Música: artistas aumentam sua participação no bolo da renda geral
Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 18 de agosto de 2018
Um novo relatório do Citigroup chamado "Colocando as bandas de volta ao seu lugar" revelou que os artistas receberam apenas 12% de toda a renda da indústria da música estadunidense em 2018.
Esse número pode parecer pequeno para muitos, porém é na verdade a maior participação percentual dos artistas no bolo geral.
O relatório aponta que "nos Estados Unidos, a indústria da música gerou receitas na ordem de US$ 43 bilhões, atingindo o pico de 2006" e explica que as receitas de publicações, licenciamentos e propaganda se mantém enquanto que produtos ao consumidor como ingressos de shows e assinaturas atingiram seu "pico mais alto".
O relatório também aponta que:
"A participação dos artistas nas receitas com música é pequena. Em 2017, os artistas tiveram uma participação de apenas 12% das receitas. Entretanto, essa participação aumentando (era de apenas 7% em 2000)."
O Citigroup apontou também que os shows são a maior razão para a participação dos artistas estar crescendo.
Para o futuro eles vaticinam:
"As vendas físicas vão continuar a cair. No limite, o público vai continuar alugando música. Eventos de música ao vivo, incluindo festivais e shows, continuarão a crescer.
Não estamos convencidos que os artistas adotarão um modelo DIY (faça você mesmo). Como reflexo disso, as gravadoras continuarão a desempenhar um importante papel. Esperamos que os selos tradicionais 'sigam o dinheiro' com estratégias de diversificação e a rota mais indicada é se mover em direção aos shows ao vivo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps