Pantera: "eles me influenciaram e nunca haverá outro", diz Rob Halford
Por Igor Miranda
Fonte: Metal Hammer / Louder
Postado em 13 de março de 2019
O vocalista do Judas Priest, Rob Halford, expressou sua admiração pelo Pantera em um texto de sua autoria para a revista Metal Hammer. O artigo está no site da publicação e pode ser conferido em inglês. A seguir, estão alguns trechos traduzidos para o português.
"Não dá para dizer o quão importante o Pantera foi ao salvar o heavy metal nos anos 1990. As coisas estavam ficando um pouco 'suaves', especialmente na América. Daí, vieram esses quatro cavalheiros do Texas que capturaram o verdadeiro espírito do heavy metal. Veio de seus corações e almas. O metal dos anos 90 precisava do Pantera. Foram o trampolim para muitas bandas depois", disse Halford, inicialmente.
O cantor destacou que não conhecia o Pantera até 1990, quando o Judas Priest ensaiava para a turnê do álbum "Painkiller" no Canadá. "Eu os vi na MuchMusic, algo como a MTV do Canadá. Vi Dime falando do Pantera e heavy metal no geral, usando uma camiseta do 'British Steel' (álbum do Priest lançado em 1980), então, chamou minha atenção. Aí veio o clipe de 'Cowboys From Hell' e eu fiquei colado na tela. Era incrível. Liguei para a MuchMusic e disse que queria conhecer Dime. Peguei um táxi e fui para os estúdios deles. Desde o início, nos demos bem. Ele era um grande fã do Priest e do heavy metal", afirmou.
Naquela noite, Rob Halford foi a um show do Pantera na mesma cidade e conheceu o restante da banda, que, segundo ele, tinha a "hospitalidade do Texas". O cantor chegou a tocar 'Metal Gods' e 'Grinder' com o grupo, que, tempos depois, foi levado como atração de abertura na etapa europeia da turnê do "Painkiller".
Halford comentou que o Pantera tinha "fome" de conquistar os palcos do mundo todo, tocavam em qualquer lugar e se divertiam, sem perder a seriedade na música. "Nunca dei nenhum conselho a eles. Eles não precisavam. Eram tão confiantes e, ao mesmo tempo, humildes. Não ficavam se exibindo. [...] Fizemos uma música juntos, 'Light Comes Out Of The Black', para a trilha sonora do filme original 'Buffy - A Caça-Vampiros'. Na época, eu precisava concluir aquilo rapidamente e chamei Dimebag. [...] Terminamos em algumas horas", afirmou.
O Metal God foi direto ao revelar que o Pantera o influenciou. "Sem dúvida, eles me influenciaram. Todos no Priest paravam para vê-los tocando. Você precisa saber o que está rolando em torno de você, porque você ganha muitas ideias e inspiração de bandas novas e empolgantes. E o Pantera mudou o jogo. [...] Eles tinham os riffs, o groove, o carisma, o poder. Tudo. Claro, Dimebag Darrell era diferenciado, ele mudou o jeito de tocar guitarra no metal. Porém, para mim, a seção rítmica era igualmente importante. Vinnie Paul e Rex Brown estavam entre os melhores", disse.
Halford palpitou, ainda, que o Pantera teria voltado se Dimebag Darrell não tivesse sido assassinado, em 2004. "O tempo faz isso para você. Veja o Guns N' Roses, Burce com o Maiden, o próprio Priest. Agora, Vinnie nos deixou também. Fico triste porque não podemos ter isso agora. Encontrei com Vinnie muitas vezes. Ele sempre ia no nosso camarim. O sucesso não mudou nada nele. Ele estava em shows de uma turnê recente nossa nos EUA, do lado do palco, batendo cabeça. Ele era assim: queria estar no meio", afirmou.
Por fim, Rob disse que "Cowboys From Hell" é a música que define o Pantera. "Nunca haverá outro Pantera. Foi uma banda única e icônica, que inspirou tantos outros. Foi o que eles deixaram. Sempre teremos bandas oferecendo uma experiência semelhante, o heavy metal prospera nisso, mas jamais teremos outro Pantera. Não acho que seja necessário. Houve apenas um Pantera e é assim que deve ser", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Os "primeiros punks" segundo Joey Ramone não são quem você imagina
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Dave Mustaine quer turnê Metallica + Megadeth; "isso faria tudo ficar bem"
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo


15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Loudwire lista álbuns de rock e metal que completam 30 anos em 2026; "Roots" fica de fora
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
A música do Machine Head inspirada em fala racista de Phil Anselmo
Dimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músico
"Como fãs do Pantera, a decepção é ainda maior", diz comunicado emitido pelo Angra


