Behemoth: Nergal é acusado por crime de blasfêmia na Polônia
Por Mário Pescada
Fonte: Sepulchral Voice
Postado em 26 de março de 2018
Mais polêmica envolvendo Adam Nergal, vocalista do BEHEMOTH, e assuntos religiosos.
O Instituto Diocesano de Ação Católica, situado na cidade polonesa de Radom, apresentou um relatório à promotoria local sobre um suposto crime de blasfêmia cometido pelo cantor.
Segundo essa associação, Nergal manteve em seu perfil no Facebook um comportamento que ofende os sentimentos religiosos dos católicos. Em um vídeo, Nergal cantou uma música sobre a "festa das mulheres" e tinha um pênis de borracha pendurado diante dele com um Cristo crucificado. O vídeo, obviamente, se tornou viral na Polônia e depois das acusações dos deputados do PiS (Lei e Justiça), Nergal teve que se desculpar publicamente. Em 11 de março, o Facebook chegou a censurar o vídeo.
De acordo com o código penal polonês, "aqueles que ofenderam os sentimentos religiosos de outros, publicamente, insultarem objetos religiosos ou locais onde os ritos religiosos são mantidos, estão sujeitos a uma multa ou a um período até 2 anos de prisão". Ou seja: Nergal vai ter problemas em breve.
Em março de 2015, a Suprema Corte polonesa absolveu o líder do BEHEMOTH de outra acusação de blasfêmia quando ele rasgou bíblias durante shows. Na época, a Suprema Corte explicou que suas ações foram destinadas a um grupo de pessoas que eram "defensores desse tipo de crença". O veredicto do Supremo Tribunal relata, no entanto, que as ações de Nergal "não eram aceitáveis, mesmo que não pudessem ser consideradas um crime".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps