"Don't Stop Me Now", do Queen, é a música mais inspiradora, diz a ciência
Por Igor Miranda
Fonte: The Telegraph / Loudwire
Postado em 14 de fevereiro de 2019
A ciência costuma dar "vereditos" favoráveis ao Queen em estudos específicos sobre música. Pesquisadores europeus já descobriram, por exemplo, que a voz de Freddie Mercury era única.
Outro estudo, liderado pelo doutor em neurociência cognitiva Jacob Jolij, da Universidade de Groningem na Holanda, descobriu que "Don't Stop Me Now" pode ser classificada como a música mais inspiradora da história. A pesquisa é de 2015, mas os resultados, embora divulgados pela imprensa na época, voltaram a aparecer em alguns sites e perfis de redes sociais.
Um ranking chegou a ser formado pelo estudo, colocando "Dancing Queen" (Abba) em 2° lugar e "Good Vibrations" (Beach Boys) em 3° lugar. Há, ainda, canções de Survivor, Cyndi Lauper, Bon Jovi e Gloria Gaynor.
A pesquisa em questão teve o intuito de mensurar as sensações de prazer ao se ouvir determinada música. Uma fórmula chegou a ser gerada para quantificar isso. Veja:
Avaliação = 60 + (0,00165 * BPM - 120) ^ 2 + (4,376 * escala) + 0,78 * número de acordes - (escala * número de acordes)
Resumindo: a fórmula mensura as batidas por minuto (BPM) de uma música, bem como a escala em que foi composta e quantos acordes foram usados. Segundo a pesquisa, esses três fatores são os principais para uma música trazer a sensação de prazer.
O estudo, obviamente, não se resume apenas a essa fórmula. Outro tópico analisado é o tema da letra, que, em casos de músicas que geram prazer, "costumam ser bem pessoais". "A música está diretamente ligada à memória e emoção. E essas associações determinam, fortemente, se uma música vai te deixar com bom humor ou não", afirmou o dr. Jacob Jolij.
A fórmula "perfeita" para uma música empolgante é contar com boa letra, escala musical ideal e batida em ritmo considerado perfeito. Músicas natalinas, por exemplo, remetem a épocas de felicidade. Já as composições feitas em terça maior, o terceiro grau da escala maior, são associadas à confiança. Canções com 150 batidas por minuto também trazem sensação de energia.
Veja, a seguir, as 10 músicas mais inspiradoras do mundo, segundo a pesquisa:
10. Katrina & the Waves, "Walking on Sunshine"
9. Gloria Gaynor, "I Will Survive"
8. Bon Jovi, "Livin' on a Prayer"
7. Cyndi Lauper, "Girls Just Wanna Have Fun"
6. The Monkees, "I'm a Believer"
5. Survivor, "Eye of the Tiger"
4. Billy Joel, "Uptown Girl"
3. Beach Boys, "Good Vibrations"
2. ABBA, "Dancing Queen"
1. Queen, "Don't Stop Me Now"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
O disco favorito de Steven Tyler por causa da ausência de viradas de bateria
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
A banda mineira que o RPM sonhava alcançar antes de estourar, segundo Paulo Ricardo
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
O músico que John Corabi considera "o Prince original"
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
Dia das Mães: seleção de canções sobre maternidade
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
Alex Van Halen anuncia "Van Halen", nova antologia bibliográfica da banda
A canção de Jimi Hendrix que Brian May se recusou a regravar
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
Estudo revela domínio do rock entre as maiores extensões vocais - Descubra quem está no topo
Guitarrista do Twisted Sister cita Queen e Van Halen ao defender shows sem Dee Snider
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
O álbum do Queen que Brian May considera um erro
A opinião de Paul Rodgers sobre Adam Lambert como vocalista do Queen


