Ginger Baker: Paul McCartney, Flea e outros rockstars o homenageiam

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Louder
Enviar correções  |  Ver Acessos

Diversos rockstars prestaram homenagens ao baterista Ginger Baker neste domingo (6). O lendário músico do Cream, Blind Faith e outros faleceu aos 80 anos, em decorrência de causas não reveladas - ele já estava internado em um hospital desde o último mês.

Metal sueco: site elege as dez melhores bandas da SuéciaRolling Stone: As 500 melhores músicas segundo a revista

Pelas redes sociais, o eterno Beatle Paul McCartney disse: 'Ginger Baker, grande baterista, selvagem e amável. Trabalhamos juntos no álbum 'Band on the Run' (do Wings) no estúdio dele, ARC, em Lagos, Nigéria. Triste em saber que ele faleceu, mas as memórias nunca vão morrer".

Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, destacou: "Tanta liberdade em seu estilo de tocar. Que cara selvagem. Ritmos que ouvimos por todas as nossas vidas, ele os arrancou do céu. Descanse em paz, Ginger Baker".

Jay Weinberg, baterista do Slipknot, publicou brevemente: "Obrigado, Ginger Baker".

Mike Portnoy, baterista de diversos projetos e ex-Dream Theater, afirmou: "Dia muito triste no mundo da bateria, pois dizemos 'adeus' a um dos grandes pioneiros do rock: Ginger Baker. Nos aons 60, existiam poucos bateristas que chegavam com a proposta de 'lead drums' ('bateria principal'). Ginger Baker foi um dos que levou a bateria do rock para outro nível de expressão. Agora, Ginger se junta aos pioneiros Keith Moon, John Bonham e Mitch Mitchell no céu. Obrigado, Ginger, pelo que você trouxe ao instrumento (e, claro, sua personalidade lendária - 'Beware of Mr. Baker' é um documentário que precisa ser assistido por todos)".

Dave Davies, do The Kinks, publicou: "Ginger Baker foi um músico ótimo e único e um inovador. Sua falta será sentida. Eu o conheci muitos anos atrás, nos velhos tempos, e o vi tocar há alguns anos em Nova York e ele ainda soava ótimo. Ele sempre tinha coisas legais para dizer sobre o Kinks, me sinto mal, mas ele teve uma boa trajetória. Amor e bênção, Dave Davies".

Conhecido especialmente por seus trabalhos com o Cream e Blind Faith, Ginger Baker teve sua morte anunciada pela família nas redes sociais. "Estamos muito tristes em informar que Ginger faleceu em paz nesta manhã. Muito obrigado a todos que enviaram mensagens de carinho nas últimas semanas", afirmou a postagem, sem revelar a causa do falecimento.

No último dia 25 de setembro, havia sido revelado que Ginger Baker estava "gravemente doente". Ele foi internado em um hospital e o motivo também não havia sido divulgado.

Baker enfrentou alguns problemas de saúde nos últimos anos. Em 2016, ele passou por uma cirurgia cardíaca aberta, o que ocasionou em cancelamento de algumas datas de turnê. Enquanto se recuperava, sofreu uma queda que o deixou com as pernas inchadas.

Anos antes, em 2013, o baterista foi diagnosticado com uma doença pulmonar crônica. Ele também lida com dores nas costas devido à osteoartrite degenerativa.

Ginger Baker é um dos bateristas mais importantes do rock. Com forte influência do jazz e da música africana, Baker se destacou, em especial, com o Cream. A banda, que também contava com o baixista Jack Bruce e o guitarrista Eric Clapton, existiu entre 1966 e 1968, com reuniões em 1993 e 2005.

Ele também integrou o Blind Faith, supergrupo com Clapton, Steve Winwood e Ric Grech que gravou apenas um disco, autointitulado, em 1968. O músico mantém uma carreira solo prolífica, com o último álbum, "Why?", tendo sido lançado em 2014, e tem participações em diversos projetos.


Morte de Ginger Baker

Ginger Baker: lendário baterista do Cream e Blind Faith morre aos 80 anos de idadeGinger Baker
Lendário baterista do Cream e Blind Faith morre aos 80 anos de idade

Brian May: Ginger Baker faz parte da história do QueenBrian May
Ginger Baker faz parte da história do Queen

Todas as matérias sobre "Morte de Ginger Baker"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Morte de Ginger Baker"Todas as matérias sobre "Ginger Baker"Todas as matérias sobre "Cream"Todas as matérias sobre "Blind Faith"Todas as matérias sobre "Paul McCartney"


Metal sueco: site elege as dez melhores bandas da SuéciaMetal sueco
Site elege as dez melhores bandas da Suécia

Rolling Stone: As 500 melhores músicas segundo a revistaRolling Stone
As 500 melhores músicas segundo a revista

Mascotes do Metal: os dez maiores segundo The GauntletMascotes do Metal
Os dez maiores segundo The Gauntlet

Motley Crue: Atriz pornô comenta sua relação com Tommy LeeMotley Crue
Atriz pornô comenta sua relação com Tommy Lee

Dream Theater: semelhanças na capa de álbum?Dream Theater
Semelhanças na capa de álbum?

Led Zeppelin: 10 músicas para ouvir quando estiver na fossaLed Zeppelin
10 músicas para ouvir quando estiver na fossa

Dave Mustaine: Muitas bandas agem de forma estúpidaDave Mustaine
"Muitas bandas agem de forma estúpida"


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.