Mike Portnoy: Kiss foi o Beatles da sua geração, as bandas eram muito parecidas
Por Bruce William
Postado em 06 de agosto de 2020
Mike Portnoy vem mostrando sua coleção de discos de vinil em uma série de vídeos, e no último ele dedicou um bocado de tempo para o Kiss, uma de suas bandas preferidas. Leia a seguir o trecho em que ele fala da banda, em transcrição feita pelo Ultimate-Guitar.com.
"Sim, até hoje eu ainda sou louco e fanático pelo Kiss, me traz de volta a minha infância. Isto foi minha infância. Cresci com estes álbuns, tenhos os originais em minha coleção e comprei novamente todos os discos do início dos anos setenta. E ainda por cima tenho todos em fita de rolo, eles foram os grandes heróis de minha infância, entre 1975, 1976, 1977 e 1978, eu fui o maior fã do Kiss que você pode conhecer.
Comecei com os Beatles no final dos anos 60, início dos 70; era fanático por eles, mas quando estava com 9 ou 10 anos o Kiss se tornou o novo Beatles pra mim, e há muitas semelhanças entre eles, acredite ou não. Sempre vi Paul Stanley como se fosse Paul McCartney, assim como Gene Simmons como se fosse John Lennon, Ace Frehley como George Harrison e Peter Criss como Ringo Starr, então pra mim há muitas coisas parecidas entre o Kiss e os Beatles quando eles surgiram.
Assim como os Beatles, você tinha quatro personalidades bem distintas, como se fossem quatro superheróis na mesma banda, então era um conceito similar, e para um garoto de 10 anos nos anos setenta isto era mágico. O primeiro álbum do Kiss, lendário, trazia muitas grandes canções. 'Strutter', 'Deuce'... a produção não era das melhores, e eu acho que foi ainda pior no 'Hotter Than Hell' (disco seguinte). A mixagem é de fato muito difícil de ouvir, apesar de muitas grandes músicas. Adoro 'All The Way', ainda pretendo fazer cover um dia destes.
Então chegou a vez deste grandioso 'Alive!' (o primeiro ao vivo de 1975), e eu tenho minha velha cópia pendurada na parede, com assinaturas dos quatro integrantes originais que peguei ao longo dos anos, mas este aqui é o relançamento que veio com todos os encartes e extras do original. Um dos grandes discos ao vivo de todos os tempos, e que provavelmente sequer foi gravado ao vivo, mas não importa pois ele captura tudo que era grandioso na banda e com as melhores músicas dos três primeiros álbuns.
'Destroyer' (1976) provavelmente foi a obra prima da banda nesta época, embora não seja meu favorito. Produzido por Bob Ezrin, que depois foi fazer o 'The Wall' do Pink Floyd. 'Love Gun' (1977), foi na turnê deste álbum que assisti a banda ao vivo pela primeira vez. Fui vê-los em dezembro de 1977, então eles ainda estavam na turnê do 'Love Gun', mas eu acho que o 'Alive II' já havia saído, e foi a primeira vez que os vi - Madison Square Garden, 14 de dezembro de 1977. Lembro que eles abriram o show com 'I Stole Your Love', e era fantástico estar ali no mesmo lugar que eles mesmo antes do show começar, só de ver o logotipo do Kiss no palco na época, já em tom metálico mas ainda sem as luzes, e sentir o cheiro do ambiente, aquilo tudo era mágico, incrível. E foi pra mim um daqueles momentos tipo os Beatles no Ed Sullivan, eu gravei, registrei em fita K7 e tenho até hoje uma cópia pirata em algum lugar.
E então tem este que é um dos trabalhos mais odiados do catálogo da banda, o 'Music from 'The Elder'' (1981), odiado especialmente por Gene e Paul. Eu adoro este álbum, acho-o incrivelmente subestimado. Eles estavam com um visual brega na época, vocês sabem, a gente cresce - quando me apaixonei por este Kiss, quando ele surgiu, eu estava me interessando por outras coisas, ouvindo Motorhead e AC/DC, então meu gosto estava mudando, e todos aqueles garotos também estavam crescendo e passando a procurar coisas diferentes. Mas ouvindo hoje, acho que é um grande álbum, adoro as músicas dele, adoro 'Odyssey', outra que quero fazer uma releitura, e acho que há grandes músicas ali. 'World Without Heroes' é linda, 'Only You' uma grande música, então ainda sou um grande fã do 'Elder'".
FONTE: Ultimate-Guitar.com
https://www.ultimate-guitar.com/news/general_music_news/mike_portnoy_names_most_hated_kiss_album_says_hes_been_egging_opeths_akerfeldt_on_to_cover_king_crimson_song.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
FM confirma show no Brasil em março de 2026
Ritchie Blackmore quebra silêncio sobre cancelamento de turnê e problema de saúde
Mike Portnoy conta como está sendo tocar músicas que o Dream Theater gravou com Mike Mangini
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Mike Portnoy está empolgado com relançamento de "Dressed to Kill", do Kiss
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
Lars Ulrich, do Metallica, é um bom baterista? Mike Portnoy explica
Neil Peart: o emocionante texto de Mike Portnoy sobre o ídolo


