IQ: Veteranos do prog britânico lançarão novo álbum em 2019
Por André Luiz Paiz
Fonte: 80 Minutos
Postado em 22 de novembro de 2018
Peter Nicholls é o vocalista da famosa banda britânica de rock progressivo IQ, formada no início dos anos 80. Com fortes influências do grupo Genesis, seus álbuns foram conquistando fãs e mais fãs ao longo do tempo. Além disso, aos poucos o grupo foi definindo a sua identidade e é considerado hoje como uma das maiores bandas do estilo Neo-Prog.
O grupo conseguiu bastante atenção da mídia com o lançamento do aclamado álbum "The Road Of Bones", em 2014. A banda está em estúdio produzindo o seu sucessor e Peter gentilmente nos atendeu para falar um pouco sobre ele e também sobre o passado da banda.
Confira mais esta exclusiva para o 80 Minutos.
1. Peter, "The Road Of Bones" foi lançado em 2014 e é considerado por muitos como o melhor trabalho do IQ. Esta também é a sua opinião?
Sim, eu acho que é um álbum muito forte. Nós obviamente tivemos muito a provar, já que foi o primeiro álbum do IQ sem Martin Orford e com um novo line-up, com Tim e Cookie de volta, e Neil tocando teclados. Nós estávamos focados e sabíamos o que tínhamos que fazer. Todos têm uma opinião diferente sobre o que qualifica este como o melhor álbum do IQ, mas "The Road of Bones" está definitivamente entre os melhores, na minha opinião. Tem sido muito bem-sucedido para nós, tanto crítica quanto comercialmente.
2. Há alguma novidade sobre o próximo álbum de estúdio da banda?
Estamos trabalhando nele agora e já gravamos bastante material. Somos trabalhadores notoriamente lentos porque tomamos muito cuidado com o que fazemos. Para mim, os álbuns são o aspecto mais importante do IQ, pois eles estarão aí por muito tempo depois de a banda finalmente ter encerrado as suas atividades. Então, eles têm que ser o melhor que podemos fazer naquele período. O novo álbum deverá ser lançado no próximo ano.
3. Após um lançamento de sucesso como "The Road Of Bones", vocês conversaram sobre o direcionamento e conceito para o próximo álbum?
Sim, nós discutimos sobre o tipo de álbum que queremos fazer. Eu estou ansioso para continuar com alguns dos elementos mais agressivos do último álbum. Eu não quero amaciar as coisas, principalmente agora que somos veteranos da cena musical! Nosso objetivo é surpreender o nosso público. Eu não gostaria que as pessoas soubessem antecipadamente o que esperar de um novo álbum do IQ.
4. Esta é uma pergunta direcionada aos novos fãs do IQ. Como você descreveria o som da banda?
Nós tocamos música progressiva e eu acho que algumas pessoas têm um preconceito sobre o que essa música deve ser. Há certas marcas registradas que incorporamos em nosso som, mas nunca escrevemos em um estilo consciente, ou seja, tentamos sempre fazer diferente do que achamos que as pessoas esperam de nós. Temos um "som do IQ", que desenvolvemos e estabelecemos ao longo dos anos, e estamos orgulhosos disso, mas estamos sempre buscando expandir o escopo do que fazemos.
5. Peter, vamos falar um pouco sobre o passado da banda. Você poderia nos contar como vocês se reuniram nos anos oitenta para formar o IQ?
Mike e eu nos conhecemos em 1976 em um show do Genesis, na turnê de "Trick Of The Tail". Na época, morávamos em lados opostos do país e foi apenas por acaso que estávamos sentados do lado de fora, esperando as portas se abrirem. É assustador pensar o quanto se seguiu por causa dessa reunião casual. A banda, obviamente, mas também muito da minha vida pessoal e amigos que fiz como resultado de fazer parte do IQ.
Uma banda instrumental chamada The Lens se formou cerca de um ano depois e, embora eu fosse tecnicamente um membro, não havia nada para eu fazer! Depois que o The Lens se separou, em 1981, Mike e Martin formaram o IQ e recrutaram Tim para o baixo. Eu montei uma banda e tocamos apenas um show, o qual Mike veio assistir. Na manhã seguinte, ele me pediu para me juntar ao IQ e, oito dias depois, em junho de 1982, fiz meu primeiro show com eles! Paul se juntou para a bateria no mês seguinte. Olhando para trás, tudo aconteceu muito rapidamente.
Quer mais? Confira a entrevista na íntegra no site do 80 Minutos através do link:
https://80minutos.com.br/interview.php?interview=24
Aproveite para conhecer o site do 80 Minutos, onde você poderá navegar pelas páginas dos artistas e avaliar os seus álbuns favoritos.
Conheça em
https://80minutos.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps