Rush: bateria isolada de "2112" é tão incrível que até a banda compartilha
Por Igor Miranda
Postado em 16 de julho de 2020
Neil Peart foi, sem dúvidas, um dos grandes bateristas da história do rock - para muitos, o maior. Ainda que muitos fãs estejam acostumados com o talento do músico, que faleceu no início de 2020, impressiona quando temos uma amostra isolada de sua capacidade.
O site "Far Out Magazine" divulgou, em um artigo, o áudio da bateria isolada de "2112", faixa épica do Rush lançada no álbum de mesmo título, em 1976. A gravação está disponível no YouTube desde 2011.
"No áudio, é possível ouvir não apenas a raiva e a frustração da banda, mas a luta no coração do sentimento dessa música. O fato de podermos ouvir essas nuances por meio da performance de Peart em um set de bateria é realmente mágico. Enquanto inúmeros grupos e bateristas tentaram imitá-lo, é quase impossível estar no mesmo patamar de um verdadeiro grandioso", diz o texto.
A gravação é tão impressionante que o próprio Rush resolveu compartilhar em sua página no Twitter. No título, lê-se: "A bateria isolada de Neil Peart no clássico do Rush, '2112', vai te deixar arrepiado".
Ouça a bateria isolada de "2112" a seguir:
Confira a publicação feita pelo Rush, com o artigo da "Far Out Magazine":
Neil Peart no dia 7 de janeiro, aos 67 anos, em decorrência de um agressivo câncer cerebral, chamado glioblastoma. A notícia só foi divulgada três dias depois, em 10 de janeiro.
O baterista lutou contra o tumor por 3 anos. O Rush encerrou atividades em 2015, devido a problemas de Peart na coluna.
Um dos maiores bateristas da história do rock, Neil Peart entrou para o Rush em 1974, logo após o primeiro álbum ter sido lançado. Desde então, além das baquetas, ele assumiu a parte de composição das letras.
O vocalista e baixista Geddy Lee e o guitarrista Alex Lifeson têm se mantido reclusos desde a morte de Neil Peart. Lifeson chegou a dizer, em entrevista ao programa de rádio "Talkin' Golf With Ann Liguori", que não se sente mais motivado a tocar desde que o amigo faleceu.
"Tem sido difícil. Depois que Neil faleceu, toquei guitarra poucas vezes. Não me sinto inspirado e motivado. Foi a mesma coisa quando a filha de Neil morreu em um acidente de carro, em 1997. Não toquei por um ano. Não sinto vontade em meu coração agora", afirmou.
Lifeson complementou que, nos últimos tempos, sempre quando pega uma guitarra, fica sem saber o que tocar e a guarda após 10 minutos. "Normalmente, fico tocando por horas sem perceber a hora passar", disse.
O músico acredita que o vocalista e baixista Geddy Lee, também do Rush, tem se dedicado a outros trabalhos, o que também deve indicar a falta de motivação do parceiro para outros projetos musicais. "Geddy está trabalhando no livro dele há alguns anos. É um livro fabuloso e quando ele o concluiu, fez turnê por um ano para promovê-lo. Sempre que falo com ele sobre voltar a tocar, ele diz: 'quando eu acabar isso'. E algo novo sempre aparece. Não sei se existe motivação entre nós para fazer algo agora. Temos orgulho do que fizemos e ainda amamos música, mas é diferente agora", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
O disco dos Rolling Stones que Mick Jagger mais odiou gravar; "As relações eram terríveis"
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões

Neil Peart: quando o baterista do Rush se perdeu em viagem de moto no Brasil
Rush: Alex Lifeson está desmotivado a tocar após morte de Neil Peart
Geddy Lee e seu disco preferido do Pink Floyd; "me cativou e incendiou a imaginação"
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
O álbum estranho dos anos oitenta que se tornou um dos grandes favoritos de Alex Lifeson
Rush compartilha mensagem aos fãs após primeiros shows da turnê "Fifty Something"
As 42 músicas que o Rush nunca tocou ao vivo - e que ainda podem aparecer na nova turnê
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
Rush toca "A Farewell to Kings" pela primeira vez desde 1979
Rush: em vídeo, dez vezes que Neil Peart foi o maior baterista do planeta


