Bathory: Thomas "Quorthon" Fosberg, o Lobo das Estepes
Por Bruno Bruce
Fonte: RockPotiguar
Postado em 30 de junho de 2010
Publicado originalmente no RockPotiguar:
No mês de junho de 2004 morreu a mais icônica personagem do Black Metal!
Thomas Fosberg morrera sozinho, em seu apartamento, de falência cardíaca súbita. Parece não haver glamour e soar pouco másculo um fim destes. Afinal toda a estética visual/sonora da banda que capitaneava estava intrinsecamente ligada à cultura viking, com sua força & bravura. Quorthon (como era conhecido a frente do BATHORY) morreu como um viking moderno.
Já que as leis infelizmente nos tolhem de empunhar espadas contra nossos atuais maiores inimigos (políticos, grandes corporações comerciais, juristas e advogados maliciosos) ele manteve sua arte o mais longe possível do consumo de massa e de maneira romântica jamais se vendeu. Atitude tremendamente difícil em qualquer meio e tarefa hercúlea quando se está inserido na indústria musical.
Essa era a segunda maior arma na sua bainha: comprometimento e dignidade.
O BATHORY foi tudo aquilo que se propôs a ser. Inventou uma vertente do Heavy Metal – o viking Metal – e, em mais de uma dezena de discos obrigatórios para qualquer headbanger, misturou a crueza tosca próxima – acredite! – do hardcore e os climas atmosféricos sublimes. Aliás, o BATHORY, na minha concepção, estaria mais talhado para faixas como "A Fine Day To Die", "Father To Son", "One Rode To Asa Bay", "Song To Hall Up High" do que para os temas rápidos. Apesar de uma sofrível qualidade sonora acompanhar toda a sua discografia, seja ela em vinil ou CD (seria intencional por parte da mixagem e produção?), o peso descomunal de sua música entrega seu recado em meio a mais pura poesia. Poeta versado em genuíno Black Metal, sua contribuição foi incomensurável. Essa era a arma mais forte em seu braço direito: a alta qualidade de seu material.
Inúmeros mitos cercam sua trajetória. Como homem sabemos quase nada sobre Thomas. Solitário, arredio, parecendo cansado de tudo. Eu o compreendo hoje. É extenuante já nascer velho para esse mundo! Já saber desde cedo que a iniqüidade (vinda de um amigo, de uma gravadora) permeia nossas relações sociais. Deve ser fatigante estar a par disto e ter que comercializar sua arte. É uma angústia não poder sacar um punhal e fazer verter até a última gota de sangue de um homem sem honra. Também sinto isso, todos os dias!
Quorthon cercou-se de certos cuidados. A inteira discografia de sua banda permanece sob o controle exclusivo da Black Mark Productions, parceiro desde a primeira hora e, como não poderia deixar de ser, também cercado de lendas. Poucas fotos de Quorthon são de domínio público. Se deixou rebentos ninguém sabe ao certo. Sua vida pessoal não deveria ser exposta. Na era globalizada, onde famílias vendem sua intimidade para programas televisivos e bandas barganham a integridade de sua música em troca de maior exposição, manteve-se ‘um lobo das estepes’, circundando, observando, indomesticável pelo sistema.
Esse foi seu maior escudo, mesmo depois de sua morte: o distanciamento da cena metálica e, posteriormente, de toda a mídia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
O álbum do Cannibal Corpse que Jack Owen não consegue ouvir
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Baterista quer lançar disco ao vivo da atual formação do Pantera
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
Vocalista quer que novo álbum do Rival Sons seja "para os fãs de camiseta preta"
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


