Deep Purple: as diferenças entre "Burn", "Stormbringer" e "Come Taste..."
Por Igor Miranda
Fonte: Whiplash.Net
Postado em 22 de abril de 2018
Glenn Hughes gravou três discos com o Deep Purple durante sua passagem pela banda, na década de 1970: "Burn", "Stormbringer" e "Come Taste The Band". E, em entrevista ao Whiplash.Net, o músico, que está em turnê tocando os clássicos desse período – "Classic Deep Purple Live" –, pontuou as diferenças entre os três álbuns.
Para Glenn, embora "Burn" e "Stormbringer" tenham sido gravados por Ritchie Blackmore, o guitarrista em questão foi o diferencial entre os dois registros. "(Ritchie) Blackmore trouxe algumas ideias para o disco ‘Stormbringer’, acho que ‘Soldier Of Fortune’ e a faixa título, mas o resto do disco foi feito por mim, Jon Lord e David (Coverdale). ‘Stormbringer’ é como um disco de uma banda, assim como ‘Burn’, mas, em ‘Stormbringer’, Ritchie estava deixando o Deep Purple, então, tivemos que aceitar e controlar o processo de composição. Veja, é claro que gostaríamos que Ritchie fizesse mais músicas para ‘Stormbringer’, mas não fez, então tivemos que continuar. Mas eu amo os dois álbuns, são realmente ótimos", disse, sobre os dois álbuns da fase MK3.
Ainda durante o bate-papo, Hughes pareceu demonstrar uma admiração especial por "Come Taste The Band", o único a ser gravado com Tommy Bolin na guitarra. A banda acabou no início em 1976, um ano após o lançamento do disco, e Bolin morreu no fim daquele mesmo ano, aos 25 anos, vítima de overdose de heroína e outras substâncias.
"‘Come Taste The Band’ teve outra mudança na formação e, neste, levamos a banda para outra direção. Ainda estávamos tocando rock, mas a banda ficou carregada de emoção. Com Tommy Bolin na banda, era algo diferente. Quando há uma mudança no guitarrista, modifica o tom da banda. Tommy era um guitarrista incrível, como sabemos. Ritchie Blackmore é incrível, o maior, mas Tommy trouxe algo novo para a banda e é por isso que me divirto tocando algumas músicas de ‘Come Taste The Band’", afirmou ele, que acrescentou três músicas do álbum – "This Time Around", "Gettin’ Tighter" e "You Keep on Moving" – ao repertório regular da turnê "Classic Deep Purple Live".
Leia a entrevista completa ao Whiplash.Net no link a seguir.
Comente: Concorda com a opinião de Glenn Hughes?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
O integrante mais importante do Led Zeppelin, segundo Pete Townshend
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
O álbum pesado dos Titãs que Nando Reis considera "horrível"; "Eu não ouço esse disco"
Classic Rock: as 10 melhores baladas dos anos 80
O hit do Metal nacional que é uma declaração contra o fascismo
O lendário guitarrista que Ritchie Blackmore disse que tocava de forma estranha
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Por que o Deep Purple se recusa a fazer uma turnê de despedida
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Os cinco maiores riffs de Jimi Hendrix, de acordo com Ritchie Blackmore
O guitarrista que se sentiu ofendido ao ser convidado para entrar no Deep Purple
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath



