Ace Frehley: qual foi o melhor guitarrista que o substituiu no Kiss, na visão dele
Por Igor Miranda
Postado em 14 de outubro de 2020
Ace Frehley foi o guitarrista original do Kiss, de 1973 a 1982 e de 1996 até 2002. Outros quatro músicos ocuparam a função dele nos outros anos: Vinnie Vincent (1982 a 1984), Mark St. John (somente 1984), Bruce Kulick (1984 a 1996) e Tommy Thayer (2002 até hoje).
Qual deles foi o melhor na vaga de guitarrista do Kiss, de acordo com o titular original do posto? Em entrevista a Eddie Trunk, transcrita pelo Ultimate Guitar, Ace Frehley não titubeou ao eleger Bruce Kulick, que gravou os álbuns de estúdio "Asylum" (1985), "Crazy Nights" (1987), "Hot in the Shade" (1989), "Revenge" (1992) e "Carnival of Souls: The Final Sessions" (1997), além dos discos ao vivo "Alive III" (1993) e "Kiss Unplugged" (1996) e participações em "Animalize" (1984) e "Psycho Circus" (1998).
O assunto veio à tona após Frehley comentar, inicialmente, sobre ter a participação de Kulick em seu novo álbum solo de covers, "Origins Vol. 2". "Sou amigo de Bruce há anos. Toquei um solo na banda que ele teve com Karl Cochran e Eric Singer, o ESP (Eric Singer Project). Somos amigos desde então. Fizemos alguns Rock N' Roll Fantasy Camps, fizemos o Kiss Kruise juntos", declarou, inicialmente.
"Quando Bruce soube que eu estava fazendo 'Origins Vol. 2', ele expressou interesse em tocar comigo. Somos fãs de Jimi Hendrix. Pedi para ele escolher uma música, ele sugeriu 'Manic Depression' e ele detonou no solo. Nós dois tocamos juntos no fim e dá para ouvir entre o estilo dele e o meu", completou.
Em seguida, ele concluiu: "Entre todos os guitarristas que me substituíram no Kiss, acho que Bruce é, de longe, o melhor deles".
Eddie Trunk, então, pergunta se Ace Frehley chegou a acompanhar os trabalhos do Kiss na sua ausência, especialmente nos anos 1980 e 1990, quando Bruce Kulick estava na vaga. "Ouvi algumas coisas, mas nunca assisti a um show do Kiss sem mim. Entretanto, vi algumas coisas no YouTube e ouvi algumas músicas. Adorei Bruce. Ele não toca meus solos nota por nota, ele transforma em algo próprio dele", comentou Ace.
O Spaceman original também pontuou: "Ele coloca uma ginga própria para fazer meus solos como deveriam. Bruce é um músico mais competente. Ele mudou meus solos e eu o respeito por isso".
Em outro momento, Ace Frehley comentou que tem mantido contato com Gene Simmons e Paul Stanley, fundadores que ainda seguem no Kiss. "Falo com eles de tempos em tempos. Gene me chamou há algumas semanas e ainda não tive tempo de respondê-lo. Estou tão preocupado fazendo uma mudança, tenho um arquiteto no meu novo estúdio. Falo com Paul de tempos em tempos, somos todos amigos", disse.
O guitarrista destacou que não há motivos para inimizade. "É triste que a imprensa diga que nos odiamos, mas pelo que criamos nos últimos 40 anos, eu, Peter (Criss, baterista), Paul e Gene sendo os fundadores da banda, não há razão para não sermos amigos e deixarmos o passado no passado", completou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps