Beatles: banda planejava gravar álbum após Abbey Road com destaque a Harrison
Por Igor Miranda
Fonte: The Guardian
Postado em 12 de setembro de 2019
Os Beatles consideravam a possibilidade de gravar um novo álbum após "Abbey Road" (1969), penúltimo lançado e último registrado pela banda - "Let It Be" foi divulgado posteriormente, em 1970, mas já estava pronto, só levou mais tempo para chegar às prateleiras. A informação veio do expert na banda, Mark Lewisohn, em entrevista ao jornal "The Guardian".
Lewisohn obteve a informação a partir de uma fita que gravou um encontro entre John Lennon, Paul McCartney e George Harrison na Apple Records. Ringo Starr não foi à reunião, pois estava tratando de um problema no intestino em um hospital. Foi por causa do baterista, inclusive, que a conversa foi registrada - "Ringo, você não pode estar aqui, mas estamos fazendo isso para você ouvir o que estamos debatendo", diz Lennon, logo no começo da gravação.
A conversa entre os três músicos girou em torno do planejamento de um novo álbum. Eles ainda pensavam em lançar um single no Natal de 1969 - uma estratégia comercial típica dos tempos de Beatlemania.
Em seguida, John Lennon sugere que os demais músicos tragam suas composições e chega a indicar uma fórmula para dar mais espaço a George Harrison e Ringo Starr. A ideia era que o disco contasse com quatro músicas para Paul McCartney, Lennon e Harrison, igualmente. Starr poderia trazer duas canções se quisesse.
John chega a fazer menção ao "mito da parceria Lennon/McCartney", dando a entender que as canções seriam creditadas individualmente naquele momento. No passado, as composições eram sempre atribuídas à dupla, mesmo que apenas um deles fosse o responsável pela concepção.
Ainda na gravação, Paul McCartney diz que, "até este álbum" (provavelmente em menção a "Abbey Road"), ele não achava que as músicas de George Harrison eram tão boas. O guitarrista responde: "É uma questão de gosto. Até agora, as pessoas estão curtindo minhas músicas".
O pesquisador Mark Lewisohn comentou: "Os livros sempre diziam que eles sabiam que 'Abbey Road' seria o último álbum e que eles queriam encerrar no ápice artístico. Porém, não: eles discutiram um próximo álbum. E você pensa que John queria o fim da banda, mas quando você ouve a fita, descobre que não".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família


O hit dos Beatles que é exemplo perfeito da diferença de estilos entre Lennon e McCartney
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
O álbum dos Beatles que George Martin dizia não fazer sentido
O clássico dos Beatles que marcou o início da trajetória de Bruce Dickinson como vocalista
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
5 canções dos Beatles que George Martin não curtia; "que diabos era aquilo?"
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
As duas maiores músicas dos Beatles - e ambas foram lançadas com poucos meses de diferença
A sincera resposta de George Harrison sobre como foi trabalhar com Madonna
Beatles: o que significa a referência aos Stones na capa do Sgt. Pepper's?


