Testament: Eric Peterson relembra período mais turbulento da carreira da banda
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de agosto de 2020
Não há dúvidas que o TESTAMENT é um dos maiores nomes da historia do thrash metal. Desde o final dos anos 1980,a banda coleciona ótimos discos, que ajudaram a escrever a historia do estilo.
Apesar de estar na ativa até hoje e ser um dos maiores nomes do thrash, a trajetória do grupo nem sempre foi um mar de rosas. Durante a caminhada que passa dos 30 anos, um período em especial foi turbulento na história do TESTAMENT: os anos 1990. Trocas de integrantes, fracassos comerciais e problemas de saúde foram algumas das pedras no caminho da banda.
O guitarrista e membro fundador da banda Eric Peterson falou sobre o período para a revista Guitar World. Tudo começou com as baixas vendas do álbum "The Ritual", quinto trabalho de estúdio do TESTAMENT. "Lembro-me da Atlantic Records nos dizendo que tínhamos vendido apenas cerca de 250.000 discos naquele ano - o que seria incrível agora [risos] - e estávamos desanimados com isso". Ironicamente, em "The Ritual" a banda explora um lado mais melódico e até mesmo comercial.
Além das baixas vendas, as trocas de integrantes começaram a atrapalhar os planos do TESTAMENT, que chegou a sofrer baixas até mesmo em seu staff. "Perdemos nosso empresário naquela época, Alex [Skolnick, guitarrista] nos disse que esta seria sua última turnê com o TESTAMENT, e Lou [Louie Clemente, baterista original] saiu - então tudo estava meio que desmoronando naquela época, mas nós ainda estavam esperançosos", disse Eric.
Após todas essas cacetadas da vida, o TESTAMENT seguiu seu caminho e lançou alguns dos discos mais pesados de sua carreira. "Mas mesmo depois de tudo isso, continuamos e ficamos pesados de novo, e acho que foi o início do novo TESTAMENT. Desenvolvemos um som mais moderno e tínhamos mais influência do black e do death metal, embora tenhamos ainda éramos uma banda de thrash. Só não estávamos tentando ser politicamente corretos com nossas letras e tudo mais - quero dizer, vamos lá, lançamos um disco chamado 'Demonic'. [risos]".
O disco em questão foi lançado em 1997, mas algum tempo depois, outro duro golpe atingiu o grupo: o vocalista Chuck Billy foi diagnosticado com câncer em 2000."Então mudamos algumas coisas, mudamos a forma como fazíamos negócios e formamos nossa própria gravadora e coisas assim - e quando parecia que tínhamos conseguido as coisas de novo, foi quando Chuck adoeceu".
Felizmente, Chuck conseguiu se curar e o TESTAMENT aos poucos foi se levantando, mesmo que aos trancos e barrancos. "Nesse ponto, tínhamos passado por dois guitarristas diferentes, muitos bateristas, estávamos tendo problemas com nosso baixista original [Greg Christian] - e não tínhamos certeza do que íamos fazer. Então, acabamos fazendo um álbum chamado 'First Strike Still Deadly' [2001], que continha versões regravadas de algumas de nossas canções mais antigas".
As coisas aparentemente ficaram muito melhores para o TESTAMENT, que neste século, lançou os ótimos "The Formation of Damnation" (2008),"Dark Roots of Earth" (2012),"Brotherhood of the Snake" (2016), além de "Titans of Creation", lançado em abril deste ano.
Atualmente, a formação do TESTAMENT conta com Eric Peterson e Alex Skolnick nas guitarras, Steve Digiorgio no baixo, Chuck Billy nos vocais e Gene Hoglan na bateria.
FONTE: Blabbermouth e Guitar World
https://www.blabbermouth.net/news/eric-peterson-reflects-on-testaments-darkest-period/) https://www.guitarworld.com/features/testaments-alex-skolnick-and-eric-peterson-on-creating-turbulent-music-for-turbulent-times
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
A música do Motörhead que vocalista do Paradise Lost considera "sensual"
A música do Guns N' Roses em que Axl Rose queria algo de "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana
Slayer e Metallica de odiavam, segundo vocalista do Machine Head
Os 10 melhores álbuns de 2025, segundo Mike Portnoy do Dream Theater
O único instrumento que Gerson Conrad, do Secos & Molhados, era proibido de tocar
O dia em que Jim Carrey defendeu Cameron Diaz após rockstar tentar beijá-la à força
A música do Motörhead que marcou a vida de Marko Hietala, ex-baixista do Nightwish
A banda que lançou o "Master of Puppets" do novo milênio; "James disse que curtiu, pronto!"
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"
Os 3 álbuns que decepcionaram em 2025, segundo o Ibagenscast (um é do Angraverso)
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns
Como o tempo provou que o desapego do Lynyrd Skynyrd fazia todo o sentido

O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
A música do Testament que expressa a luta dos povos indígenas
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
Thrash metal: dez grandes álbuns do estilo que foram lançados em 1990
Dave Mustaine afirma que gostou de Steve DiGiorgio, mas não quis o "roubar" do Testament


