Pearl Jam: afinal, quem é o produtor de Gigaton, Josh Evans?
Por Jorge Felipe Coelho
Fonte: Ultimate Pearl Jam
Postado em 31 de março de 2020
As músicas de Gigaton, do Pearl Jam, não são a única coisa nova sobre o primeiro álbum da banda em sete anos. O grupo contratou o produtor de Seattle Josh Evans pela primeira vez, interrompendo um grande tempo de trabalho com Brendan O'Brien, que dirigiu seis dos dez álbuns anteriores do Pearl Jam.
Considerando seu currículo com artistas como Soundgarden, Thunderpussy e Gary Clark, Jr. , Evans parece ser uma escolha inspirada para potencialmente levar o som do grupo grunge para uma nova direção.
Os fãs do Pearl Jam inicialmente gostaram do estilo de Evans quando ele projetou a capa de Cover Stories, de 2017, álbum que o Pearl Jam participa tocando um cover de Brandi Carlile, e depois projetou o estridente single de 2018 do Pearl Jam, "Can't Deny Me". Gigaton é o primeiro material da banda com Evans no papel de co-produtor.
A conexão de Evans com o Pearl Jam e sua família musical, no entanto, é ainda mais profunda do que seus créditos de produção. De acordo com o LinkedIn, ele trabalhou no Studio X durante o período em que o álbum auto-intitulado do Pearl Jam, em 2006, e o álbum solo do vocalista Eddie Vedder, Into the Wild, foram gravados lá.
Evans também se dedicou como engenheiro monitor de Chris Cornell no Temple of the Dog, ao longo da turnê 2016, e na técnica de guitarra de Cornell e do guitarrista Kim Thayil durante toda a era da reunião do Soundgarden (2010-2017), além de técnico de guitarra e teclado do Pearl Jam desde 2008.
Atualmente, o novo álbum Gigaton está disponível para audição nas plataformas de streaming desde o dia 27/03, porém a banda teve de remarcar sua turnê norte-americana, que começaria em março, devido ao surto global do coronavírus.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps