Flaviola e o Bando do Sol: Poesia folk nordestina.
Por Aline Luz
Fonte: Limbo do Rock
Postado em 19 de setembro de 2019
Flaviola (Flávio Lira) é um músico recifense que, em 1974, gravou um dos álbuns de rock psicodélico brasileiro que integrariam o chamado movimento udigrudi (underground) pernambucano. Trata-se do disco "Flaviola e o Bando do Sol", exemplar único, com produção e participação de Lula Côrtez e outros expoentes do período.
Calcado em uma sonoridade folk, produz uma síntese entre as influências da contracultura estadunidense e inglesa com a cultura regional do Recife. Uma alusão pode ser feita ao que foi desenvolvido pelo grupo Quinteto Armorial, sob a influência do pensamento de Ariano Suassuna, que buscou desenvolver a música erudita nordestina integrando e procurando raízes em elementos da música popular.
Apesar do nacionalismo de Suassuna ser antagônico à aberta recepção estrangeira por parte do udigrudi de Pernambuco, no disco de Flaviola encontramos uma estética que remete a um certo popular tradicional com evocações medievalistas – em grande parte por causa dos ecos do folk psicodélico inglês – que, ironicamente, aponta para um lugar similar ao que buscava o Quinteto e também a Orquestra Armorial.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps