Nightwish: as duras críticas ao vício das redes sociais no novo single
Por Jorge Felipe Coelho
Fonte: Rádio Catedral do Rock
Postado em 06 de março de 2020
Após o lançamento de Decades: Live in Buenos Aires, álbum de 2019 que traz o registro de uma impecável apresentação ao vivo na capital da Argentina, o Nightwish aumenta a expectativa para a chegada de Human. :II: Nature, novo álbum de inéditas previsto para ser lançado no dia 10 de abril. A banda finlandesa de metal sinfônico retomou os holofotes com o clipe do novo single Noise, uma agressiva crítica à dependência virtual e tecnológica.
O vício das redes sociais e a série de transtornos de personalidade que podem decorrer desse, que é um dos maiores problemas do século XXI, são abordados na canção em frases como: "Tire uma selfie", "Deseje a máquina, venere a tela", Dê um zoom para detectar falha e miséria", "Você se tornou ferramenta de uma ferramenta" e "Tenha uma experiência de quase vida".
Já as frases "Seu espelho é negro, apenas uma cópia encara de volta / Para um escravo do admirável mundo novo" trazem duas importantes referências a saber: Black Mirror, famosa trama tecnológica da Netflix que faz no nome uma alusão à tela do celular e outros dispositivos eletrônicos com os quais passamos a maior parte do dia e que, no final das contas, são apenas um "espelho negro" quando desligados. E o cultuado livro de Aldoux Huxley, Admirável Mundo Novo, de 1932. Uma das maiores obras literárias do último século, o romance projetava uma forte mudança da sociedade, onde a verdadeira felicidade estaria totalmente dilacerada pela combinação entre condicionamento comportamental, dependência tecnológica e manipulação psicológica.
Enquanto isso, o clipe mostra cenas com pessoas fazendo selfies em busca de seus melhores ângulos. Altamente preocupadas em passar boa imagem nas redes sociais, há o contraste com a vida real, onde estão afundados em tristeza, depressão, ansiedade e uso de medicamentos. O retrato legítimo de uma sociedade que adoece cada vez mais ocupada à procura de likes em superexposição virtual, mas com a eterna sensação da falta de algo mais profundo em suas vidas. É aquela velha história do "parecer" em vez de "ser".
A nova música Noise é uma das mais radiofônicas no catálogo de metal sinfônico do Nightwish, com peso, orquestrações e refrão direto. Uma fórmula parecida com a utilizada em Amaranth e Dark Passion Play, por exemplo. Os membros Tuomas Holopainen (teclado), Emppu Vuorinen (guitarra), Marco Hietala (baixo/vocal), Troy Donockley (gaita/guitarra/vocal), Floor Jansen (vocal) e Kai Hahto (bateria) atuaram como personagens do clipe. Apesar de algumas críticas que acusavam "sexismo" por conta de closes mais íntimos, o vídeo foi bem produzido, tem ótima fotografia e buscou representar a raça humana escravizada pela tecnologia que ela mesma criou. Uma crítica válida e que pode fazer muita gente refletir sobre seus comportamentos e o que é realmente importante para si.
Cabe lembrar que o Nightwish passará pelo Brasil em maio, um mês após o lançamento do novo álbum Human. :II: Nature, com shows marcados dia 9 no Espaço das Américas, em São Paulo e 10 no Vivo Rio, no Rio de Janeiro. As apresentações terão abertura de Marco Hietala, baixista do próprio Nightwish, em seu projeto paralelo.
Leia mais no Boletim do JF, disponível no link abaixo:
http://radiocatedraldorock.com/news-59-boletim-do-jf-04
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
O vocalista que Robert Plant julgava inalcançável e que idolatrava o cantor do Led Zeppelin
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Tarja Turunen elege primeiro disco do Nightwish como o pior que já gravou
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
O álbum que definiu o AC/DC como banda, segundo Angus Young
Queens of the Stone Age lança nova música, "Easy Street"
Ciúme destruiu formação clássica do Heart, admite Ann Wilson
A música do Pink Floyd que David Gilmour achou que tivesse copiado de alguém sem querer
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Steve Vai sobre conselho de Frank Zappa: "me poupou literalmente milhões de dólares"
Memoráveis como a música: os 25 melhores logos de bandas
A banda gringa que gostou tanto do Angra que se virou para comprar álbum antes de todos

Tarja Turunen gostaria que ABBA fosse a trilha sonora de seu funeral
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
Como a música ajudou Tarja Turunen a se reerguer depois de um AVC
Tarja detalhou o inesperado e público pedido de desculpas de Marko Hietala
Nightwish: uma versão fantástica de "High Hopes", do Pink Floyd



