STJ: decisão contra taxa de conveniência para ingresso comprado online
Por Igor Miranda
Fonte: O Estado de S. Paulo
Postado em 13 de março de 2019
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nesta terça-feira (12), a ilegalidade da cobrança de taxa de conveniência em vendas de ingressos para eventos culturais, como shows, pela internet. Empresas têm cobrado até 15% do valor da entrada com essa taxa, descrita por elas como o que possibilita ao consumidor optar pela melhor forma de obter seu ticket sem precisar se deslocar até a bilheteria.
Em sua decisão, o STJ afirma que a conveniência de oferecer um ingresso antecipado pela internet é dos responsáveis pelo evento e não do consumidor. Segundo a decisão, repassar o custo ao consumidor é como "venda casada".
O pedido inicial foi feito pela Associação de Defesa dos Consumidores do Rio Grande do Sul, que afirma que a taxa é abusiva por não representar vantagem alguma ao consumidor, já que é necessário pagar taxa de entrega ou ir ao ponto de venda para retirar o ingresso da mesma forma. A decisão que determinou a ilegalidade da cobrança foi unânime, embora dois ministros tenham discordado do efeito nacional da determinação.
O STJ definiu, ainda, que as empresas de todo o Brasil devem realizar a devolução de taxas de conveniência cobradas nos últimos cinco anos. Ainda não foi detalhado como o processo se dará.
A decisão cabe recurso, tanto pelo STJ quanto pelo Supremo Tribunal Federal, caso ainda exista alguma pendência constitucional a se debater. Até o momento, as grandes empresas do meio não se manifestaram a respeito da decisão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
O baterista amigão que Phil Collins admite ser tecnicamente muito superior a ele
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
O único segredo de Keith Richards para a longevidade no rock, segundo o próprio
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
Álbum ao vivo de Scott Weiland será lançado no mês de outubro
O cultuado vocalista que Gastão Moreira acha que deixa a desejar: "Seria eliminado do The Voice"
Guitarras: as 15 músicas mais complicadas para tocar
Brian May, do Queen, revela qual o seu solo de guitarra favorito

O clássico do Journey que é "presente de Deus" e foi escrito em meia hora
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?
G.G. Allin: o extremo dos extremos
Garoto de 10 anos destrói com "Enter Sandman", do Metallica, em programa de TV
A música nostálgica dos anos 2000 que passou 1 bilhão no Spotify e salvou banda do fracasso
Rock Brasileiro da Década de 70



