Viking metal: 20 álbuns que definem a evolução do estilo


