J-Fora Kei: documentário sobre Visual Kei no Brasil (na íntegra)
Por Marcos Vinicius
Postado em 17 de julho de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Dirigido por Leonardo Amorim, Roteiro e pesquisa de Marcos Vinícius e Arte por Gabriel Patrocínio, o documentário J-Fora Kei estreou dia 27/10 no Primeiro Plano Festival de Cinema (2017) e também participou do Kinolikbez X (2019) – Festival de Documentários de São Petersburgo na Rússia.
Além de rememorar um pouco das experiências vividas por jovens músicos Brasileiros que compartilhavam o mesmo encantamento pelo Visual Kei do Rock Japonês, o objetivo da produção 100% independente é também descrever as reações do público à exótica cena musical formada na cidade mineira de Juiz de Fora pelas bandas DREIZEHN XIII, H.Y.D.R.A, SH.U.RA e VIVID COLORS.
A ideia para o título do documentário "J-Fora Kei" foi de misturar o nome da cidade, berço da cena, com a sigla J-Rock (abreviatura para Japanese Rock, nome dado ao rock feito no Japão). Tudo isso adicionando a palavra Japonesa "Kei", emprestada do Visual Kei, que significa estilo.
O que é o Visual Kei?
Visual kei (visual kei/bijuaru kei?, "linhagem visual" ou "estilo visual"), ou Visual Rock, é uma subcultura surgida no Japão na década de 1980. Consiste na mistura de diversas vertentes musicais do Rock (como heavy metal e punk), e muitas vezes de referências da música clássica Europeia.
Algumas bandas consideradas as idealizadoras do movimento são: X JAPAN, D’ERLANGER, DEAD END e BUCK-TICK. (fonte: wikipedia)
J-FORA KEI: A Cena local.
"De tudo o que foi criado, permanecem os singles gravados, as experiências de vida e as amizades. Acreditamos ser relevante compartilhar essa nossa história pois mostra um pouco mais do que foi, e ainda é, produzido de forma independente na nossa cidade de Juiz de Fora.
Agradecemos a todos que contribuíram para que o documentário acontecesse. Investimos os últimos 2 anos inscrevendo o nosso material em festivais de cinema mundo afora e tivemos êxito. Agora é hora de disponibilizá-lo online.
Agradecimento especial pela legenda em Japonês aos professores Thais Favero e Andrey Melo, professor de língua Japonesa em Juiz de Fora e a Olga Lobanova pela legenda em Russo.
No link do filme no YouTube está disponibilizado para Download Gratuito o nosso álbum digital com a trilha sonora do documentário.
Documentário abaixo.
FONTE:
https://www.hwstar.com.br/news/highwayblog/documentario-independente-fala-sobre-movimento-do-visual-kei-no-brasil/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps