Nightwish: as duras críticas ao vício das redes sociais no novo single
Por Jorge Felipe Coelho
Fonte: Rádio Catedral do Rock
Postado em 06 de março de 2020
Após o lançamento de Decades: Live in Buenos Aires, álbum de 2019 que traz o registro de uma impecável apresentação ao vivo na capital da Argentina, o Nightwish aumenta a expectativa para a chegada de Human. :II: Nature, novo álbum de inéditas previsto para ser lançado no dia 10 de abril. A banda finlandesa de metal sinfônico retomou os holofotes com o clipe do novo single Noise, uma agressiva crítica à dependência virtual e tecnológica.
O vício das redes sociais e a série de transtornos de personalidade que podem decorrer desse, que é um dos maiores problemas do século XXI, são abordados na canção em frases como: "Tire uma selfie", "Deseje a máquina, venere a tela", Dê um zoom para detectar falha e miséria", "Você se tornou ferramenta de uma ferramenta" e "Tenha uma experiência de quase vida".
Já as frases "Seu espelho é negro, apenas uma cópia encara de volta / Para um escravo do admirável mundo novo" trazem duas importantes referências a saber: Black Mirror, famosa trama tecnológica da Netflix que faz no nome uma alusão à tela do celular e outros dispositivos eletrônicos com os quais passamos a maior parte do dia e que, no final das contas, são apenas um "espelho negro" quando desligados. E o cultuado livro de Aldoux Huxley, Admirável Mundo Novo, de 1932. Uma das maiores obras literárias do último século, o romance projetava uma forte mudança da sociedade, onde a verdadeira felicidade estaria totalmente dilacerada pela combinação entre condicionamento comportamental, dependência tecnológica e manipulação psicológica.
Enquanto isso, o clipe mostra cenas com pessoas fazendo selfies em busca de seus melhores ângulos. Altamente preocupadas em passar boa imagem nas redes sociais, há o contraste com a vida real, onde estão afundados em tristeza, depressão, ansiedade e uso de medicamentos. O retrato legítimo de uma sociedade que adoece cada vez mais ocupada à procura de likes em superexposição virtual, mas com a eterna sensação da falta de algo mais profundo em suas vidas. É aquela velha história do "parecer" em vez de "ser".
A nova música Noise é uma das mais radiofônicas no catálogo de metal sinfônico do Nightwish, com peso, orquestrações e refrão direto. Uma fórmula parecida com a utilizada em Amaranth e Dark Passion Play, por exemplo. Os membros Tuomas Holopainen (teclado), Emppu Vuorinen (guitarra), Marco Hietala (baixo/vocal), Troy Donockley (gaita/guitarra/vocal), Floor Jansen (vocal) e Kai Hahto (bateria) atuaram como personagens do clipe. Apesar de algumas críticas que acusavam "sexismo" por conta de closes mais íntimos, o vídeo foi bem produzido, tem ótima fotografia e buscou representar a raça humana escravizada pela tecnologia que ela mesma criou. Uma crítica válida e que pode fazer muita gente refletir sobre seus comportamentos e o que é realmente importante para si.
Cabe lembrar que o Nightwish passará pelo Brasil em maio, um mês após o lançamento do novo álbum Human. :II: Nature, com shows marcados dia 9 no Espaço das Américas, em São Paulo e 10 no Vivo Rio, no Rio de Janeiro. As apresentações terão abertura de Marco Hietala, baixista do próprio Nightwish, em seu projeto paralelo.
Leia mais no Boletim do JF, disponível no link abaixo:
http://radiocatedraldorock.com/news-59-boletim-do-jf-04
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Charlie Sheen relembra encontro com Ozzy Osbourne em clínica de recuperação
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Dee Snider explica o que o fez mudar de ideia e reunir o Twisted Sister
Mike Portnoy conta como está sendo tocar músicas que o Dream Theater gravou com Mike Mangini
A banda de prog "definitiva" segundo Geddy Lee (e que muito fã não vai aceitar)
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
Kiss x Secos & Molhados: o fim da polêmica
A condição que fez Edu Ardanuy não aceitar voltar ao Dr. Sin
O que Pink Floyd quis dizer com 'Tired of lying in the sunshine' na letra de "Time"?
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Anette Olzon volta ao Brasil ano que vem para shows com orquestra e coral
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Nightwish: Participação de Dawkins em álbum irritou alguns fãs
Floor Jansen compartilha momento pós-treino e deixa fãs empolgados



