Tony Iommi, do Black Sabbath, diz que "Forbidden" é uma "merda"; produtor se explica
Por Igor Miranda
Fonte: Louder / Danko Jones / BBM
Postado em 26 de fevereiro de 2019
O guitarrista Tony Iommi falou, em entrevista à revista Classic Rock, sobre o álbum "Forbidden", lançado pelo Black Sabbath em 1995. Foi o último trabalho do grupo com Tony Martin nos vocais, além de Cozy Powell na bateria e Neil Murray no baixo.
Black Sabbath - Mais Novidades
Lembrado por muitos como o pior álbum do Black Sabbath, "Forbidden" contou com produção de Ernie "C" Cunnigan, guitarrista do Body Count. O disco contou até com a participação de Ice-T, frontman do grupo de Ernie C, na música "The Illusion Of Power".
Iommi destacou, à Classic Rock, que "os anos 90 não foram muito divertidos" para ele. "No fim da década de 80, o Sabbath fez músicas que considero boas, inculindo 'The Eternal Idol' (1987) e 'Headless Cross' (1989), mas 'Forbidden' é, realmente, uma merda", afirmou.
O músico disse que não houve liberdade para trabalhar em "Forbidden". "Alguém na gravadora sugeriu que trabalhássemos com Ice-T. Minha reação foi: 'quem diabos é ele?'. Porém, nós o conhecemos e ele era um cara legal, além de fã do Sabbath. Ernie C acabou produzindo, o que foi um erro terrível. Ele tentou fazer Cozy Powell tocar umas linhas de hip hop, o que, com razão, o ofendeu. Não se deve dizer a Cozy Powell como tocar bateria", pontuou.
Iommi reconheceu que as diversas mudanças na formação do Black Sabbath complicaram uma melhor definição da banda. "Porém, sou muito determinado. Não se acaba uma banda porque alguém saiu. Encontre um substituto. Eu ainda acreditava na banda", afirmou ele, que, na mesma entrevista, também disse que adoraria restaurar a mixagem do álbum "Born Again" (1983), único com vocais de Ian Gillan - porém, as fitas originais desapareceram.
Ernie C responde
Em entrevista ao podcast do músico Danko Jones, transcrita pelo Blabbermouth, Ernie C falou sobre as declarações de Tony Iommi a respeito de "Forbidden". Ele negou que Iommi desconhecesse Ice-T e afirmou que o próprio guitarrista lhe convidou para produzir o álbum.
"No primeiro álbum do Ice-T, ele usou samples de 'War Pigs'. Tony ouviu e disse que gostou. Ele soube que eu produzi os primeiros discos do Body Count e nos ligou. [...] Foi uma boa experiência. Posso dizer que fiz um álbum do Black Sabbath. E também me fez notar que eu não queria produzir bandas já consagradas. É melhor produzir pessoas mais jovens, que te ouvem", disse.
Apesar da situação aparentemente incômoda, Ernie C não se sentiu pressionado a trabalhar em um novo clássico do Black Sabbath. "Eu sempre curti mais Led Zeppelin. Adorava Sabbath, mas não era um grande fã. Não me senti intimidado. Quando lançamos, o vinil já estava em desuso, então, avisei que deixaria o som mais seco. Os discos dos anos 80 soavam grandes, como tocar em um túnel. O vinil era mais seco, é o que faz o som. [...] Quando o Nirvana veio, o som ficou mais pessoal, como se estivesse na garagem da banda", afirmou.
Segundo Ernie, Tony Iommi já conhecia Ice-T, mas não veio dele a ideia para a participação "Veio de mim. Eu perguntei se ele queria trazer Ice para fazer o rap ali. E ele respondeu que sim. Tony estava aberto a testar coisas diferentes", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Show do Iron Maiden em São Paulo será no dia do segundo turno das eleições
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"


Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
Sharon descreve como foram os últimos momentos de Ozzy Osbourne
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Black Sabbath e Led Zeppelin precisaram de apenas meia hora para compor dois clássicos do rock
A banda que fizeram Ozzy acreditar que o Black Sabbath jamais conseguiria alcançar
Lenda do heavy metal, Bill Ward afirma que Lars Ulrich é um baterista brilhante - e tagarela
Brian May chorou em uma das últimas apresentações de Ozzy Osbourne
O vocalista que foi dar um rolê e acabou entrando em uma das maiores bandas de todos os tempos
O período da carreira do Black Sabbath que Tony Iommi considera caótico e frustrante
Como "Paranoid", do Black Sabbath, impactou o guitarrista Andreas Kisser
O álbum que para Ozzy Osbourne "não tem uma música fraca na lista"


