King Crimson: Rock in Rio é para os "ouvidos inocentes"
Por Lucas Esteves
Fonte: Innerviews
Postado em 25 de abril de 2019
A mais recente encarnação do KING CRIMSON é conhecida pela maneira draconiana com a qual trata a exposição indevida de suas apresentações: filme o show e seja expulso do teatro. Já aconteceu da banda sair do palco ao flagrar um esperto tentando driblar a ordem do guitarrista ROBERT FRIPP - o dono da banda. A regra geralmente é levada a sério mundo afora.
Por conta disso, soou muito estranho quando o grupo anunciou que faria uma apresentação no Rock in Rio desse ano. Afinal, o palco Sunset representa o oposto de tudo o que a banda tem perseguido nos últimos anos: excessivas distrações, descaso da plateia e muitos, muitos registros de vídeo ignorando a experiência em primeira mão diante dos olhos logo à frente. Mas, segundo Fripp, há um motivo para isso.
Durante uma conferência de imprensa ocorrida em Londres no início do mês de maio, o guitarrista afirmou diante de cerca de 40 jornalistas dos EUA e Europa que o grande objetivo da banda atualmente é tocar para "ouvidos inocentes". "Ou seja, para plateias que nunca viram o King Crimson ao vivo antes. Não importa muito se eles vão gostar ou não da banda. Importa muito pra mim que eles vejam o Crimson como ele é, livre de todo o véu de 49, 50 anos de opinião recebida por parte de jornalistas", sentenciou.
Fripp apontou que sabe que o gosto do atual fã da banda envolve shows em espaços menores, onde é possível fazer com que admiradores mais novos não tenham chances de conseguir entradas e, literalmente, não encher o saco dos proggers velhos com entusiasmo demais. Para subverter essa ordem, o grupo apostou em ir este ano a um festival a céu aberto na Espanha e também o Rock in Rio, que segundo ele deve receber 100 mil pessoas no dia da apresentação da banda, o último do evento.
Mesmo assim, ele sabe que há uma série de dificuldades para lidar com um público que se relaciona com a música de maneira diferente. Enquanto a banda afirma que o enfoque deve ser de ligação direta com a música, quem estará no Rock in Rio vai pela diversão, com todo tipo de aparelhos a tiracolo e preocupado em registrar momentos para as redes sociais. Isso constitui, portanto, um desafio, nas palavras do próprio músico.
"Você sobe ao palco, vê as 100 mil pessoas, todas elas têm câmeras. O que você faz? Vou deixar vocês saberem até outubro. Eu não sei agora. E não me importo de não saber. É a ignorância criativa. Vamos ao palco e lidar com isso", ponderou. O King Crimson se apresentará no dia 6 de outubro no Palco Sunset, fechando o dia no espaço, que também verá Lulu Santos & Silva, Melim & Carolina Deslandes e O Terno & Capitão Fausto. Por enquanto, é a única apresentação da banda prevista em solo nacional.
ATUALIZAÇÃO: a banda confirmou uma apresentação em SP conforme pode ser lido abaixo.
Rock In Rio 2019
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps