Nirvana: criticado por defender Trump, Krist Novoselic diz que não apoia fascismo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar Correções  

Krist Novoselic, famoso pelo trabalho como baixista do Nirvana, fez uma nova publicação nas redes sociais para esclarecer seu posicionamento a respeito dos protestos nos Estados Unidos. No início da semana, ele fez uma postagem elogiando um discurso do presidente Donald Trump, o que dividiu a opinião de seus seguidores no Facebook.

Nirvana: Krist Novoselic elogia discurso de Trump contra protestos nos EUAMarcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Para esclarecer: como um independente declarado, não apoio um grande partido ou candidato. E é uma loucura ter que dizer isso, mas não apoio o fascismo e não apoio um estado autoritário. Acredito em uma sociedade civilizada e que todos tenhamos que trabalhar para isso. Amor e obrigado a quem quiser ler isso", afirmou Novoselic, em sua nova publicação. Vale destacar que o post antigo, em que fez elogio ao discurso de Trump, foi removido da rede social.

As manifestações nos Estados Unidos

Desde a última semana, manifestantes pedem pelo fim da violência contra a população negra nos Estados Unidos. Os protestos tiveram início após a morte de George Floyd, que, mesmo algemado, foi sufocado por minutos por um policial que colocou os joelhos no pescoço dele em Minneapolis.

Parte dos manifestantes tem causado tumulto, confronto com a polícia e depredação de imóveis e automóveis. Diante disso, Donald Trump anunciou, na última segunda-feira (1°), que enviará militares americanos às ruas caso prefeitos e governadores não impeçam a violência durante os protestos.

"Vou lutar para proteger vocês. Sou o presidente da lei e da ordem e aliado dos protestos pacíficos", afirmou, em seu discurso, o presidente americano, que tem sido criticado desde o início de seu mandato pelo tratamento a imigrantes e declarações consideradas polêmicas.

A postagem polêmica de Krist Novoselic

Também na segunda (1°), Krist Novoselic disse que "apesar de saber que muitos não suportam Donald Trump, ele mandou bem no discurso". "Viajei de Wahkiakum a Seattle e vi vários compatriotas de Washington na estrada. Não vi violência, mas a polícia fechou uma estação de recarregamento da Tesla em um shopping de Auburn. Passei por pessoas que já estão estressadas com a Covid. Agora, as redes e a TV repetem as imagens de um colapso social", disse, inicialmente.

Nirvana: Krist Novoselic elogia discurso de Trump contra protestos nos EUANirvana
Krist Novoselic elogia discurso de Trump contra protestos nos EUA

O músico destaca: "Concordo que o presidente não deveria estar enviando tropas aos estados - e ele nem deve poder fazer isso legalmente falando -, mas o tom de seu discurso é forte e direto. Tenho visto as imagens e pensado no quanto o país está polarizado. Até usar máscaras médicas em público pode ser visto como uma afirmação política".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por fim, a publicação de Krist aponta: "A violência, não os protestos, parece uma insurreição da esquerda. Imagine se as 'milícias patrióticas' fizessem esse inferno todo? Se fosse o caso, as pessoas de esquerda pediriam intervenção federal. A maior parte dos americanos quer paz em suas comunidades e o presidente Trump falou sobre esse desejo. Esqueça os detalhes legais que poucos compreendem - Trump disse que vai parar com a violência e isso é o que muitos desejam".

A postagem dividiu opiniões. Inicialmente, Krist Novoselic reagiu nos comentários dizendo que não votou em Donald Trump nas eleições de 2016, mas, sim, em Gary Johnson, ex-Republicano e candidato pelo Partido Libertário no ano em questão, obtendo 3,3% do eleitorado em votos.

Em outro comentário, respondendo a um fã que perguntou se o perfil em questão era uma paródia e não o oficial de Krist, ele declarou: "Não é um perfil de paródia - e, certamente, não é uma câmara oca que reproduz discurso partidário. Prefiro pensar por mim mesmo, obrigado".

Por fim, a repercussão fez com que Krist Novoselic apagasse a publicação no Facebook, deixando seu perfil privado, e a conta em outra rede social, o Twitter.



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Nirvana: Krist Novoselic elogia discurso de Trump contra protestos nos EUANirvana
Krist Novoselic elogia discurso de Trump contra protestos nos EUA

Mark Lanegan: como ele lidou com perda de Cobain após ignorar ligação no dia da morteMark Lanegan
Como ele lidou com perda de Cobain após ignorar ligação no dia da morte

Bruce Dickinson: como seria se ele cantasse Smells Like Teen Spirit? (vídeo)Bruce Dickinson
Como seria se ele cantasse "Smells Like Teen Spirit"? (vídeo)

Weezer: vocalista da banda grava cover de "Heart-Shaped Box", do Nirvana

Kurt Cobain: violão do Unplugged em leilão havia sido perdido pela filha em divórcioKurt Cobain
Violão do Unplugged em leilão havia sido perdido pela filha em divórcio

Nirvana: violão utilizado por Kurt em acústico será leiloado por quantia milionáriaNirvana
Violão utilizado por Kurt em acústico será leiloado por quantia milionária

Dave Grohl: ele curtiu live de Post Malone e Travis Barker tocando sons do NirvanaDave Grohl
Ele curtiu live de Post Malone e Travis Barker tocando sons do Nirvana

Canal NB: O desastroso cover de Nirvana por Puddle Of Mudd (vídeo)

Mark Lanegan: A culpa por não ter atendido ligação de Kurt Cobain no dia da morteMark Lanegan
A culpa por não ter atendido ligação de Kurt Cobain no dia da morte

Capas de discos: fãs estão recriando artes de álbuns clássicos durante isolamentoCapas de discos
Fãs estão recriando artes de álbuns clássicos durante isolamento


Nirvana: a banalização do estupro em Rape MeNirvana
A banalização do estupro em "Rape Me"

Fertilidade: Metallica e Nirvana podem ajudar embriões in vitroFertilidade
Metallica e Nirvana podem ajudar embriões in vitro


Marcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron MaidenMarcelo Maiden
Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden

Journey: o famoso erro geográfico em Don't Stop Believin'Journey
O famoso erro geográfico em "Don't Stop Believin'"


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline