Chico Science: banda diz que polícia proibiu música dele no carnaval do Recife
Por Igor Miranda
Fonte: Instagram
Postado em 28 de fevereiro de 2020
A banda Janete Saiu Para Beber afirmou, nas redes sociais, que foi impedida por policiais de tocar a música "Banditismo Por Uma Questão De Classe", de Chico Science e Nação Zumbi, durante o Carnaval do Recife. A apresentação acontecia na rua do Apolo, no Recife Antigo, quando foi encerrada pela Polícia Militar (PM). Em nota, a corporação nega que tenha restringido qualquer canção durante o evento.
"Na segunda de carnaval dia 24 tocamos o tributo ao Chico Science e Sheik Tosado na rua do Apolo - Recife Antigo. Durante o show enquanto tocávamos 'Banditismo por uma questão de classe', a Polícia Militar fez uma barreira entre o público e a banda. Tivemos que parar o show com ameaça de levar nosso vocalista preso!", afirmou o grupo, por meio das redes sociais.
O texto completa: "A produção foi incrível e conseguiu reverter a situação, mas o mais absurdo foram os argumentos: Chico Science não pode tocar, não pode! Assim como outras bandas de amigos também aconteceram a mesma coisa nos polos do Recife. Também aconteceu com o China no Polo da Lagoa do Araçá e com a Devotos no Polo Várzea. Se isso não é ditadura, é o que então??? Resistência!".
Em outra série de publicações, a banda aponta que músicas como "Sangue de Bairro" e "Monólogo ao pé do ouvido" "irritaram alguns dos policiais presentes, que foram questionar a produção do evento sobre o teor dessas músicas". As canções trazem tom crítico, como a já citada "Banditismo Por Uma Questão De Classe", com um verso que diz: "Em cada morro uma história diferente que a polícia mata gente inocente".
"Eles exigiram o fim do evento, argumentando: 'Não pode tocar Chico Science. Chico é som de briga! Não pode tocar!'. Foi apresentada toda a documentação exigida por lei para que o evento acontecesse. Desconhecendo a situação que acontecia nos bastidores, o vocalista Cesar Braga proferiu um xingamento contra o fascismo e seus apoiadores. Em nenhum momento essas palavras foram direcionadas a Polícia Militar", afirma o grupo.
Em seguida, o vocalista Cesar Braga foi ameaçado de prisão por desacato e injúria. "Enquanto os policiais que permaneceram na frente da casa, formaram uma barreira entre o palco e o público, intimidando todos os presentes. A produção do evento, tentando apaziguar a situação e temendo a prisão arbitrária de um dos músicos, solicitou que a banda encerasse o show. Devido ao diálogo, a produção conseguiu prosseguir com o evento, alegando ainda que as próximas apresentações seriam com letras em inglês, como forma de amenizar a tensão desnecessária", diz a banda.
Caso semelhante com Devotos
A banda Devotos relatou ter sofrido de situação parecida durante show no polo da Várzea, no Recife. O vocalista Cannibal disse, em entrevista ao G1, que policiais ameaçaram encerrar o show após a performance da música "Banditismo Por Uma Questão De Classe".
"A gente faz uma intervenção de uma música nossa com a música Banditismo, de Chico Science. Fazemos isso desde uma apresentação no Festival de Inverno de Garanhuns em 2002. Quando a gente terminou de tocar e foi para a música seguinte, a produção me avisou que a PM disse que se a gente cantasse mais uma música falando mal da polícia, eles iam acabar o show", afirmou Cannibal, ao G1.
Polícia Militar nega
Em nota enviada ao Jornal do Commercio, a Polícia Militar de Pernambuco alegou que "não há qualquer tipo de proibição à exibição de nenhuma música durante o Carnaval ou em qualquer época do ano. O efetivo somente orienta a suspensão de blocos que tenham estourado o tempo previsto para o desfile, por causa do planejamento operacional, que provoca o recolhimento da tropa após a dispersão dos foliões".
O texto ainda aponta: "Deixar que a festa prossiga sem a presença de policiais colocaria em risco a segurança de todos. Os organizadores das agremiações que acreditem ter havido algum abuso deve procurar o Batalhão responsável ou mesmo a Corregedoria Geral, para formalizar uma queixa e possibilitar uma detalhada apuração de todos os fatos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz


A fantástica banda nacional com a qual Humberto Gessinger gostaria de tocar ao vivo


