Nirvana: criticado por defender Trump, Krist Novoselic diz que não apoia fascismo
Por Igor Miranda
Postado em 04 de junho de 2020
Krist Novoselic, famoso pelo trabalho como baixista do Nirvana, fez uma nova publicação nas redes sociais para esclarecer seu posicionamento a respeito dos protestos nos Estados Unidos. No início da semana, ele fez uma postagem elogiando um discurso do presidente Donald Trump, o que dividiu a opinião de seus seguidores no Facebook.
"Para esclarecer: como um independente declarado, não apoio um grande partido ou candidato. E é uma loucura ter que dizer isso, mas não apoio o fascismo e não apoio um estado autoritário. Acredito em uma sociedade civilizada e que todos tenhamos que trabalhar para isso. Amor e obrigado a quem quiser ler isso", afirmou Novoselic, em sua nova publicação. Vale destacar que o post antigo, em que fez elogio ao discurso de Trump, foi removido da rede social.
As manifestações nos Estados Unidos
Desde a última semana, manifestantes pedem pelo fim da violência contra a população negra nos Estados Unidos. Os protestos tiveram início após a morte de George Floyd, que, mesmo algemado, foi sufocado por minutos por um policial que colocou os joelhos no pescoço dele em Minneapolis.
Parte dos manifestantes tem causado tumulto, confronto com a polícia e depredação de imóveis e automóveis. Diante disso, Donald Trump anunciou, na última segunda-feira (1°), que enviará militares americanos às ruas caso prefeitos e governadores não impeçam a violência durante os protestos.
"Vou lutar para proteger vocês. Sou o presidente da lei e da ordem e aliado dos protestos pacíficos", afirmou, em seu discurso, o presidente americano, que tem sido criticado desde o início de seu mandato pelo tratamento a imigrantes e declarações consideradas polêmicas.
A postagem polêmica de Krist Novoselic
Também na segunda (1°), Krist Novoselic disse que "apesar de saber que muitos não suportam Donald Trump, ele mandou bem no discurso". "Viajei de Wahkiakum a Seattle e vi vários compatriotas de Washington na estrada. Não vi violência, mas a polícia fechou uma estação de recarregamento da Tesla em um shopping de Auburn. Passei por pessoas que já estão estressadas com a Covid. Agora, as redes e a TV repetem as imagens de um colapso social", disse, inicialmente.
O músico destaca: "Concordo que o presidente não deveria estar enviando tropas aos estados - e ele nem deve poder fazer isso legalmente falando -, mas o tom de seu discurso é forte e direto. Tenho visto as imagens e pensado no quanto o país está polarizado. Até usar máscaras médicas em público pode ser visto como uma afirmação política".
Por fim, a publicação de Krist aponta: "A violência, não os protestos, parece uma insurreição da esquerda. Imagine se as 'milícias patrióticas' fizessem esse inferno todo? Se fosse o caso, as pessoas de esquerda pediriam intervenção federal. A maior parte dos americanos quer paz em suas comunidades e o presidente Trump falou sobre esse desejo. Esqueça os detalhes legais que poucos compreendem - Trump disse que vai parar com a violência e isso é o que muitos desejam".
A postagem dividiu opiniões. Inicialmente, Krist Novoselic reagiu nos comentários dizendo que não votou em Donald Trump nas eleições de 2016, mas, sim, em Gary Johnson, ex-Republicano e candidato pelo Partido Libertário no ano em questão, obtendo 3,3% do eleitorado em votos.
Em outro comentário, respondendo a um fã que perguntou se o perfil em questão era uma paródia e não o oficial de Krist, ele declarou: "Não é um perfil de paródia - e, certamente, não é uma câmara oca que reproduz discurso partidário. Prefiro pensar por mim mesmo, obrigado".
Por fim, a repercussão fez com que Krist Novoselic apagasse a publicação no Facebook, deixando seu perfil privado, e a conta em outra rede social, o Twitter.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Krist Novoselic, baixista do Nirvana, elogia discurso de Trump contra protestos nos EUA
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A banda japonesa que Kurt Cobain adorava: "Ele chorava copiosamente com elas"
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
Site lista 3 bandas de rock clássico que fizeram sucesso nos anos 1990 e depois sumiram
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Krist Novoselic, baixista do Nirvana, comenta o suicídio de Cobain


