Meia-entrada: lei será ampliada; ingressos mais baratos seriam "ilusão"?
Por Igor Miranda
Fonte: HuffPost Brasil
Postado em 07 de agosto de 2017
O governo federal tem estudado a ampliação da lei da meia-entrada. A proposta é fazer com que estabelecimentos que desrespeitem a cota de 40% dessa categoria de ingressos a abaixarem o preço ainda mais para estudantes, deficientes e jovens de baixa renda.
A nova lei estabelece a "meia da meia", basicamente. O intuito é acabar com a "meia-entrada promocional", que, por vezes, é ampliada para o público geral por meio de lotes promocionais, convênios com empresas e outros tipos de descontos. O decreto deve ser assinado pelo presidente Michel Temer, ainda neste mês.
Por outro lado, uma matéria feita pelo HuffPost Brasil reafirma o que já é dito por muitos: a meia-entrada encarece os demais ingressos. "De acordo com economistas, ao assegurar que 40% dos ingressos sejam vendidos pela metade do preço, a lei reajusta os ingressos e dá um 'efeito ilusório' até mesmo para as pessoas que estariam pagando a 'metade do preço'", diz um trecho do texto.
No texto do HuffPost Brasil, um promotor de eventos chegou a confessar que a meia-entrada é, sim, ilusória, pois o custo do evento é considerado na precificação da mesma forma.
"Qualquer produtor ou casa, para precificar um ingresso, leva em conta os custos do evento e a quantidade estimada mínima de ingressos para estes custos", disse Marcelo Beraldo, sócio do Grupo Vegas, que é responsável pelo conteúdo da casa de shows Cine Joia. "No fim, a única coisa que a meia entrada faz é criar duas classes de ingressos com preços diferentes, mas a média necessária para cobrir os custos será sempre a mesma."
Veja o texto na íntegra:
Comente: Você acha que a meia-entrada para estudantes é algo positivo ou negativo?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps