Ennio Morricone: James Hetfield, do Metallica, faz homenagem ao compositor
Por Igor Miranda
Postado em 06 de julho de 2020
Os perfis do Metallica nas redes sociais publicaram duas homenagens ao compositor italiano Ennio Morricone, falecido, nesta segunda-feira (6), aos 91 anos. Uma das postagens é assinada pelo vocalista e guitarrista da banda, James Hetfield.
Na primeira publicação, o Metallica fala sobre a morte de Ennio Morricone de forma geral, em nome dos integrantes. "Descanse em paz, Ennio Morricone. Sua carreira foi lendária, suas composições foram atemporais. Obrigado por estabelecer o clima para tantos de nossos shows desde 1983", afirma a banda, que passou a colocar "The Ecstasy of Gold" para tocar antes do início das apresentações a partir do ano citado.
Uma hora depois, foi divulgado um texto assinado por James Hetfield. "O dia que tocamos 'The Ecstasy of Gold' como nossa nova introdução em 1983 foi mágico! Desde então, tornou-se parte do nosso ritual pré-show com respiração profunda, cumprimentos com os punhos e orações. Cantei essa melodia milhares de vezes para aquecer minha garganta antes de ir para o palco. Obrigado, Ennio, por nos empolgar, sendo uma grande parte de nossa inspiração e de nossa ligação entre banda, equipe e fãs. Sempre vou me lembrar de você como parte da família Metallica. Descanse em paz, Maestro Morricone", afirma Hetfield.
Outros músicos conhecidos do rock fizeram publicações para lamentar a morte de Ennio Morricone. "Muito triste por acordar com as notícias do falecimento de Ennio Morricone. A música dele levou aqueles filmes a outro nível", disse Charlie Benante, baterista do Anthrax. "Um gigante. [...] Em minha mente, ele fica ao lado do grande Bernard Hermann no que diz respeito à arte de composição para filmes", afirmou Vernon Reid, guitarrista do Living Colour. Slash, integrante do Guns N' Roses, também postou uma homenagem.
Veja:
Um dos mais celebrados compositores de trilhas sonoras da história do cinema, Ennio Morricone morreu nesta segunda-feira (6), aos 91 anos, na Itália. O artista faleceu após complicações causadas por um acidente doméstico - ele sofreu uma queda em casa e fraturou o fêmur.
Ao longo de sua carreira, Morricone criou trilhas sonoras para mais de 500 filmes e programas de TV. Era conhecido, especialmente, por seu trabalho em longas do chamado "spaghetti western", gênero na pegada velho oeste, mas ao estilo italiano.
Entre algumas de suas trilhas mais celebradas, estão os trabalhos nos filmes "Il buono, il brutto, il cattivo" ("Três Homens em Conflito" / "The Good, the Bad and the Ugly"), "Per un pugno di dollari" ("Por um Punhado de Dólares") e " Per qualche dollaro in più" ("Por Uns Dólares a Mais"). Todos os longas mencionadas têm direção de Sergio Leone e trazem Clint Eastwood como protagonista.
Além do Metallica, diversas bandas foram influenciadas pela obra de Ennio Morricone. Entre eles, estão Ramones (que usava "The Ecstasy of Gold" para encerrar shows), Muse, Bruce Springsteen, Dire Straits, Roger Waters e Radiohead, entre outros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps