Cafuá: Banda lança clipe com convidado internacional e participação do público
Por Thiago Righi
Postado em 20 de julho de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O Cafuá está lançando seu novo single, a música Bembaliá. A gravação traz como convidado especial Djanko Camara, cantor, percussionista e bailarino da Guiné. Djanko atua também no clipe de Bembaliá, que contou, ainda, com a participação do público, que durante a quarentena da pandemia da Covid-19 enviou vídeos à banda.
O clipe estava sendo rodado pela fotógrafa Lara Chang quando a epidemia do novo Corona vírus ganhou força e chegou ao Brasil. E, assim como muitas coisas e histórias, por conta da pandemia o caminho do clipe tomou um rumo diferente do originalmente planejado. Surgiu a ideia, então, de convidar o público a enviar vídeos nos quais se dançava ao som de Bembaliá, e que fossem gravados a partir de suas respectivas casas, durante a quarentena. Com toda a pluralidade e riqueza do material recebido, o clipe de Bembaliá ganhou novas narrativas, cores, danças, movimentos, sentidos. Ganhou-se em diversidade. Ganhou‐se em união.
No idioma-mãe de Djanko "Bembaliá" significa unir. União é o que, hoje, nos é mais urgente, necessário, libertador. Unirmos‐nos, ainda que fisicamente distantes, é nossa maior garantia de que tudo isso logo passará; e de que dias mais iluminados e promissores virão.
A música foi produzida por Guilherme Chiappetta e traz, além de Djanko Camara nos vocais, Thiago Righi na guitarra, Guilherme Chiappetta no baixo elétrico, Julio Astral e Luca Bedenha Foli ao djembê, Fernanda Ribeiro encarregando-se de percussão e voz, Samuel Ramos do saxofone e Geh Paes do trombone. O novo single é um lançamento do selo Pipa Music e está disponível em todas as plataformas digitais. O clipe pode ser visto no Youtube, por meio do link (link).
Sobre o Cafuá
Idealizado por Guilherme Chiappetta e Thiago Righi, o Cafuá é um grupo de música instrumental minimalista autoral, criado em 2016 na cidade de Botucatu. Se a origem banto do nome do grupo não esconde uma de suas fontes de inspiração, também não as revela por completo. A partir de influências diversas, tais como Steve Reich, Fela Kuti, Ali Farka Touré, John Coltrane, Bocato, o Cafuá cria um som dançante, envolvente, contagiante. Sua ritualística, seus ritmos e tempos cíclicos vêm da África; suas melodias, da música ocidental. Seus mantras e repetições propõem algo de meditativo, evocam contemplação, transcendência. Com sua instrumentação suis generis, o Cafuá lançou seu primeiro EP em agosto de 2018, realizou uma série de shows em Botucatu e em Sescs (Bauru, Santana-SP, São José dos Campos) - participando, inclusive, do Festival Rio Sesc Jazz (SESC Quitandinha, Petrópolis-RJ), e teve seu primeiro clipe eleito pelo portal Pipoca Moderna como um dos 20 melhores clipes de 2017.
Saiba mais:
www.cafua.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps