Tony Martin: O que o deixa com raiva na indústria musical?
Por Nathália Plá
Postado em 15 de junho de 2018
Tarja Virmakari, do Metal Shock Finland, entrevistou em 2011 o ex-vocalista do BLACK SABBATH Tony Martin.
Black Sabbath - Mais Novidades
Metal Shock Finland: Tony, você tem 45 anos de experiência no music business, e ainda tem aquela chama acesa dentro de você. Diga-me, qual seu segredo para mantê-la viva?
Tony Martin: Eu sou músico desde os sete anos de idade e não consigo tirar isso de mim. Tenho treinamento em várias coisas, desde eletricista até encanador! Eu já até trabalhei numa sex shop, hahaha!!! Aquilo foi hilário!!! Mas a música é o que me manteve e aquilo do que consegui viver de alguma forma. Nunca fez de mim um milionário e jamais fará, mas a maior parte da minha vida adulta eu estive envolvido com isso de um jeito ou de outro.
Metal Shock Finland: Falando sobre o music business de hoje em dia, há alguma coisa que te deixa com raiva? E se pudesse, você mudaria algo?
Tony Martin: Ah, bem, claro! Se você for pensar, o artista é a PRIMEIRA pessoa na cadeia. Nós COMPOMOS as coisas com que TODOS os demais ganham a sua vida com elas. Produtores, empresários, selos, gravadoras, imprensa... TODOS eles vivem às custas do que criamos mas somos os ÚLTIMOS a receber. Somos a mesma pessoa! Todas essas pessoas recebem sua fatia e porcentagem e salário, que eles AINDA recebem, mesmo apesar de haver bem menos dinheiro na indústria, o que deixa o artista com nada. Isso tem de mudar, tudo, mas tem de começar com os músicos e artistas. Em primeiro lugar, parar de trabalhar de graça. Isso não ajuda em nada... Parar de ficar dando música de lambuja... isso não ajuda... E começar a mudar os contratos e porcentagens que damos. Os selos NÃO SÃO a resposta, não hoje em dia, quando tem tanta coisa à disposição do indivíduo. Nós nunca tínhamos acesso ao mundo quando eu tive meu primeiro contrato com um selo. Nós PRECISÁVAMOS dos selos, mas não agora. Eu honestamente acho que eles são um obstáculo para muitos de nós. É hora de repensar e tomar de volta o valor do que criamos. A música é uma arte sem valor hoje em dia; não há valor nela. Eu fui até a advogados para tentar descobrir por que nós, como criadores e fabricantes, não temos os mesmos direitos que os outros. Eles podem esperar um piso de preço pelo que eles fazem, mas nós não. Parece que o mundo não gosta do preço que colocamos, e nós, como grupo, devíamos ter nosso próprio mecanismo que devia nos proporcionar direitos básicos – contratos – mas eles são inúteis hoje na era dos downloads. Assim que o artista mudar a forma que trabalha ele vai mostrar ao público o VALOR do que eles tiram de nós, em comparação é o meu ponto de vista.
Tome por exemplo ir ao cinema – você vai ver um filme e paga 10 pratas. Você vê o filme e deixa suas dez pratas lá! Se você quiser ver de novo, VOCÊ PAGA DE NOVO!! Não é assim com a música. Uma vez que você adquire a música, é sua PRO RESTO DA VIDA! Você não tem de pagar a cada vez que põe ela pra tocar. E AINDA ASSIM tem gente que acha que é caro demais. Bem, isso é uma grande bobagem! Também houve o tempo em que conseguíamos tirar dinheiro com shows, mas NA MINHA EXPERIÊNCIA, nos últimos cinco anos, nós agora temos de pagar a um PRODUTOR só para estar lá e vender, e eu tive de pagar tudo entre 20 e 50 por cento da mercadoria! Então isso não é muito atrativo. MUITAS coisas têm de mudar, e eu poderia continuar falando por semanas.
Leia outros trechos da entrevista no link abaixo.
Comente: E você? O que o deixa com raiva na indústria musical?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
Dave Murray solta um "Vai, Corinthians" após ganhar camisa do Timão
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Glenn Hughes ficava muito acelerado quando tomava café, segundo Tony Iommi
Os dois ex-membros do Black Sabbath que não se davam bem
O cover que o Black Sabbath mais tocou ao vivo durante toda a carreira
Por que James Hetfield do Metallica foi expulso de sua própria casa, segundo o próprio
"Ozzy & Black Sabbath: Back To The Beginning" ganha versões físicas em dezembro
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
Com filhos de Jack Bruce e Ginger Baker, Sons of Cream anuncia primeiro álbum
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Eminem iria gravar música do primeiro disco solo de Tony Iommi
O hit de Serguei composto por Humberto Gessinger e rejeitado pelos Engenheiros
As bandas de rock que acabaram cedo demais, segundo o crítico Regis Tadeu
Bruce Dickinson revela qual é sua música preferida do Iron Maiden

Seguidores do Whiplash.Net elogiam a "fase Tony Martin" do Black Sabbath
Regis Tadeu aponta o grande erro que Tony Iommi cometeu em seu novo álbum solo
Jorn Lande explica por que prefere Black Sabbath com Dio
Como Kurt Cobain foi a causa do som ruim de um álbum do Black Sabbath
Os melhores discos de 20 grandes bandas de Heavy Metal



