Paulo Faria: Redator lança livro em que satiriza a política e o patrulhamento
Por Junior Santos
Postado em 26 de agosto de 2020
Colaborador do Whiplash.Net lança livro em que satiriza a política nacional e a patrulha do politicamente correto. O autor ainda prepara uma biografia da banda mineira de gothic/doom metal Silent Cry e um livro sobre os mais melancólicos álbuns de gothic/doom metal, darkwave e atmospheric music.
Rock’n’roll e consciência política sempre andaram em sintonia. Não são poucas as canções do gênero que dão aquela enquadrada em nossos ilustres – para não dizer outra coisa – representantes nos poderes executivo e legislativo. Por isso, foi algo bem natural o lado contestatório de Paulo Faria ter acompanhado também a sua verve roqueira.
Esta última faceta nós conhecemos bem por meio dos artigos que ele publica há mais de oito anos no Whiplash. Mas graças a um livro lançado esta semana o leitor vai ver que o nosso colunista também é bastante eficiente ao destilar seu humor ácido – que dá o tom dos textos publicados aqui no site – para outros temas que não a música.
A Arte do Sarcasmo: Da Viva Alma Mais Honesta do Universo ao Capitão Cloroquina é a primeira publicação de Faria, e reúne textos que passeiam de forma crítica e debochada pelos mais recentes episódios da política brasileira, além de ironizar o discurso do politicamente correto.
E nenhum personagem do cenário público atual passa incólume pelo olhar atento e debochado de Faria. É o caso do artigo "Lula, o sociopata", no qual demonstra insatisfação em relação à decisão do Supremo Tribunal Federal, a qual impediu de "deixar engaiolado o Pai dos pobres que conseguiu o milagre da multiplicação dos miseráveis".
Já em "As desventuras do Capitão Cloroquina" o presidente Jair Bolsonaro é criticado pela forma desastrada com que conduz o país em meio à pandemia, ao "queimar dia após dia seus aliados, correr do Queiroz e colar com gente do naipe de Carlos Marun". Em outro texto, o "mito" é classificado como "uma fraude, um engodo, um charlatão, um imbecil".
Além dos personagens que inspiraram o título do livro, em A Arte do Sarcasmo ainda é possível conhecer a "múmia falastrona" Fernando Henrique Cardoso, os "pacifistas do ódio", a "hipocrisia do ativista", a "moralidade relativa" – desencadeada "quando a polícia resolveu meter a cara com um mineirinho safadinho e um vampirão" [uma referência ao episódio da delação do dono da JBS envolvendo Aécio Neves e Michel Temer] – além de outros temas, todos abordados com doses cavalares de sarcasmo e bom humor.
Nem mesmo Roger Waters escapa ao estilo ferino de Paulo Faria. Sem desmerecer o talento para a música do ex-Pink Floyd, Faria o chama de "pateta do ano", numa referência à adesão do cantor ao movimento #elenão quando de sua última passagem pelo Brasil. Na opinião ao autor, o artista inglês "tem fetiche pela miséria terceiro-mundista e por engajamentos inúteis" e "sua hipocrisia é do tamanho de sua conta bancária".
Enfim, como o autor deixa bem claro logo no início do livro, a obra "não tem qualquer pretensão de conscientização política", mas tão apenas "desvendar falsos mitos e destronar a hipocrisia" e tratar as figuras medonhas deste país com o mesmo desprezo e sarcasmo que dispensam a nós.
É com essas advertências em mente que devemos nos enveredar pela leitura de A Arte do Sarcasmo: Da Viva Alma Mais Honesta do Universo ao Capitão Cloroquina.
E como nem só de política vive Paulo Faria, ele prepara mais duas publicações: uma biografia da banda mineira de doom/gothic metal, Silent Cry – chancelada pelo fundador do grupo Dilpho Castro – e A Arte da Melancolia, que analisa os mais melancólicos álbuns de gothic/doom metal, darkwave e atmospheric music.
A Arte do Sarcasmo: Da Viva Alma Mais Honesta do Universo ao Capitão Cloroquina está disponível nas versões física e digital (e-book) na Amazon e no Mercado Livre.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Metalcore além dos algoritmos: 3 bandas que merecem entrar no seu radar
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
O riff do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que continuará vivo para sempre
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Todas as músicas de rock que rádios foram incentivadas a não tocar após o 11 de setembro
Sign of the horns: o sinal do Demônio
O cantor sertanejo raiz que influenciou cantores de metal, segundo Rafael Bittencourt


A lista de clássicos do Rock que foram regravados em versões pesadas pelo Iron Maiden
Fãs de Rock e Metal: 15 verdades que eles sempre temeram
Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt Cobain, do Nirvana
O clássico dos Beatles que John Lennon queria ter cantado: "Paul McCartney não cantou bem"
O dia que hospital dos EUA julgou que RPM não tinha grana e Paulo Ricardo mostrou fortuna
Dave Mustaine, do Megadeth, explica por que não toca "The Conjuring"



