São Mateus: um reduto do Underground
Por Lucas Fernando Gomes
Fonte: Press Release
Postado em 22 de agosto de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Na longínqua extremidade leste de São Paulo há um distrito chamado São Mateus, um aglomerado de bairros que pega boa parte da Avenida Aricanduva e vai até a divisa com o ABC.
Nesta região, há um dos maiores números de bandas independentes por metro quadrado, das mais variadas vertentes.
Dentre as bandas mais pesadas temos nomes como Cerebrus Attack, H-Glock e a caçula Xico Picadinho, mas a região conta também com bandas que seguem uma pegada mais crítica como a veterana do punk paulistano Herdeiros da revolta que junto com a Esquizofrênicos em Delírio puxam a critica social para todos da região.
Mas se você não tem mais paciência para críticas contra a sociedade e acha que guturais e distorções violentas de guitarras não faz sua cara você não fica sem opção de som de qualidade nessa região de Sampa. Bandas como Atecuba e Donalaide trazem em suas músicas o verdadeiro rock for fun, apesar da segunda banda estar em uma migração com relação a sua identidade musical.
Para quem não se identifica com nenhuma das pegadas acima, e tem apreço por sons pegados e com letras bem escritas a banda Rocinante puxa na fileira da frente a lista de bandas interessantes para se ouvir, mesmo não sendo mais da região a banda Monosolo junto com a Minerva vem mostrando para o que vieram.
Uma das regiões mais carentes de estrutura na cidade, é na realidade a mais rica quando se fala de bandas de rock, em sua maioria as bandas se apresentam em espaços culturais da região e adjacências gratuitamente, então se você mora ou conhece a região não deixe de procurar estas bandas nas redes sociais e acompanhar seus trabalhos formidáveis.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Megadeth "vai resistir ao tempo" melhor que outras de thrash, de acordo com Ellefson
O pior disco da "fase porrada" do Pantera, de acordo com a Revolver Magazine
Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden, chorou muito quando ouviu "Brave New World"
A música antiga do Iron Maiden que Bruce Dickinson considera uma merda
O clássico dos anos 80 que é uma das músicas mais pesadas da história, segundo Scott Ian

Como uma gravação pirata acabou gerando o disco mais vendido do rock nacional
Veja como fica seu nome com o formato do logo do Metallica
Bruce Dickinson: O significado oculto de "Tears Of The Dragon" (vídeo)
Versões originais: 10 músicas que foram "tomadas" emprestadas
Ozzy diz que metal não começou com "Helter Skelter", dos Beatles, e cita responsáveis
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia o Guns N' Roses?



