Linkin Park: Shinoda diz que o rock era "muito branco" até a explosão do new metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de outubro de 2020
O clássico disco "Hybrid Theory", que marca a estreia do LINKIN PARK, completará 20 anos no dia 24 de outubro. O vocalista/guitarrista Mike Shinoda concedeu entrevista à revista Metal Hammer falando sobre algumas de suas memórias do trabalho, que mudou o mundo da música pesada, com a mistura entre rock, heavy metal, hip-hop e elementos da música eletrônica.
Alguns trechos da entrevista (que será divulgada na íntegra ainda nesta semana) foram divulgados nesta terça-feira no site da Metal Hammer. Mike Shinoda falou sobre o impacto que o new metal causou na cena da música pesada. "Eu me lembro de quando o Korn e os primeiros álbuns de Deftones foram lançados, e o que quer que você pense sobre um grupo como o Limp Bizkit, seu primeiro álbum era realmente cru. Existiam todos esses grupos como Snot e Hed PE, e apesar de não ser um tipo de música inteligente, havia algo realmente visceral e uma mistura de cultura que era importante", afirmou o multi-instrumentista.
A mistura de cultura citada por Shinoda voltou a ser assunto em outro trecho da entrevista. O músico, que nasceu na Califórnia, afirmou que não gostava do rock ser algo "muito branco" e que o new metal ajudou a mudar isso. "90 % do que eu ouvia era rap. Então eu olhava para muitas bandas de rock e pensava: ‘ há algo muito branco ’. Essa foi uma das coisas que me desligou, especialmente do hair metal. O hair metal parecia uma música muito branca e eu estava crescendo em uma cidade com muita diversidade, então não gostava disso (...). E não se tratava apenas de raça. Não me refiro à cor da pele. Eu quero dizer a cultura disso. Quando o new metal começou, era muito diversificado", pontuou.
Shinoda reconhece que o primeiro álbum de sua banda teve um papel importante nesse processo. "Na época, se você perguntasse a alguém o que eles estavam ouvindo, eles diriam... 'Rock. Eu escuto hip hop. Eu escuto jazz’ e só depois de cinco anos eles diriam ' Ouço tudo '. O Hybrid Theory fez parte desse trabalho. Foi parte da progressão para quebrar as fronteiras entre os estilos de música", finalizou.
"Hybrid Theory" é um dos discos de estreia mais impactantes da história do rock. O trabalho emplacou hits que até hoje fazem sucesso, como "Crawling", "Papercut", "One Step Closer" e "In The End". Para comemorar os 20 anos do histórico lançamento, o LINKIN PARK lançou no último dia 9 de outubro uma edição comemorativa do álbum.
FONTE: Metal Hammer
https://www.loudersound.com/news/metal-was-too-white-until-nu-metal-came-along-says-linkin-parks-mike-shinoda
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps