Para mudar sonoridade datada, Pink Floyd regravou partes de álbum para box
Por Bruce William
Fonte: O Globo
Postado em 28 de novembro de 2019
"Pink Floyd The Later Years", box com 16 discos - cinco CDs, seis blu-rays e cinco DVDs - sai nesta sexta-feira, 29 de novembro, abrangendo o material registrado pela banda a partir de meados dos anos oitenta até o encerramento de suas atividades, período em que o Pink Floyd lançou três álbuns de estúdio: "A momentary lapse of reason" em 1987; "The division bell" em 1994 e "Endless river" já em 2014, além de dois trabalhos ao vivo - "Delicate sound of thunder" de 1988 e "Pulse" de 1995). Tudo isto está no box, além de material raro e inédito como vídeos dos shows de Veneza em 1989 e em Knebworth em 1990, dentre outras coisas.
E uma das surpresas anunciadas é que a banda regravou algumas partes do "Momentary" por julgar sua sonoridade datada, incluindo novas partes de teclados e bateria, como explicou ao O Globo Andy Jackson, engenheiro de som responsável pelo box: "Eles ficaram muito focados em 'Momentary lapse of reason'. Tudo ficara diferente sem Waters, ele era uma força criativa muito grande e tínhamos que pensar em algo diferente. E foi por isso que o álbum saiu daquele jeito. Havia uma ideia de que deveríamos fazer um disco com sonoridade moderna. E ele tinha mesmo uma sonoridade moderna naquela época, só que hoje ele soa velho. Por isso que decidimos mexer ali, ele não se encaixava com todo o resto, ele parecia um disco feito nos anos 1980."
Ele explica ainda que o trabalho começou há mais de uma década, com Nick Mason refazendo as partes de bateria. Mas a doença e posterior morte de Richard Wright adiou o projeto por alguns anos até que, ao retomar o andamento dos trabalhos, a banda decidiu usar teclados de Wright extraídos de gravações ao vivo. "Não refizemos tantas coisas assim, foram só alguns pequenos pedaços, mas que fizeram uma grande diferença para o clima do disco", garante Andy.
Leia a matéria completa em:
https://oglobo.globo.com/cultura/pink-floyd-regrava-bateria-teclados-de-disco-de-sua-fase-maldita-para-mudar-sonoridade-datada-24102441
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
O hit do Led Zeppelin em que Robert Plant foi homofóbico, segundo John Paul Jones
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
Sammy Hagar sobre seu álbum favorito do Pink Floyd: "Eu ouvia religiosamente"


