Testament: Eric Peterson relembra período mais turbulento da carreira da banda
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de agosto de 2020
Não há dúvidas que o TESTAMENT é um dos maiores nomes da historia do thrash metal. Desde o final dos anos 1980,a banda coleciona ótimos discos, que ajudaram a escrever a historia do estilo.
Apesar de estar na ativa até hoje e ser um dos maiores nomes do thrash, a trajetória do grupo nem sempre foi um mar de rosas. Durante a caminhada que passa dos 30 anos, um período em especial foi turbulento na história do TESTAMENT: os anos 1990. Trocas de integrantes, fracassos comerciais e problemas de saúde foram algumas das pedras no caminho da banda.
O guitarrista e membro fundador da banda Eric Peterson falou sobre o período para a revista Guitar World. Tudo começou com as baixas vendas do álbum "The Ritual", quinto trabalho de estúdio do TESTAMENT. "Lembro-me da Atlantic Records nos dizendo que tínhamos vendido apenas cerca de 250.000 discos naquele ano - o que seria incrível agora [risos] - e estávamos desanimados com isso". Ironicamente, em "The Ritual" a banda explora um lado mais melódico e até mesmo comercial.
Além das baixas vendas, as trocas de integrantes começaram a atrapalhar os planos do TESTAMENT, que chegou a sofrer baixas até mesmo em seu staff. "Perdemos nosso empresário naquela época, Alex [Skolnick, guitarrista] nos disse que esta seria sua última turnê com o TESTAMENT, e Lou [Louie Clemente, baterista original] saiu - então tudo estava meio que desmoronando naquela época, mas nós ainda estavam esperançosos", disse Eric.
Após todas essas cacetadas da vida, o TESTAMENT seguiu seu caminho e lançou alguns dos discos mais pesados de sua carreira. "Mas mesmo depois de tudo isso, continuamos e ficamos pesados de novo, e acho que foi o início do novo TESTAMENT. Desenvolvemos um som mais moderno e tínhamos mais influência do black e do death metal, embora tenhamos ainda éramos uma banda de thrash. Só não estávamos tentando ser politicamente corretos com nossas letras e tudo mais - quero dizer, vamos lá, lançamos um disco chamado 'Demonic'. [risos]".
O disco em questão foi lançado em 1997, mas algum tempo depois, outro duro golpe atingiu o grupo: o vocalista Chuck Billy foi diagnosticado com câncer em 2000."Então mudamos algumas coisas, mudamos a forma como fazíamos negócios e formamos nossa própria gravadora e coisas assim - e quando parecia que tínhamos conseguido as coisas de novo, foi quando Chuck adoeceu".
Felizmente, Chuck conseguiu se curar e o TESTAMENT aos poucos foi se levantando, mesmo que aos trancos e barrancos. "Nesse ponto, tínhamos passado por dois guitarristas diferentes, muitos bateristas, estávamos tendo problemas com nosso baixista original [Greg Christian] - e não tínhamos certeza do que íamos fazer. Então, acabamos fazendo um álbum chamado 'First Strike Still Deadly' [2001], que continha versões regravadas de algumas de nossas canções mais antigas".
As coisas aparentemente ficaram muito melhores para o TESTAMENT, que neste século, lançou os ótimos "The Formation of Damnation" (2008),"Dark Roots of Earth" (2012),"Brotherhood of the Snake" (2016), além de "Titans of Creation", lançado em abril deste ano.
Atualmente, a formação do TESTAMENT conta com Eric Peterson e Alex Skolnick nas guitarras, Steve Digiorgio no baixo, Chuck Billy nos vocais e Gene Hoglan na bateria.
FONTE: Blabbermouth e Guitar World
https://www.blabbermouth.net/news/eric-peterson-reflects-on-testaments-darkest-period/) https://www.guitarworld.com/features/testaments-alex-skolnick-and-eric-peterson-on-creating-turbulent-music-for-turbulent-times
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O dia em que Romário foi assistir a um show do U2 - e não gostou do que viu
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Matt Tuck fala sobre show com Limp Bizkit no Brasil e a morte de Sam Rivers
A música que era country, mas acabou virando um clássico do rock progressivo
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
Plano do Pantera era dar um tempo após "Reinventing the Steel", segundo Rex Brown

O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
Os 50 melhores discos de 2025, de acordo com a Metal Hammer
A "canção de amor" do Testament que, na verdade, fala sobre o planeta Terra
Do Metallica ao Angra - passando por outras bandas -, um breve resumo do "Megadethverso"
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
David Ellefson relembra show que Megadeth fez como trio ao lado de Exodus e Testament
Contra-baixo: as melhores introduções do Heavy Metal


