Críticas de "Bohemian Rhapsody", do Queen, apontam filme raso e "homofóbico"
Por Igor Miranda
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 30 de outubro de 2018
As primeiras críticas sobre "Bohemian Rhapsody", cinebiografia do Queen sob a visão do vocalista Freddie Mercury, estão sendo divulgadas nesta semana. O filme estreia no Brasil nesta quinta-feira (1°) e, na sexta (2), chega aos cinemas dos Estados Unidos.
Scott Mendelson, da Forbes, disse que "Bohemian Rhapsody" tem um tom homofóbico. "O filme não consegue se libertar da fórmula de cinebiografia, especialmente nos desvios à vida pessoal de Mercury, que, inexplicavelmente, reformula sua história de vida para um 'Afterschool Special' sobre os perigos de farrear e sexo gay. Freddie é apresentado como bissexual, mas o film argumenta que ele teria ficado bem se ficasse em um relacionamento heterossexual e monogâmico com Mary Austin. Seja homofóbico ou slut-shaming, é nojento", afirma.
Steve Rose, do The Guardian, destacou a interpretação de Rami Malek, mas deu apenas duas estrelas ao filme - para ele, o longa tem um "subtexto moralista problemático". "O filme mostra os anos de selvageria de Mercury como um sintoma de sua homossexualidade. Nós vemos Mercury sozinho em Munique, viciado em drogas, sem seus amigos verdadeiros e explorados por seus novos amigos, que, em maioria, são homens farristas vestidos de couro. Isso reduz a homossexualidade de Mercury a algo como: 'ele entrou para a turma errada'", diz.
Segundo Owen Gleiberman, da Variety, "Bohemian Rhapsody" não consegue ser um filme melhor mesmo com um desempenho imponente de Rami Malek. "Apesar do assunto eletrizante, é uma cinebiografia convencional, meio-termo e recortada, que percorre por eventos em vez de se aprofundar neles. E trata a vida pessoal de Freddie - sua identidade sexual romântica, sua solidão, suas aventuras irresponsáveis em clubes gays - com a reticência de luvas infantis", afirma.
Já faz algum tempo que o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor estão com o conceito de "Bohemian Rhapsody" finalizado - eles serão, inclusive, os produtores executivos do longa. Em entrevistas, eles afirmam que a ideia é fazer um filme mais "familiar", que pode, de certa forma, ocultar detalhes sobre a vida pessoal de Freddie Mercury.
O cantor era bissexual, mas May e Taylor já revelaram, anteriormente, que a orientação sexual do vocalista não era conhecida por eles nos tempos de Queen. A ausência de menções à sexualidade de Mercury teriam feito, inclusive, com que o ator Sacha Baron Cohen - inicialmente cotado para interpretá-lo no filme - desistisse do papel.
O papel de Freddie Mercury acabou ficando com Rami Malek após Sacha Baron Cohen ter discordado do viés que o longa-metragem teria: Cohen queria que a história mostrasse a vida pessoal de Mercury, com direito a classificação indicativa para maiores de 18 anos, enquanto que o roteiro indicava foco na trajetória profissional do cantor.
Em 2016, Sacha Baron Cohen explicou a Howard Stern por que abandonou o elenco do filme. "Não deveria ter ficado tanto tempo envolvido, pois na primeira reunião, anos atrás, um dos membros da banda disse: 'esse filme será ótimo, porque o que acontece no meio é excelente'. Perguntei o que seria e ele respondeu: 'Freddie morre, ué'. Deduzi que seria como 'Pulp Fiction', em que o meio é o fim, mas ele disse: 'não, será normal'. Perguntei o que teria na segunda metade e ele explicou: 'vamos mostrar como a banda seguiu em frente fazendo sucesso'. Eu falei: 'cara, ninguém vai querer ver um filme em que o protagonista morre de Aids no meio e a carreira de seu grupo continua'", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
Geoff Tate rasga elogios a Todd La Torre, seu substituto no Queensryche; "Um cantor maravilhoso"
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A canção do Doors que nasceu no fim de uma relação, virou pesadelo no palco e foi pra guerra
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Stevie Young, guitarrista do AC/DC, é internado na Argentina
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
O disco ideal para quem quer conhecer Rush, segundo Geddy Lee
Chester Bennington: a tocante carta que ele escreveu para Chris Cornell
Os 13 álbuns do Metallica ranqueados do pior para o melhor, segundo a Loudwire


De Queen a The Killers, 5 músicas que superaram 3 bilhões de plays no Spotify
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
As bandas que mais venderam discos no stand dentro do Rock in Rio 1985, segundo varejista
A música do Queen que Brian May diz ter sido "a mais bonita" que Freddie Mercury escreveu
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
A ideia do Queen que Brian May não repetiria hoje; na época, parecia "inocente e divertido"
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man
Por que as guitarras de Brian May ficaram fora do "Chinese Democracy" do Guns N' Roses
Rob Dukes, do Exodus, gosta muito de álbum clássico do Queen
Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus
Bon Scott, do AC/DC, elegeu uma música do Kiss como a pior que já foi gravada
Paul Prenter: quem realmente foi o vilão do filme Bohemian Rhapsody?



