Nightwish: as duras críticas ao vício das redes sociais no novo single
Por Jorge Felipe Coelho
Fonte: Rádio Catedral do Rock
Postado em 06 de março de 2020
Após o lançamento de Decades: Live in Buenos Aires, álbum de 2019 que traz o registro de uma impecável apresentação ao vivo na capital da Argentina, o Nightwish aumenta a expectativa para a chegada de Human. :II: Nature, novo álbum de inéditas previsto para ser lançado no dia 10 de abril. A banda finlandesa de metal sinfônico retomou os holofotes com o clipe do novo single Noise, uma agressiva crítica à dependência virtual e tecnológica.
O vício das redes sociais e a série de transtornos de personalidade que podem decorrer desse, que é um dos maiores problemas do século XXI, são abordados na canção em frases como: "Tire uma selfie", "Deseje a máquina, venere a tela", Dê um zoom para detectar falha e miséria", "Você se tornou ferramenta de uma ferramenta" e "Tenha uma experiência de quase vida".
Já as frases "Seu espelho é negro, apenas uma cópia encara de volta / Para um escravo do admirável mundo novo" trazem duas importantes referências a saber: Black Mirror, famosa trama tecnológica da Netflix que faz no nome uma alusão à tela do celular e outros dispositivos eletrônicos com os quais passamos a maior parte do dia e que, no final das contas, são apenas um "espelho negro" quando desligados. E o cultuado livro de Aldoux Huxley, Admirável Mundo Novo, de 1932. Uma das maiores obras literárias do último século, o romance projetava uma forte mudança da sociedade, onde a verdadeira felicidade estaria totalmente dilacerada pela combinação entre condicionamento comportamental, dependência tecnológica e manipulação psicológica.
Enquanto isso, o clipe mostra cenas com pessoas fazendo selfies em busca de seus melhores ângulos. Altamente preocupadas em passar boa imagem nas redes sociais, há o contraste com a vida real, onde estão afundados em tristeza, depressão, ansiedade e uso de medicamentos. O retrato legítimo de uma sociedade que adoece cada vez mais ocupada à procura de likes em superexposição virtual, mas com a eterna sensação da falta de algo mais profundo em suas vidas. É aquela velha história do "parecer" em vez de "ser".
A nova música Noise é uma das mais radiofônicas no catálogo de metal sinfônico do Nightwish, com peso, orquestrações e refrão direto. Uma fórmula parecida com a utilizada em Amaranth e Dark Passion Play, por exemplo. Os membros Tuomas Holopainen (teclado), Emppu Vuorinen (guitarra), Marco Hietala (baixo/vocal), Troy Donockley (gaita/guitarra/vocal), Floor Jansen (vocal) e Kai Hahto (bateria) atuaram como personagens do clipe. Apesar de algumas críticas que acusavam "sexismo" por conta de closes mais íntimos, o vídeo foi bem produzido, tem ótima fotografia e buscou representar a raça humana escravizada pela tecnologia que ela mesma criou. Uma crítica válida e que pode fazer muita gente refletir sobre seus comportamentos e o que é realmente importante para si.
Cabe lembrar que o Nightwish passará pelo Brasil em maio, um mês após o lançamento do novo álbum Human. :II: Nature, com shows marcados dia 9 no Espaço das Américas, em São Paulo e 10 no Vivo Rio, no Rio de Janeiro. As apresentações terão abertura de Marco Hietala, baixista do próprio Nightwish, em seu projeto paralelo.
Leia mais no Boletim do JF, disponível no link abaixo:
http://radiocatedraldorock.com/news-59-boletim-do-jf-04
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps