Van Dorte: explicando o nascimento do álbum "Epilogue"
Por Gleison Junior
Fonte: Roadie Metal
Postado em 14 de dezembro de 2017
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O primeiro registro oficial do grupo paulistano Van Dorte, foi a faixa "So Weak", a mesma é representada como um marco significativo na carreira da banda, primeiro por significar o início de uma saga que vem crescendo e angariando uma grande leva de fãs ao redor do mundo, segundo porque foi o primeiro contato dos músicos Feleex Duarte (Vocal/Piano) e Alexandre Carmo (Guitarra) em um estúdio de grande porte da cidade de São Paulo para toda a captação, mixagem e masterização da música. Porém, quando entregue, a música não representava aquilo que a dupla almejava, desagradando os compositores e músicos da banda Van Dorte.
Passada a frustração inicial, os músicos continuaram procurando outros ambientes que fosse possível para gravarem seu registro "Epilogue", novamente a banda obteve dificuldades em encontrar um lugar que os deixassem satisfeitos, com isso, uma mudança drástica e perspicaz foi gerenciada, ao invés de gastarem um grande montante com estúdios e produções, Feleex e Alexandre, investiram todos os recursos em equipamentos, e assim, construíram o próprio home-estúdio do Van Dorte.
Com mais tempo e menos gastos, a dupla foi criando os arranjos e idealizando cada nota e andamento do que viria a ser o disco "Epilogue". O vocalista Feleex ressalta que muito do piano no álbum é justamente por grande parte das músicas terem nascido por esse instrumento:
"A estrutura das músicas foram aparecendo, a maioria tomou forma no timbre de piano, que acabou sendo a marca forte do álbum".
Feleex ressalta também a importância de Alexandre nos arranjos das guitarras e como tudo foi ambientado:
"Algumas músicas nasceram de combinações de notas que o Alexandre trazia na guitarra e eu formatava.
As canções foram muito ambientadas no processo de gravação, criamos texturas sonoras, synths, strings e usamos os mais variados timbres.
Nossa ideia era ter canções com uma sonoridade pesada e lúdica, queríamos algo atmosférico e com riqueza de background"
No meio do processo, um fato inusitado ocorreu com os músicos do Van Dorte, o renomado produtor musical, Marcelo Oliveira, músico e compositor da banda Hydria, acabou conhecendo e escutando o que estava sendo feito pela banda, logo, o convite foi feito e Marcelo se tornou o responsável pelas timbragens, mixagem e masterização final do álbum "Epilogue", conforme Feleex relata:
"Eu era muito fã do trabalho do Marcelo na banda Hydria, ouvia o álbum "Poison Paradise" diariamente, e de repente o cara estava trabalhando junto com a gente, eu pirei!
Ele pegou toda a nossa captação e transformou em algo homogêneo e orgânico, isso com uma generosidade e paciência que nos encantou. Ele é um gênio, mas é despido de egos e vaidades, colocando a arte na frente de tudo isso, o resultado foi bem melhor do que imaginávamos"
O álbum já está disponível para audição nas principais plataformas de áudio do mundo, sendo inclusive, um dos mais acessados do estilo "Dark Rock".
Tracklist – Epilogue:
01 – Epilogue
02 – The Blame
03 – Claustrofobia
04 – Breathe Now
05 – Like Acid
06 – Don’t Make Me Say Goodbye
07 – Fragile Dreams
08 – In The Dark
09 – My Petty Prison
10 – Your Frequency
11 – Evil Side
Mais informações:
http://www.vandorte.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A banda holandesa dos anos 1970 que Humberto Gessinger está ouvindo sem parar
O disco da "fase John Bush" que é o preferido de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
A melhor fase do Accept de todos os tempos, segundo Wolf Hoffmann
A espécie de "Massacration europeu" com quem Bruno Sutter quer dividir o palco
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
G1 põe rock e metal como grandes vencedores do Top 10 de shows do Rock in Rio
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
Rafael Bittencourt explica por que o Angra voltou a olhar para a fase Andre Matos
A traição do Pink Floyd que Roger Waters engoliu a seco e teve que aceitar
Jason Newsted, ex-Metallica conta o segredo para manter uma boa grana até hoje
Por que todas as bandas de rock nacional dos anos 1980 tinham nomes engraçados?
A melhor música do Pearl Jam de todos os tempos, segundo Mike McCready

Rob Halford: a canção do Judas que ele fez para ex-namorado
O fabuloso guitarrista falecido precocemente que para Eric Clapton foi o melhor de sua época
Black Sabbath: o dia em que Tony Iommi quase matou Bill Ward
O grande hit dos Titãs que fez o grupo tomar uma grande vaia (e ser consolado por Cazuza)
Kiss: 15 bandas que abriram shows deles e se tornaram famosos



