Queen: O sucesso "Under Pressure" foi criado a base de vinho e muita cocaína

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mauro Cestarolli
Enviar Correções  

A história de "Under Pressure", a canção do QUEEN de 1981 co-escrita por DAVID BOWIE, começa onde todas as boas histórias deveriam começar e onde a maioria dos filmes de James Bond também se iniciam - nas nevadas montanhas suíças. Na época, o QUEEN estava gravando seu décimo álbum de estúdio "Hot Space" no "Mountain Studios" em Montreux, Suíça, quando o grande Bowie apareceu para uma conversa casual com a banda, munido com grandes quantidades de cocaína e pouco antes de imprimir seu vocal em um dos maiores sucessos da música pop do século XX.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bowie, na época, estava no mesmo estúdio gravando o tema e a faixa-título do próximo filme "Cat People" - o que não é algo para ser lembrado com tanto destaque. No entanto, ao perceber que FREDDY MERCURY e banda estavam tão próximos, o Starman não conseguiu se conter e em poucas horas, estava nas sessões de gravação do QUEEN para participar de parte do processo criativo. A ideia original era que ele contribuiria com os vocais de apoio na música "Cool Cat", mas as coisas mudaram rapidamente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No livro de MARK BLAKE, "Is This the Real Life?: The Untold Story Queen", o baterista da banda ROGER TAYLOR explicou como uma das colaborações imparáveis do século 20 aconteceu: "David apareceu em uma noite e estávamos tocando músicas de outras pessoas para nos divertir e apenas improvisar", isso seria somente uma bela lembrança de músicos se divertindo, mas logo as coisas ficaram mais profissionais," no final, Bowie disse: "Isso tudo que estamos fazendo é um pouco estúpido, por que não escrevemos uma música juntos?."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Queen: A batalha para impedir Trump de usar suas músicas nas redes sociaisQueen
A batalha para impedir Trump de usar suas músicas nas redes sociais

E foi assim que nasceu, uma das mais emblemáticas canções de todos os tempos e um significativo pedaço da história da música pop. Impulsionados pela incrível linha de baixo de JOHN DEACON - algo que merece todos os elogios que recebeu posteriormente, Bowie e Mercury cantaram na cabine de gravação, nutridos como sugere Blake, à base de vinho e cocaína.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Blake descreve a cena, começando com as lembranças do guitarrista BRIAN MAY: "'Sentimos que esse era o caminho. Uma faixa em que estávamos todos juntos como uma unidade". Quando a faixa ficou pronta, Bowie disse: "Ok, agora vamos para a cabine de gravação dos vocais e cada um canta como acha que a melodia deveria ser em sua opinião - aquilo que vier à sua cabeça no momento - e no final, compilamos tudo isso para a parte vocal definitiva."

Ele continua: "E foi isso que fizemos. Algumas dessas improvisações, incluindo o vocal disperso introdutório e memorável de Mercury, perdurariam na faixa final. Bowie também insistiu que ele e Mercury, não deveriam ouvir o que o outro cantou, trocando versos às cegas, o que ajudou a dar à música um toque especial."

"Under Pressure (Rah Mix 1999, Official Video)"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Relembrando o momento, anos depois, o icônico guitarrista BRIAN MAY disse ao Ultimate Classic Rock: "Lembro-me de DAVID BOWIE apontando o dedo para Deacon e dizendo: ‘Não, não faça assim’, e John dizendo, 'Com licença? Eu sou o baixista, certo? É assim que eu faço!'"

E acrescentou: "O vocal foi construído de uma forma muito nova, que veio através de Bowie, porque ele tinha experiência com esse método vanguardista de construir os vocais". E continua relatando o episódio: "Todo mundo entra lá sem ideias, sem anotações, e canta a primeira coisa que vem à cabeça e depois coloca uma música como base de acompanhamento'. Então nós fizemos isso, e depois compilamos todos os trechos - e foi assim que 'Under Pressure' nasceu, a partir de todos aqueles pensamentos e atitudes aleatórias."

Freddie Mercury: O mistério sobre as cinzas do cantor da banda QueenFreddie Mercury
O mistério sobre as cinzas do cantor da banda Queen

Mas essa criação coletiva teve seus percalços, pois Bowie tentou impôr sua vontade artística na maioria das decisões do processo criativo. Um deles foi sobre o título da faixa. Originalmente anunciada como "People on the Streets", Bowie queria que fosse alterado para "Under Pressure". E depois, exigiu que estivesse presente na mixagem da música junto com Mercury, que deveria descer ao estúdio para ajudar na mediação entre ele e o produtor Reinhold Mack. Falava-se até que Bowie tentou bloquear o lançamento original da música - o que demonstra que o "Starman" era um artista difícil para se trabalhar, mas ao mesmo tempo, um perfeccionista.

QUEEN "Under Pressure, Queen Rock Montreal Live Concert (1981)"

A boa notícia é que apesar de todas animosidades, vinho, cocaína e os desafios vocais que ajudaram a criar a música (que poderia ter como resultado final algo similar a um acidente de carro), "Under Pressure" tornou-se uma canção pop incrivelmente poderosa e comovente, que figurou em primeiro lugar nas paradas do Canadá, Holanda, e Inglaterra, algo que provavelmente seria muito difícil de se ver nesses tempos atuais.

FONTE: Far Out Magazine
https://faroutmagazine.co.uk/david-bowie-queen-freddie-mercu...

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 CliIL Goo336 Goo336 Cli336