Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, revela quais os riffs favoritos que já fez
Por Igor Miranda
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 30 de março de 2020
O guitarrista Tony Iommi comentou, em entrevista ao canal da Gibson no YouTube, quais os riffs favoritos dele dentro de sua obra no Black Sabbath. A construção de riffs é uma das grandes habilidades de Iommi e um dos aspectos mais peculiares da sonoridade do Sabbath.
Black Sabbath - Mais Novidades
Inicialmente, ao ser perguntado sobre seus riffs favoritos, o músico disse que não sabia, mas tentou apresentar algumas opções. "O da faixa 'Black Sabbath' foi o primeiro que fizemos e era diferente. Gostei de 'Iron Man'", afirmou, mencionando as duas faixas em questão como as prediletas em termos de riffs.

Em seguida, Tony Iommi citou as mudanças na sonoridade do Black Sabbath. "Entramos nessa outra fase com o álbum 'Sabbath Bloody Sabbath' (1973), que soa diferente de novo. Então, tivemos Ronnie (James Dio) e outra rota diferente com 'Heaven and Hell' (1980) e a maneira como estávamos compondo, pois Ronnie, ao invés de cantar em cima dos riffs, cantava em cima dos acordes. Tentamos juntar as duas coisas", disse.

Iommi comentou que o instrumental do Black Sabbath acabou fazendo com que Dio também cantasse em cima dos riffs. "Logo quando ele entrou, fizemos a música 'Die Young'. Dio teve receio, mas eu falei que fazíamos aquilo por anos. É o que fazemos: mudamos o tempo de forma drástica e, depois, voltamos a outra coisa", afirmou.
Assista à entrevista na íntegra (em inglês, sem legendas):

A diferença entre Ozzy e Dio
Em outro vídeo, também em entrevista à Gibson, Tony Iommi revelou qual a principal diferença entre a forma de Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio cantarem. "Com Oz, muitas coisas eram baseadas nos riffs e gostávamos disso, ele cantava acompanhando os riffs. Mas Ronnie não estava acostumado com isso. Ele cantava em cima de acordes em vez de riffs", explicou, na ocasião.
O guitarrista reforçou que Dio era dono de uma voz "fantástica". "Você não acreditava que aquilo saía daquele pequeno corpo... aquele vozeirão", afirmou.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps