A faixa que não foi incluída em álbum dos Beatles após ser rejeitado mais de 100 vezes
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de novembro de 2024
A composição de George Harrison, "Not Guilty", escrita em 1968, é considerada uma das mais emblemáticas de sua carreira solo, refletindo o período turbulento vivido pelos Beatles após a viagem para a Índia. Embora o guitarrista tenha gravado um demo da música em maio daquele ano, em sua casa em Kinfauns, Surrey, o grupo se reuniu mais tarde, em agosto, para gravá-la oficialmente, acumulando mais de 100 takes, sem, contudo, conseguir um lugar para a faixa no "White Album".
Beatles - Mais Novidades
Como Harrison descreveu em seu livro, "I Me Mine" (via Beatles Bible), "Escrevi ‘Not Guilty’ em 1968, embora ela só tenha aparecido pela primeira vez no álbum George Harrison, de 1979. Eu a escrevi antes do White Album, e parece que ela fala daquele período: Paul, John, a Apple, Rishikesh, amigos indianos, etc."
Na época, Harrison já enfrentava dificuldades para que suas composições fossem reconhecidas, e as letras de "Not Guilty" refletem uma mistura de autodefesa e frustração por não encontrar o espaço que desejava dentro do grupo. "A letra fala sobre o que estava acontecendo na época. ‘Not guilty for getting in your way / While you’re trying to steal the day’ (‘Não sou culpado por entrar no seu caminho / Enquanto você tenta roubar a cena’) – era eu tentando conquistar meu espaço", explicou.
Com versos como "Not guilty / For looking like a freak / Making friends with every Sikh / For leading you astray / On the road to Mandalay" ("Não sou culpado / Por parecer um esquisitão / Fazer amizade com todo Sikh / Por te desviar / No caminho para Mandalay"), a música reflete tanto o estilo provocativo de Harrison quanto a conexão espiritual que ele havia estabelecido com a cultura indiana.
A alusão a "Mandalay" e "amigos Sikhs" remete diretamente à viagem aos Himalaias e ao impacto que o retiro espiritual teve em sua vida, e que nem sempre era compreendido pelos colegas de banda. "É um pouco sobre o Maharishi e ir para os Himalaias e tudo o que foi dito sobre isso", relembrou o músico em entrevista para a Rolling Stone em 1979.
Apesar do empenho de Harrison para ver "Not Guilty" incluída no "White Album", a canção não conseguiu aprovação final. Mesmo após a produção de um mix estéreo feito por Geoff Emerick, a faixa foi descartada. A primeira versão oficial da música só veio à tona em 1996, no álbum "Anthology 3", e uma versão completa, do take 102, foi lançada na edição super deluxe do "White Album" em 2018, com 4 minutos e 28 segundos de duração.
Quando finalmente regravou "Not Guilty" em 1979 para seu álbum solo, Harrison deu um tom mais calmo e descontraído à faixa, introduzindo arranjos de guitarra acústica e piano elétrico Fender Rhodes, tocado por Steve Winwood. A versão posterior se distanciou do tom amargo da gravação inicial, revelando uma visão mais madura e até bem-humorada do que havia sido um período intenso de sua trajetória com os Beatles.
Harrison reconheceu que "Not Guilty" também continha um toque de humor: "Isso depende de qual lado do rosto você sorri, na verdade. As pessoas sempre me viam como ‘o sério’, mas se você olhar todos os álbuns, até os dos Beatles, há muito humor. A letra de ‘Not Guilty’ é quase uma piada. Ela fala sobre aquele período em 1968. Se você analisar todos os discos, verá que há muita comédia neles. Você só precisa procurar."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore anuncia reencontro com Deep Purple após mais de 30 anos
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
Ritchie Blackmore conta que pediu a Ian Gillan para tocar com Deep Purple
"Comemore a felicidade, mas não pense que você a merece", diz ex-Iron Maiden
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
Phil Collins revela qual trabalho considera o melhor de sua carreira solo
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
Asia lança vídeo de "Echo of You", faixa de seu próximo disco
A opinião de ex-vocalista sobre o estilo de Yngwie Malmsteen ao cantar
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Geddy Lee relembra o sinal mais "insano" da presença do falecido Neil Peart na nova turnê do Rush
Slaughter to Prevail é anunciado como atração do Liberation Festival
Ouça regravação para "Beth", do Kiss, com Rick Wakeman no piano



A banda que Lemmy viu ainda nova e percebeu que seriam como os Beatles e Stones
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos
A banda que foi tão grande quanto Elvis Presley, segundo Paul McCartney
O dia que Paul McCartney conheceu Jesus e o levou para uma gravação dos Beatles
Paul McCartney revela a regra de ouro que os Beatles tinham para evitar brigas no estúdio
A pior música do melhor álbum dos Beatles, segundo análise por site especializado
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Como era a relação dos Beatles com o dinheiro, segundo Paul McCartney
O motivo que levou John Lennon a odiar grande hit de seu ídolo do rock Elvis Presley


