King Crimson: Rock in Rio é para os "ouvidos inocentes"
Por Lucas Esteves
Fonte: Innerviews
Postado em 25 de abril de 2019
A mais recente encarnação do KING CRIMSON é conhecida pela maneira draconiana com a qual trata a exposição indevida de suas apresentações: filme o show e seja expulso do teatro. Já aconteceu da banda sair do palco ao flagrar um esperto tentando driblar a ordem do guitarrista ROBERT FRIPP - o dono da banda. A regra geralmente é levada a sério mundo afora.
Por conta disso, soou muito estranho quando o grupo anunciou que faria uma apresentação no Rock in Rio desse ano. Afinal, o palco Sunset representa o oposto de tudo o que a banda tem perseguido nos últimos anos: excessivas distrações, descaso da plateia e muitos, muitos registros de vídeo ignorando a experiência em primeira mão diante dos olhos logo à frente. Mas, segundo Fripp, há um motivo para isso.
Durante uma conferência de imprensa ocorrida em Londres no início do mês de maio, o guitarrista afirmou diante de cerca de 40 jornalistas dos EUA e Europa que o grande objetivo da banda atualmente é tocar para "ouvidos inocentes". "Ou seja, para plateias que nunca viram o King Crimson ao vivo antes. Não importa muito se eles vão gostar ou não da banda. Importa muito pra mim que eles vejam o Crimson como ele é, livre de todo o véu de 49, 50 anos de opinião recebida por parte de jornalistas", sentenciou.
Fripp apontou que sabe que o gosto do atual fã da banda envolve shows em espaços menores, onde é possível fazer com que admiradores mais novos não tenham chances de conseguir entradas e, literalmente, não encher o saco dos proggers velhos com entusiasmo demais. Para subverter essa ordem, o grupo apostou em ir este ano a um festival a céu aberto na Espanha e também o Rock in Rio, que segundo ele deve receber 100 mil pessoas no dia da apresentação da banda, o último do evento.
Mesmo assim, ele sabe que há uma série de dificuldades para lidar com um público que se relaciona com a música de maneira diferente. Enquanto a banda afirma que o enfoque deve ser de ligação direta com a música, quem estará no Rock in Rio vai pela diversão, com todo tipo de aparelhos a tiracolo e preocupado em registrar momentos para as redes sociais. Isso constitui, portanto, um desafio, nas palavras do próprio músico.
"Você sobe ao palco, vê as 100 mil pessoas, todas elas têm câmeras. O que você faz? Vou deixar vocês saberem até outubro. Eu não sei agora. E não me importo de não saber. É a ignorância criativa. Vamos ao palco e lidar com isso", ponderou. O King Crimson se apresentará no dia 6 de outubro no Palco Sunset, fechando o dia no espaço, que também verá Lulu Santos & Silva, Melim & Carolina Deslandes e O Terno & Capitão Fausto. Por enquanto, é a única apresentação da banda prevista em solo nacional.
ATUALIZAÇÃO: a banda confirmou uma apresentação em SP conforme pode ser lido abaixo.
Rock In Rio 2019
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Sammy Hagar
K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
O rock e o heavy metal se misturam com a política, sim (e você provavelmente sabe disso)
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
As 25 melhores músicas dos Ramones, em lista da Paste Magazine
O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
O clássico dos anos 2000 que é extremamente triste, mas seu autor considerava feliz
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
O álbum de estreia do rock nacional que capa só é compreendida se inverter 180º
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Geddy Lee revela o motivo pelo qual evitava cantar as músicas do "Hemispheres"

Show do Iron Maiden no Rock In Rio 2019 será "quase o mesmo" da atual turnê
Tenacious D: brasileiro Júnior Bass Groovador toca com a banda no Rock in Rio; assista
Rock in Rio: Grohl, que chorou com cover do Weezer, relembra Nirvana no Hollywood Rock
Rock in Rio: Green Day já foi chamado para o festival e recusou? Medina responde
Bandas de rock do RIR são tranquilas com exigências, mas Drake deu trabalho
Confira setlist, vídeos e fotos do show do Iron Maiden no Rock in Rio
Jornal Nacional: Bonner reclama de barulho de "metaleiros" do Rock in Rio em ponto
Rock in Rio: Anitta diz que artistas internacionais são tratados de forma diferente
A lendária banda de progressivo que passou 22 anos sem tocar seu maior clássico
O clássico do Prog que o King Crimson se recusou a tocar por mais de vinte anos
O baterista do prog que Neil Peart admirava profundamente
O dia que David Bowie pagou Robert Fripp para tocar guitarra como Ritchie Blackmore
A banda que o Iron Maiden fez grande pressão para o Rock in Rio levar junto em 2019



