Persona: Grata surpresa do norte africano
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 13 de abril de 2020
Duas coisas me chamaram a atenção na banda PERSONA. A primeira: esta banda é proveniente da Tunísia, no norte da África. Em tempos de globalização, isto nem deveria mais ser algo surpreendente, pois hoje temos bandas provenientes dos mais diferentes pontos da Terra. Seja como for, a Tunísia não é um país com muita tradição na música pesada (apesar de a banda MYRATH, que já se apresentou numa das edições do festival Wacken Open Air, também ser da Tunísia). A segunda coisa que me chamou a atenção: a banda tem como vocalista a talentosa Jelena Dobrić, nascida na Sérvia (mas, atualmente, residindo na Alemanha). A mim chama a atenção o fato de uma banda do norte da África ter como vocalista uma mulher, visto que por ali as mulheres não gozam da mesma autonomia que os homens. A vocalista Dobrić, como se não bastasse, é doutora em Engenharia Civil!
Mas, para nossa sorte, ela resolveu seguir carreira no Heavy Metal. E que decisão acertada! Dobrić se sai muitíssimo bem à frente do PERSONA. O primeiro álbum da banda, batizado como Elusive Reflections, foi lançado lá em 2016, recheado com dez músicas, músicas estas que já mostravam o excelente Power Metal mesclado com Gothic Metal que caracteriza até hoje o som da banda. Já no primeiro trabalho, a banda surpreendeu pela excelente qualidade de suas composições, sendo que nenhuma destas músicas chegava sequer a cinco minutos e meio de duração. Ponto positivo: músicas que não corriam o risco de se tornarem enjoativas e um álbum que não ultrapassava os 46 minutos de duração. Além disso, a qualidade das músicas já chamava a atenção: influência de música oriental, em algumas faixas, ótimo trabalho de guitarras e teclado se destacando. Destaque para a excelente faixa "Ageless" e as quatro seguintes, soando bem diferentes umas das outras, algo que é muito positivo. A vocalista se mostra tão eficiente ao longo do álbum, que sua voz se casa com perfeição com todas as faixas, por mais diferentes que estas sejam.
O segundo álbum do PERSONA foi lançado em setembro de 2017, contendo doze faixas. Foi um trabalho bem diferente do anterior: a profusão de teclado e piano tornou este trabalho algo único. De um modo geral, este álbum, batizado como Metamorphosis, nos presenteou com ótimas alternâncias entre momentos pesados e outros mais lentos, tudo mesclado a toques de Gothic Metal. Pode-se dizer que este trabalho é como uma corrente que não possui nenhum elo fraco: ou seja, todos os integrantes, aqui, cumprem muito bem o seu papel. A voz da vocalista Jelena Dobrić se mostra mais amadurecida e potente neste trabalho. Destaque também para o tecladista Walid Bessadok (que, infelizmente, já deixou a banda), cujo instrumento alternava com profissionalismo entre melodias lentas e melancólicas, saltando para passagens absolutamente esquizofrênicas. A temática do álbum também é digna de aplausos: ainda que metafórico, se refere a alguém com múltiplas personalidades ou possuído por vários demônios. A produção se mostrou surpreendente, pois todos os instrumentos são ouvidos o tempo todo, mesmo as partes mais pesadas. Resumindo: é um álbum completamente diferente de seu antecessor, evidentemente melhor.
Por fim, nos últimos dias de 2018, o PERSONA lançou um single, de nome Skeleton Dance. A música foi lançada para comemorar o Halloween. A mesma é um Power Metal bastante dinâmico e melódico, com riffs envolventes, solos de guitarra melódiosos, teclado magistralmente empregado e vocais entusiasmados. A música encontra o equilíbrio certo entre vocais cativantes e musicalidade tecnicamente impressionante. A única ressalva é que a atmosfera desta música não tem nada a ver com o Halloween, ainda que sua letra seja um pouco assustadora.
Integrantes atuais da banda PERSONA:
• Jelena Dobrić - Vocal;
• Melik Melek Khelifa - Guitarra;
• Yosri Ouada – Guitarra;
• Eike H. Nehen – Baixo;
• Simon Schröder – Bateria.
Discografia da banda PERSONA:
• Elusive Reflections (álbum) – 2016
• Metamorphosis (álbum) – 2017
• Skeleton Dance (single) – 2018
Bandas Similares:
• 7TH SYMPHONY, do Brasil;
• ANTILLIA, da Rússia;
• DARK MOOR, da Espanha;
• EDENBRIDGE, da Áustria;
• KOBRA AND THE LOTUS, do Canadá;
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps