Bodas de prata: 10 discos que completam 25 anos em 2019 - Parte 1
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de maio de 2019
O ano de 1994 foi agitado no mundo da música pesada. Inúmeras bandas de variados estilos lançaram ótimos álbuns, que ficaram eternizados na história do rock and roll/heavy metal.
Confira abaixo discos que completam um quarto de século em 2019.
1 - "Ceremony Of Opposites" - Samael
Terceiro disco da banda suíça de black metal, traz elementos diferentes, como teclados e toques de metal industrial. Tudo isso, claro, acompanhado de uma atmosfera pesada e sombria. Acabou se tornando um clássico e divisor de águas do estilo.
2 - "Burn My Eyes" - Machine Head
O primeiro álbum do Machine Head mexeu com a cena do metal. Pesado, rápido e agressivo, mostrou que o metal poderia se modernizar sem perder sua essência.
3 - "Far Beyond Driven" - Pantera
O primeiro disco de metal a atingir a primeira posição da Billboard. Só isso seria suficiente para considerar "Far Beyond Driven". Porém, além disso, o álbum é um dos mais pesados do Pantera, e traz pedradas como "Becoming", "5 Minutes Alone", "Strength Beyond Strength" e "I´m Broken".
4 - "Youthanasia" - Megadeth
Um dos discos mais maduros da carreira do Megadeth, que funcionou como banda, e não apenas como um projeto capitaneado por Dave Mustaine. Um dos maiores clássicos do Megadeth, "A Tout Le Monde", é um dos cartões de visita de "Youthanasia".
5 - "Low" - Testament
Após a saída de Alex Skolnick (guitarra) e Louie Clemente (bateria), o Testament trouxe James Murphy e John Tempesta para substituir os membros fundadores. Além dos novos músicos, a sonoridade apresentada pela banda também traz algumas modificações, e alguns chegaram a classificar o disco como groove metal. Mesmo recebendo críticas mistas, é um ótimo álbum, com o padrão Testament de qualidade.
6 - "Balls To Picasso" - Bruce Dickinson
Segundo álbum solo da carreira do vocalista, marca o início da produtiva parceria entre Bruce e Roy Z, que futuramente, rendeu grandes obras. É o disco que conta com o maior sucesso da carreira solo de Bruce, "Tears Of The Dragon".
7 - "Master Of The Rings" - Helloween
Após a turbulenta saída de Michael Kiske, os fãs estavam curiosos para saber como seria o primeiro lançamento com os vocais de Andi Deris. Para alívio dos seguidores da banda, apesar de algumas mudanças no estilo de som, a troca deu certo, e até hoje Deris continua no posto, e o Helloween permanece como referência no power metal.
8 - "Handful Of Rain" - Savatage
A trágica morte de Criss Oliva foi um duro golpe para o Savatage. Porém, a banda decidiu não apenas continuar com as atividades, como escreveu um grande disco em homenagem ao recém falecido guitarrista. Para o lugar de Criss, foi recrutado o exímio Alex Skolnick, que caiu como uma luva na banda.
9 - "Divine Intervention" - Slayer
O primeiro álbum a contar com o baterista Paul Bostaph mostra um som agressivo, rápido e extremamente pesado, temperado com letras ácidas. Moderno e letal ao mesmo tempo.
10 - "Cross Purposes" - Black Sabbath
Disco que traz de volta o vocalista Tony Martin, tem uma capa maravilhosa, além de temas marcantes, como "The Hand That Rocks The Cradle", "Evil Eye" e a balada "Dying For Love". Apesar de ser um tanto quanto subestimado (muito pelo fato da conturbada saída de Dio), é um dos grandes trabalhos do Black Sabbath.
Em breve, a parte 2!
Envie sua sugestão nos comentários.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps