O hit dos Engenheiros do Hawaii que Humberto Gessinger critica Fidel Castro e outros
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de maio de 2023
Os Engenheiros do Hawaii sempre chamaram atenção pelo conteúdo profundo de suas letras e hits como "Infinita Highway" e "Refrão de Bolero" são exemplos do poder da poesia de Humberto Gessinger.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
A música "Toda Forma de Poder", primeiro sucesso da banda, tem uma letra que chamou muita atenção pelo fato de criticar diretamente ditadores como Fidel Castro e Augusto Pinochet. Confira no vídeo de Júlio Ettore, no YouTube.
"Esse foi o primeiro grande sucesso dos Engenheiros do Hawaii. A letra é bastante explícita e é uma crítica ao autoritarismo. Por isso ela começa com uma marcha militar. O personagem está ouvindo o que o ditador fala. Em 1986, a Guerra Fria estava rolando e muitas ditaduras começaram por temores do comunismo. No Brasil, isso aconteceu, mas já estávamos na transição para a democracia.
O Gessinger, então, escolheu duas nações que representavam governos autoritários herdeiros da guerra fria. A primeira é Fidel Castro, representando a esquerda que governava Cuba. A segunda é Augusto Pinochet, que representa a direita que governava o Chile. Ele fala sobre esses dois caras e dizem que não vão aderir a nenhuma ideologia. Essa letra fazia muito sentido no contexto nacional".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps