Taxa de conveniência: cobrança é legítima e processo é suspenso, segundo Abrevin
Por Igor Miranda
Fonte: Abrevin
Postado em 14 de fevereiro de 2020
A Associação Brasileira de Empresas de Venda de Ingressos (Abrevin) divulgou um comunicado, via assessoria de imprensa, informando que a cobrança da taxa de conveniência para vendas virtuais de ingressos para eventos culturais, como shows, é legítima. Encontra-se suspenso o julgamento do processo na 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a legalidade da cobrança - não existindo, portanto, uma decisão final.
Em março de 2019, a 3ª Turma do STJ havia determinado a ilegalidade da taxa de conveniência, apontando que repassar o custo da venda online ao consumidor é como "venda casada". Empresas têm cobrado até 15% do valor da entrada com essa taxa, descrita por elas como o que possibilita ao consumidor optar pela melhor forma de obter seu ticket sem precisar se deslocar até a bilheteria.
Mais recentemente, de acordo com a Abrevin, na última sessão da 3ª Turma, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino apresentou voto a favor da legalidade da taxa de conveniência. No último dia 18 de novembro, a Advocacia Geral da União requereu sua entrada como amicus curiae (pessoa, entidade ou órgão com interesse em uma questão jurídica levada ao Poder Judiciário) nos processos que tratam da legalidade da taxa, defendendo-a e e destacando a transformação da sociedade com as novas tecnologias: se antes a aquisição dos ingressos acontecia apenas em pontos físicos e de forma pessoal, atualmente a compra pela internet ganhou relevância e tornou-se representativa.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Ainda segundo a Abrevin, a Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), do Ministério da Economia, e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que integra o Ministério da Justiça, divulgaram notas técnicas se posicionando a favor da legalidade da taxa de conveniência. Os órgãos consideram o serviço um "benéfico aos consumidores, tanto pela relação de transparência quanto pelo impacto que uma possível proibição poderia ter no preço final".
A associação aponta que a proibição da cobrança de taxa de conveniência implica não em redução, mas em um aumento no preço dos ingressos aos consumidores. "De imediato, um dos efeitos esperados seria o repasse dos custos desses serviços de conveniência para o preço final dos ingressos, que passariam a ter um novo valor único. Por consequência, esta prática causaria imediata perda de bem-estar para aqueles consumidores que optam por realizar compras presenciais, não utilizando a conveniência da compra online, e passariam, então, a pagá-la, no caso de um preço único", diz a nota.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
Woodstock Rock Store dá importante passo para se tornar patrimônio cultural de São Paulo
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
Novo álbum dos Rolling Stones tem versão para música de Amy Winehouse
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Propriedade privada: 5 bandas de hard rock e metal com "um dono só"
O melhor álbum do U2 em termos vocais, segundo o próprio Bono: "Um presente de meu pai"
A "Hora da Ave Maria": o método de Cazuza para manter a disciplina no trabalho
Lady Gaga: "o Iron Maiden mudou a minha vida!"
Steve Harris: A lenda do Rock que ele tem medo de encontrar e agir como um fã bobão
A música com letra pessimista que se tornou um mega hit e bateu 2 bilhões no Spotify
O famoso bordão do Faustão que foi criado após reclamação dos Paralamas do Sucesso
Vocalistas: as vozes mais agudas do Metal segundo o Noisecreep
Bateria: imagine se ele tocasse um equipamento mais decente

