Van Dorte: explicando o nascimento do álbum "Epilogue"
Por Gleison Junior
Fonte: Roadie Metal
Postado em 14 de dezembro de 2017
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O primeiro registro oficial do grupo paulistano Van Dorte, foi a faixa "So Weak", a mesma é representada como um marco significativo na carreira da banda, primeiro por significar o início de uma saga que vem crescendo e angariando uma grande leva de fãs ao redor do mundo, segundo porque foi o primeiro contato dos músicos Feleex Duarte (Vocal/Piano) e Alexandre Carmo (Guitarra) em um estúdio de grande porte da cidade de São Paulo para toda a captação, mixagem e masterização da música. Porém, quando entregue, a música não representava aquilo que a dupla almejava, desagradando os compositores e músicos da banda Van Dorte.
Passada a frustração inicial, os músicos continuaram procurando outros ambientes que fosse possível para gravarem seu registro "Epilogue", novamente a banda obteve dificuldades em encontrar um lugar que os deixassem satisfeitos, com isso, uma mudança drástica e perspicaz foi gerenciada, ao invés de gastarem um grande montante com estúdios e produções, Feleex e Alexandre, investiram todos os recursos em equipamentos, e assim, construíram o próprio home-estúdio do Van Dorte.
Com mais tempo e menos gastos, a dupla foi criando os arranjos e idealizando cada nota e andamento do que viria a ser o disco "Epilogue". O vocalista Feleex ressalta que muito do piano no álbum é justamente por grande parte das músicas terem nascido por esse instrumento:
"A estrutura das músicas foram aparecendo, a maioria tomou forma no timbre de piano, que acabou sendo a marca forte do álbum".
Feleex ressalta também a importância de Alexandre nos arranjos das guitarras e como tudo foi ambientado:
"Algumas músicas nasceram de combinações de notas que o Alexandre trazia na guitarra e eu formatava.
As canções foram muito ambientadas no processo de gravação, criamos texturas sonoras, synths, strings e usamos os mais variados timbres.
Nossa ideia era ter canções com uma sonoridade pesada e lúdica, queríamos algo atmosférico e com riqueza de background"
No meio do processo, um fato inusitado ocorreu com os músicos do Van Dorte, o renomado produtor musical, Marcelo Oliveira, músico e compositor da banda Hydria, acabou conhecendo e escutando o que estava sendo feito pela banda, logo, o convite foi feito e Marcelo se tornou o responsável pelas timbragens, mixagem e masterização final do álbum "Epilogue", conforme Feleex relata:
"Eu era muito fã do trabalho do Marcelo na banda Hydria, ouvia o álbum "Poison Paradise" diariamente, e de repente o cara estava trabalhando junto com a gente, eu pirei!
Ele pegou toda a nossa captação e transformou em algo homogêneo e orgânico, isso com uma generosidade e paciência que nos encantou. Ele é um gênio, mas é despido de egos e vaidades, colocando a arte na frente de tudo isso, o resultado foi bem melhor do que imaginávamos"
O álbum já está disponível para audição nas principais plataformas de áudio do mundo, sendo inclusive, um dos mais acessados do estilo "Dark Rock".
Tracklist – Epilogue:
01 – Epilogue
02 – The Blame
03 – Claustrofobia
04 – Breathe Now
05 – Like Acid
06 – Don’t Make Me Say Goodbye
07 – Fragile Dreams
08 – In The Dark
09 – My Petty Prison
10 – Your Frequency
11 – Evil Side
Mais informações:
http://www.vandorte.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
As 5 bandas que Slash detonou, incluindo duas onde ele mesmo tocou
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
A melhor cantora de metal de todos os tempos, segundo Emppu Vuorinen
Brann Dailor explica título do novo álbum do Mastodon, "Marrow Deep"
O hit que transformou Phil Collins em saco de pancadas: "Eu não merecia isso"
Keith Richards relembra a crítica que fazia a John Lennon pelo jeito como ele tocava guitarra
O álbum de 1987 que Noel Gallagher vai te chamar de nome feio se você não gostar
O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour
A canção do Pink Floyd que é amada por fãs e odiada por David Gilmour e Roger Waters
George Harrison revelou o motivo pelo qual Roger Waters jamais entraria nos Beatles
Quando Lobão sugeriu nome "Blitz", mas Evandro Mesquita recusou por motivo curioso

Instagram: as fotos mais legais do perfil de James Hetfield
Por que Renato Russo desistiu de tratar AIDS: "Foi por paixão; mexe com outras pessoas"
Hard Rock e Heavy Metal: Os 10 videos mais toscos "sem querer"
Bangers Open Air confirma Black Label Society, Primal Fear e Tankard para 2026
Autismo: rockstars famosos autistas, ou com suspeita de autismo
O erro de português em "Astronauta de Mármore" que fez Nenhum de Nós ser massacrado



