Guachupe: O que um macaco de pelúcia e uma banda chilena tem a ver com Guaxupé?
Por André Stanley
Fonte: Blog do André Stanley
Postado em 07 de março de 2020
A priori, parece bem difícil encontrar um vínculo entre um macaco de pelúcia, uma banda de rock do Chile e a pequena cidade do interior de Minas Gerais, Guaxupé – onde esse que vos escreve nasceu e foi criado. Mas a internet nos proporciona descobrir laços curiosos entre coisas aparentemente desconexas. Certa vez, o músico guaxupeano Douglas Rodrigues descobriu, enquanto garimpava novas bandas pela internet, o álbum de uma banda chilena de rock latino que mistura outros ritmos como ska e cumbia cujo nome é "GUACHUPE" - se escreve com "ch" mesmo. Por curiosidade, busquei saber se isso tinha algum significado em espanhol e descobri que nenhum dicionário dessa língua trazia essa palavra. Então de onde esses caras tiraram esse nome?
Em uma entrevista para o site chileno de entretenimento EMOL, os integrantes da banda disseram que procuravam um nome que tinha conexão com o Chile, que mostrasse sua "Chilenidade". Por que não Guachupé? Tudo a ver, não acham? Ok. Vou tentar explicar porque esse nome evoca a "chilenidade" dos caras, mesmo que eles próprios nem imaginem que seja o nome de uma pacata cidade de 50.000 habitantes do interior de Minas Gerais.
Em uma outra entrevista um dos integrantes da banda disse que o nome "foi uma ideia do baterista do grupo "Topo" que um dia chegou em um ensaio quando tínhamos acabado de nos juntar para tocar e disse que na rua tinham tentado vender a ele um desses macacos de pelúcia" que no Chile é conhecido como Guachupé.
Assista abaixo uma performance da banda Guachupé em 2017, da música "Euforia" que parecer ser um de seus maiores sucessos no Chile.
Ótimo, mistério revelado. Guachupé é o nome que se dá a um macaco de pelúcia que é vendido nas ruas de Santiago do Chile, cidade onde foi formada a banda, puro regionalismo. Se eu não fosse extremamente curioso teria parado de pesquisar por aqui, mas, queria saber porque esse macaco se chamava GUACHUPE, já que me lembrei que "gauxupé"(Grafia correta da palavra em português) é um nome indígena - tupi guarani - que se referia a uma espécie de abelha que havia em abundancia na região onde hoje se localiza a cidade de Guaxupé - nada mais lógico, né? Claro que não. O que isso tem a ver com o macaco de pelúcia do Chile?
O tal macaco de pelúcia chamado Guachupé que era vendido nas ruas de Santiago era na verdade um personagem criado pelo ventríloquo Augustín Torres na década de 1980. Augustín que primeiramente começou a vender esses macacos nas ruas para se manter, teve a ideia de transformar o bichinho em uma marionete que ele próprio habilidosamente manipulava e fazia a voz - na verdade emitia uns sons muito engraçados. Sua performance ficou tão popular que ele foi chamado para trabalhar na televisão chilena onde fazia uma apresentação com seu macaco - que além de outras habilidades fazia embaixadinha com uma bola - no programa "Exito" exibido pelo "Canal 13" de 1984 a 1992(ver vídeo abaixo). Como diz o site chileno, La Cuarta: "A ideia de criar um boneco falante provem da cidade de Guaxupé, no Brasil." Tudo indica que Augustín fabricou e colocou o nome de seu macaquinho enquanto vivia em Guaxupé no final da década de 80, e o levou para seu país onde começaria a comercializá-lo.
Durante as pesquisas descobri algo mais interessante. Em 2002 Augustín – que desde o fim do programa Exito fazia apresentações com seu companheiro Guachupé ao redor do Chile – foi convidado para participar de um concurso com outros comediantes latino americanos em Miami (EUA) aonde chegou à final e acabou vencendo a competição.
Augustín Torres, a voz do macaco Guachupé que animou crianças e adultos chilenos nas décadas de 80 e 90 morreu em 2004 aos 59 anos, vítima de um infarto. Pude notar que alguns sites de cultura do Chile ainda lembram nostalgicamente desse artista e seu macaco louco. Veja o que diz o site Retrocultura:
"Augustín Torres cria de forma engenhosa e batiza seu macaco recém nomeado na cidade brasileira de Guaxupé, no final dos anos 80 ele trouxe o sagui a Santiago no Chile e o vendeu como água, foi tão bem recebido pela comunidade em geral que foi convidado juntamente com sua invenção pelo programa "Exito". Êxito total, todas as crianças da época ficamos loucos com Guachupé, em seguida, Augustín assina contrato com o canal 13 e se lança ao estrelato. No ano de 2012 triunfa em um concurso de talentos latino americanos nos EUA, convidado por Don Francisco, como prêmio leva pra casa uma camionete novinha em folha e muitos dólares para gastar"(tradução minha)
Assista abaixo uma apresentação de Augustín e seu macaco Guachupé em 2002, mesmo ano em que foi campeão do concurso em Miami:
Fontes Principais:
Douglas Rodrigues (Facebook Profile): que garimpando a net descobriu a banda Guachupé.
Blog da banda Guachupé:
https://guachupe.wordpress.com/historia-de-guachupe/
Foacebook official Guachupe:
https://www.facebook.com/guachupe
Wikipedia:
https://es.wikipedia.org/wiki/Guachup%C3%A9#Discograf.C3.ADa
LaCuarta:
https://www.lacuarta.com/espectacular/noticia/guachupe-y-su-nueva-etapa-luego-de-la-muerte-de-su-guitarrista/11821/
Spotify:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps