Ginger Baker: Paul McCartney, Flea e outros rockstars o homenageiam
Por Igor Miranda
Fonte: Louder
Postado em 06 de outubro de 2019
Diversos rockstars prestaram homenagens ao baterista Ginger Baker neste domingo (6). O lendário músico do Cream, Blind Faith e outros faleceu aos 80 anos, em decorrência de causas não reveladas - ele já estava internado em um hospital desde o último mês.
Pelas redes sociais, o eterno Beatle Paul McCartney disse: 'Ginger Baker, grande baterista, selvagem e amável. Trabalhamos juntos no álbum 'Band on the Run' (do Wings) no estúdio dele, ARC, em Lagos, Nigéria. Triste em saber que ele faleceu, mas as memórias nunca vão morrer".
Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, destacou: "Tanta liberdade em seu estilo de tocar. Que cara selvagem. Ritmos que ouvimos por todas as nossas vidas, ele os arrancou do céu. Descanse em paz, Ginger Baker".
Jay Weinberg, baterista do Slipknot, publicou brevemente: "Obrigado, Ginger Baker".
Mike Portnoy, baterista de diversos projetos e ex-Dream Theater, afirmou: "Dia muito triste no mundo da bateria, pois dizemos 'adeus' a um dos grandes pioneiros do rock: Ginger Baker. Nos aons 60, existiam poucos bateristas que chegavam com a proposta de 'lead drums' ('bateria principal'). Ginger Baker foi um dos que levou a bateria do rock para outro nível de expressão. Agora, Ginger se junta aos pioneiros Keith Moon, John Bonham e Mitch Mitchell no céu. Obrigado, Ginger, pelo que você trouxe ao instrumento (e, claro, sua personalidade lendária - 'Beware of Mr. Baker' é um documentário que precisa ser assistido por todos)".
Dave Davies, do The Kinks, publicou: "Ginger Baker foi um músico ótimo e único e um inovador. Sua falta será sentida. Eu o conheci muitos anos atrás, nos velhos tempos, e o vi tocar há alguns anos em Nova York e ele ainda soava ótimo. Ele sempre tinha coisas legais para dizer sobre o Kinks, me sinto mal, mas ele teve uma boa trajetória. Amor e bênção, Dave Davies".
Conhecido especialmente por seus trabalhos com o Cream e Blind Faith, Ginger Baker teve sua morte anunciada pela família nas redes sociais. "Estamos muito tristes em informar que Ginger faleceu em paz nesta manhã. Muito obrigado a todos que enviaram mensagens de carinho nas últimas semanas", afirmou a postagem, sem revelar a causa do falecimento.
No último dia 25 de setembro, havia sido revelado que Ginger Baker estava "gravemente doente". Ele foi internado em um hospital e o motivo também não havia sido divulgado.
Baker enfrentou alguns problemas de saúde nos últimos anos. Em 2016, ele passou por uma cirurgia cardíaca aberta, o que ocasionou em cancelamento de algumas datas de turnê. Enquanto se recuperava, sofreu uma queda que o deixou com as pernas inchadas.
Anos antes, em 2013, o baterista foi diagnosticado com uma doença pulmonar crônica. Ele também lida com dores nas costas devido à osteoartrite degenerativa.
Ginger Baker é um dos bateristas mais importantes do rock. Com forte influência do jazz e da música africana, Baker se destacou, em especial, com o Cream. A banda, que também contava com o baixista Jack Bruce e o guitarrista Eric Clapton, existiu entre 1966 e 1968, com reuniões em 1993 e 2005.
Ele também integrou o Blind Faith, supergrupo com Clapton, Steve Winwood e Ric Grech que gravou apenas um disco, autointitulado, em 1968. O músico mantém uma carreira solo prolífica, com o último álbum, "Why?", tendo sido lançado em 2014, e tem participações em diversos projetos.
Morte de Ginger Baker
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
O cantor que Glenn Hughes chama de "o maior de todos"
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
Led Zeppelin: "Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?
A banda que são Os Beatles da geração do Green Day, de acordo com Billy Joe Armstrong
Os maiores artistas da música brasileira, segundo Regis Tadeu (um deles resvala no rock)


Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance
Para entender: o que é AOR?
Pantera: o surreal e constrangedor funeral de Dimebag Darrell
Lemmy Kilmister: "Estou pronto para morrer. Minha vida foi boa"
A fundamental diferença entre Paulo Ricardo e Schiavon que levou RPM ao fim
Classic Rock: revista elege 100 melhores músicas de rock



