Metallica: como empresário fez banda usar "The Ecstasy of Gold" para abrir shows
Por Igor Miranda
Postado em 11 de julho de 2020
Desde 1983, o Metallica usa "The Ecstasy of Gold", composição de Ennio Morricone para o filme "Il buono, il brutto, il cattivo" ("Três Homens em Conflito" / "The Good, the Bad and the Ugly"), na abertura de seus shows. A ideia surgiu do empresário Jon "Jonny Z" Zazula, que falou sobre o assunto em recente entrevista ao Loudwire.
Jonny Z comentou que sempre foi um grande fã de Ennio Morricone. "Eu estava procurando por uma música de introdução para tocar antes da performance do Metallica no palco. Algo emocionante para deixar a plateia preparada", disse.
O empresário contou que pensou, inicialmente, em outra composição de Ennio Morricone. "Eu estava discutindo a possibilidade de usar 'The Trio' (do mesmo filme), por causa das cornetas na parte final da música. Porém, 'The Ecstasy of Gold' acabou vencendo", afirmou.
Em 2014, o vocalista e guitarrista James Hetfield também explicou a origem de "The Ecstasy of Gold" nos shows do Metallica durante uma participação no festival de cinema de Mill Valley. Na ocasião, ele também creditou a ideia a Jonny Z - e chegou a dizer que foi uma das melhores coisas que o empresário fez para a banda.
De início, Hetfield conta que era fã dos filmes de Clint Eastwood, protagonista de "Il buono, il brutto, il cattivo". "Não lembro qual foi a primeira vez que assisti, mas virei fã de Clint Eastwood. Foi um dos meus primeiros mentores, alguém que eu queria imitar. Eu me identifiquei com cada personagem nesse filme: o bom, o mau e o feio. Cada um tinha sua maneira de sobreviver: como encaravam o deserto, a guerra e tudo o mais. E, claro, Clint era o cara mais legal", declarou.
Por já conhecer o filme, o músico não estranhou a ideia de ter "The Ecstasy of Gold" para abrir os shows - especialmente porque a ideia anterior não era das melhores. "Na parte do filme em que toca 'The Ecstasy of Gold', ela passa aquela sensação de tensão, quase de euforia. Tentamos transmitir isso ao público. Virou nossa introdução fixa porque a primeira ideia de introdução era horrível: um coração batendo e ficando cada vez mais rápido. Nosso primeiro empresário disse: 'isso é uma m*rda, vocês podem fazer melhor que isso'. Então, ele nos sugeriu 'The Ecstasy of Gold' e foi uma das melhores coisas que ele já fez, comentou.
Em 2007, o Metallica chegou a regravar "The Ecstasy of Gold", com instrumentos e tudo o mais, para o álbum "We All Love Ennio Morricone" (2007), em tributo a Ennio Morricone. A banda também tocou essa versão, ao vivo, em shows.
Ennio Morricone nos deixou
Ennio Morricone morreu no último dia 6 de julho, aos 91 anos, na Itália. O artista faleceu após complicações causadas por um acidente doméstico - ele sofreu uma queda em casa e fraturou o fêmur.
Ao longo de sua carreira, Morricone criou trilhas sonoras para mais de 500 filmes e programas de TV. Era conhecido, especialmente, por seu trabalho em longas do chamado "spaghetti western", gênero na pegada velho oeste, mas ao estilo italiano.
Além do Metallica, bandas como Ramones, Dire Straits e Muse já tocaram algumas de suas composições em shows, seja na abertura ou no encerramento.
Porém, a ligação com o Metallica sempre foi muito forte, já que a música abriu todos os shows da banda desde 1983. Não à toa, os músicos fizeram homenagens a Ennio Morricone quando a notícia de seu falecimento foi divulgada. James Hetfield chegou a publicar um texto nas redes sociais.
"O dia que tocamos 'The Ecstasy of Gold' como nossa nova introdução em 1983 foi mágico! Desde então, tornou-se parte do nosso ritual pré-show com respiração profunda, cumprimentos com os punhos e orações. Cantei essa melodia milhares de vezes para aquecer minha garganta antes de ir para o palco. Obrigado, Ennio, por nos empolgar, sendo uma grande parte de nossa inspiração e de nossa ligação entre banda, equipe e fãs. Sempre vou me lembrar de você como parte da família Metallica. Descanse em paz, Maestro Morricone", afirma Hetfield.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Metallica: Por que Ecstasy of Gold abre os shows?
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger", segundo Lars Ulrich
Kirk Hammett diz se impressionar com guitarristas jovens do YouTube: "Alguns são incríveis…"
A reação dos membros do Paradise Lost quando foram chamados de "o novo Metallica"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
"72 Seasons", do Metallica, é pior que "Lulu", segundo lista da revista SPIN
O Rock in Rio em que James Hetfield tentou entrar no mosh durante show de outra banda


