Lutti Haggen: guitarrista retorna ao cenário em carreira solo
Por Mateus Rister
Fonte: Insanity Records
Postado em 12 de agosto de 2018
O guitarrista e vocalista LUTTI HAGGEN é conhecido no cenário Hard e Metal Gaúcho. Com passagem marcante pela lendária SAVANNAH, onde gravou diversos trabalhos na primeira década dos anos 2000, Lutti também formou a banda P.A. ROCKER'S, em que assumia os vocais e guitarras. Após hiato, o músico começa a estruturar a nova fase de sua carreira, desta vez como artista solo.
Em meio aos ensaios, LUTTI nos concedeu a entrevista que pode ser conferida abaixo:
Mateus Rister: Você ficou conhecido no cenário Hard/Glam pela época em que foi guitarrista da lendária banda SAVANNAH, mas também passou por outros grupos e por outros estilos, pode citar os mais marcantes para você?
Lutti Haggen: Eu tive uma passagem por uma banda de Thrash Metal chamada NOCTIS NOTUS, da minha amiga JULIANA NOVO. Grupo em que ela era a vocalista e o baterista era MARCIO GUTERRES, ambos da banda CRUXIFIXION. Era uma linha basicamente Thrash, mas também tinhas algumas nuances Hard Rock. Logo depois criei minha própria banda, a P.A. ROCKER'S.
Mateus Rister: Ainda sobre sua época na SAVANNAH, você tocou na banda em fases distintas, lançando trabalhos como "Rebeldes, Renegados, Perdidos e Degenerados"; "Submundo" e mais tarde, "Underworld Underground". Quais destas fases ou trabalhos você gosta mais?
Lutti Haggen: Certamente quando eu entrei na Savannah o trabalho já era Glam Rock e eu realmente gosto muito do estilo. Logo depois a gente gravou Submundo, que foi um trabalho mais metal, que junto com meu último trabalho, Underworld Undergroud são meus preferidos, principalmente Underworld Undergroud, por ser um trabalho completo, onde se encontra muito Hard e Metal também.
Mateus Rister: Quais as diferenças entre o cenário Hard/Glam dessa época com a atual?
Lutti Haggen: Bom, naquela época a gente tinha várias bandas boas no cenário, como hoje também, mas acho que a principal diferença é que tinha mais espaços para tocar, também a vida noturna do meio era mais intensa, com o bairro Cidade Baixa como um grande ponto de encontro do meio.
SAVANNAH EM 2003 (fase Hard Glam em português) – Da esquerda para a direita: LUTTI HAGGEN (guitarra); SPADES (vocal); LUCAS GLIMM (bateria) E PUFF (baixo)
Mateus Rister: Atualmente você segue com a banda P.A. ROCKER'S ou somente como artista solo?
Lutti Haggen: Atualmente estou como artista solo, em uma banda que leva meu nome, e onde eu posso colocar todas as minhas influências e experiências musicais no trabalho.
Mateus Rister: Quem são os músicos que te acompanham?
Lutti Haggen: Atualmente conto com o grande ZÉ ACE (SIN AVENUE) na bateria e RICK SHUNEL (ex-KAMASUTRA) no baixo.
Mateus Rister: Pretendes lançar material novo?
Lutti Haggen: Sim, com certeza! Estamos ensaiando e montando nosso repertório.
Mateus Rister: Que linha vais seguir nesse novo trabalho?
Lutti Haggen: A base do meu som continua sendo o bom e velho Hard oitentista, mas agora eu acabei incorporando outros elementos na minha música, como Soul, Blues e até um pouco de Pop, provavelmente também vou cantar minhas novas composições.
Mateus Rister: Podemos esperar LUTTI HAGGEN de volta aos palcos em breve? Já tens algo marcado?
Lutti Haggen: No momento ainda não, mas com certeza pretendo fazer alguns shows ainda este ano.
Mateus Rister: Deixamos esse espaço para você mandar uma mensagem ao público:
Lutti Haggen: Bom, o que eu gostaria de dizer é que minha passagem na banda SAVANNAH foi realmente uma excelente época para mim. Vários shows, vários trabalhos lançados e grandes parceiros musicais. Fiz aquilo realmente com coração. Até porque desde pequeno eu tinha o sonho de tocar em uma banda com muito apelo visual, Glam Rock mesmo, afinal sempre fui um grande fã de KISS. Eu sou grato a todas as pessoas que apoiaram a banda, foram nos shows e adquiriram os álbuns. Realmente me diverti muito e pude mostrar meu trabalho musical. Logo estarei mandando meu som de novo e fazendo o que eu mais gosto na vida, tocar guitarra!!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Ambush e Krisiun são anunciados como atrações do Bangers Open Air
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
A banda brasileira que, para Renato Russo, era o "sopro de vida" dos anos 90
A balada criada em menos de uma hora que ultrapassou meio bilhão de plays no Spotify
Ritchie Blackmore, ex-Deep Purple, revela os dois guitarristas que considera brilhantes


A fundamental diferença entre Paulo Ricardo e Schiavon que levou RPM ao fim
Classic Rock: revista elege 100 melhores músicas de rock
Metal: por que os metalheads vivem presos no passado?
Krisiun lista os 5 picos mais demoníacos do Brasil
A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"
O álbum que transformou o fim de uma banda em uma obra de arte melancólica e bela



