Pantera: "eles me influenciaram e nunca haverá outro", diz Rob Halford

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Metal Hammer / Louder
Enviar correções  |  Ver Acessos

O vocalista do Judas Priest, Rob Halford, expressou sua admiração pelo Pantera em um texto de sua autoria para a revista Metal Hammer. O artigo está no site da publicação e pode ser conferido em inglês. A seguir, estão alguns trechos traduzidos para o português.

Judas Priest: em 1990, a banda atingia seu ápice com PainkillerShow de Rock: as diferenças entre os anos 80 e 2010

"Não dá para dizer o quão importante o Pantera foi ao salvar o heavy metal nos anos 1990. As coisas estavam ficando um pouco 'suaves', especialmente na América. Daí, vieram esses quatro cavalheiros do Texas que capturaram o verdadeiro espírito do heavy metal. Veio de seus corações e almas. O metal dos anos 90 precisava do Pantera. Foram o trampolim para muitas bandas depois", disse Halford, inicialmente.

O cantor destacou que não conhecia o Pantera até 1990, quando o Judas Priest ensaiava para a turnê do álbum "Painkiller" no Canadá. "Eu os vi na MuchMusic, algo como a MTV do Canadá. Vi Dime falando do Pantera e heavy metal no geral, usando uma camiseta do 'British Steel' (álbum do Priest lançado em 1980), então, chamou minha atenção. Aí veio o clipe de 'Cowboys From Hell' e eu fiquei colado na tela. Era incrível. Liguei para a MuchMusic e disse que queria conhecer Dime. Peguei um táxi e fui para os estúdios deles. Desde o início, nos demos bem. Ele era um grande fã do Priest e do heavy metal", afirmou.

Naquela noite, Rob Halford foi a um show do Pantera na mesma cidade e conheceu o restante da banda, que, segundo ele, tinha a "hospitalidade do Texas". O cantor chegou a tocar 'Metal Gods' e 'Grinder' com o grupo, que, tempos depois, foi levado como atração de abertura na etapa europeia da turnê do "Painkiller".

Halford comentou que o Pantera tinha "fome" de conquistar os palcos do mundo todo, tocavam em qualquer lugar e se divertiam, sem perder a seriedade na música. "Nunca dei nenhum conselho a eles. Eles não precisavam. Eram tão confiantes e, ao mesmo tempo, humildes. Não ficavam se exibindo. [...] Fizemos uma música juntos, 'Light Comes Out Of The Black', para a trilha sonora do filme original 'Buffy - A Caça-Vampiros'. Na época, eu precisava concluir aquilo rapidamente e chamei Dimebag. [...] Terminamos em algumas horas", afirmou.

O Metal God foi direto ao revelar que o Pantera o influenciou. "Sem dúvida, eles me influenciaram. Todos no Priest paravam para vê-los tocando. Você precisa saber o que está rolando em torno de você, porque você ganha muitas ideias e inspiração de bandas novas e empolgantes. E o Pantera mudou o jogo. [...] Eles tinham os riffs, o groove, o carisma, o poder. Tudo. Claro, Dimebag Darrell era diferenciado, ele mudou o jeito de tocar guitarra no metal. Porém, para mim, a seção rítmica era igualmente importante. Vinnie Paul e Rex Brown estavam entre os melhores", disse.

Halford palpitou, ainda, que o Pantera teria voltado se Dimebag Darrell não tivesse sido assassinado, em 2004. "O tempo faz isso para você. Veja o Guns N' Roses, Burce com o Maiden, o próprio Priest. Agora, Vinnie nos deixou também. Fico triste porque não podemos ter isso agora. Encontrei com Vinnie muitas vezes. Ele sempre ia no nosso camarim. O sucesso não mudou nada nele. Ele estava em shows de uma turnê recente nossa nos EUA, do lado do palco, batendo cabeça. Ele era assim: queria estar no meio", afirmou.

Por fim, Rob disse que "Cowboys From Hell" é a música que define o Pantera. "Nunca haverá outro Pantera. Foi uma banda única e icônica, que inspirou tantos outros. Foi o que eles deixaram. Sempre teremos bandas oferecendo uma experiência semelhante, o heavy metal prospera nisso, mas jamais teremos outro Pantera. Não acho que seja necessário. Houve apenas um Pantera e é assim que deve ser", concluiu.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Pantera"Todas as matérias sobre "Judas Priest"Todas as matérias sobre "Rob Halford"


Judas Priest: em 1990, a banda atingia seu ápice com PainkillerJudas Priest
Em 1990, a banda atingia seu ápice com Painkiller

Judas Priest: "Breaking The Law" em comercial de companhia de seguros

Iron Maiden: Steve Harris não descarta possível turnê com Judas PriestIron Maiden
Steve Harris não descarta possível turnê com Judas Priest

Ozzy Osbourne: anunciadas, de novo, datas remarcadas de turnê com Judas PriestOzzy Osbourne
Anunciadas, de novo, datas remarcadas de turnê com Judas Priest

Megadeth: Dave Ellefson rasga elogios a Ian Hill, do Judas PriestMegadeth
Dave Ellefson rasga elogios a Ian Hill, do Judas Priest

Rob Halford: autobiografia sai em outubro de 2020

Curiosidade: 5 músicos mais novos que as bandas em que tocamCuriosidade
5 músicos mais novos que as bandas em que tocam

Big 4 britânico: Halford queria juntar Priest com Maiden, Sabbath e MotörheadBig 4 britânico
Halford queria juntar Priest com Maiden, Sabbath e Motörhead

Judas Priest e Iron Maiden: Rob Halford adoraria ver as bandas juntas em turnêJudas Priest e Iron Maiden
Rob Halford adoraria ver as bandas juntas em turnê

Judas Priest: como surgiu o agudo típico de Rob HalfordJudas Priest
Como surgiu o agudo típico de Rob Halford

Rock e Metal: dez vocalistas cujas vozes nunca envelheceramRock e Metal
Dez vocalistas cujas vozes nunca envelheceram

Judas Priest: respeito mútuo com ex-colegas está acabando, diz K.K. DowningJudas Priest
Respeito mútuo com ex-colegas está acabando, diz K.K. Downing


Show de Rock: as diferenças entre os anos 80 e 2010Show de Rock
As diferenças entre os anos 80 e 2010

Black Sabbath: Tony Iommi explica diferença entre Dio e OzzyBlack Sabbath
Tony Iommi explica diferença entre Dio e Ozzy


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

adGoo336