O sucesso "Under Pressure", do Queen, foi criado a base de vinho e muita cocaína
Por Mauro Cestarolli
Postado em 07 de outubro de 2020
A história de "Under Pressure", a canção do QUEEN de 1981 co-escrita por DAVID BOWIE, começa onde todas as boas histórias deveriam começar e onde a maioria dos filmes de James Bond também se iniciam - nas nevadas montanhas suíças. Na época, o QUEEN estava gravando seu décimo álbum de estúdio "Hot Space" no "Mountain Studios" em Montreux, Suíça, quando o grande Bowie apareceu para uma conversa casual com a banda, munido com grandes quantidades de cocaína e pouco antes de imprimir seu vocal em um dos maiores sucessos da música pop do século XX.
Bowie, na época, estava no mesmo estúdio gravando o tema e a faixa-título do próximo filme "Cat People" - o que não é algo para ser lembrado com tanto destaque. No entanto, ao perceber que FREDDY MERCURY e banda estavam tão próximos, o Starman não conseguiu se conter e em poucas horas, estava nas sessões de gravação do QUEEN para participar de parte do processo criativo. A ideia original era que ele contribuiria com os vocais de apoio na música "Cool Cat", mas as coisas mudaram rapidamente.
No livro de MARK BLAKE, "Is This the Real Life?: The Untold Story Queen", o baterista da banda ROGER TAYLOR explicou como uma das colaborações imparáveis do século 20 aconteceu: "David apareceu em uma noite e estávamos tocando músicas de outras pessoas para nos divertir e apenas improvisar", isso seria somente uma bela lembrança de músicos se divertindo, mas logo as coisas ficaram mais profissionais," no final, Bowie disse: "Isso tudo que estamos fazendo é um pouco estúpido, por que não escrevemos uma música juntos?."
E foi assim que nasceu, uma das mais emblemáticas canções de todos os tempos e um significativo pedaço da história da música pop. Impulsionados pela incrível linha de baixo de JOHN DEACON - algo que merece todos os elogios que recebeu posteriormente, Bowie e Mercury cantaram na cabine de gravação, nutridos como sugere Blake, à base de vinho e cocaína.
Blake descreve a cena, começando com as lembranças do guitarrista BRIAN MAY: "'Sentimos que esse era o caminho. Uma faixa em que estávamos todos juntos como uma unidade". Quando a faixa ficou pronta, Bowie disse: "Ok, agora vamos para a cabine de gravação dos vocais e cada um canta como acha que a melodia deveria ser em sua opinião - aquilo que vier à sua cabeça no momento - e no final, compilamos tudo isso para a parte vocal definitiva."
Ele continua: "E foi isso que fizemos. Algumas dessas improvisações, incluindo o vocal disperso introdutório e memorável de Mercury, perdurariam na faixa final. Bowie também insistiu que ele e Mercury, não deveriam ouvir o que o outro cantou, trocando versos às cegas, o que ajudou a dar à música um toque especial."
"Under Pressure (Rah Mix 1999, Official Video)"
Relembrando o momento, anos depois, o icônico guitarrista BRIAN MAY disse ao Ultimate Classic Rock: "Lembro-me de DAVID BOWIE apontando o dedo para Deacon e dizendo: ‘Não, não faça assim’, e John dizendo, 'Com licença? Eu sou o baixista, certo? É assim que eu faço!'"
E acrescentou: "O vocal foi construído de uma forma muito nova, que veio através de Bowie, porque ele tinha experiência com esse método vanguardista de construir os vocais". E continua relatando o episódio: "Todo mundo entra lá sem ideias, sem anotações, e canta a primeira coisa que vem à cabeça e depois coloca uma música como base de acompanhamento'. Então nós fizemos isso, e depois compilamos todos os trechos - e foi assim que 'Under Pressure' nasceu, a partir de todos aqueles pensamentos e atitudes aleatórias."
Mas essa criação coletiva teve seus percalços, pois Bowie tentou impôr sua vontade artística na maioria das decisões do processo criativo. Um deles foi sobre o título da faixa. Originalmente anunciada como "People on the Streets", Bowie queria que fosse alterado para "Under Pressure". E depois, exigiu que estivesse presente na mixagem da música junto com Mercury, que deveria descer ao estúdio para ajudar na mediação entre ele e o produtor Reinhold Mack. Falava-se até que Bowie tentou bloquear o lançamento original da música - o que demonstra que o "Starman" era um artista difícil para se trabalhar, mas ao mesmo tempo, um perfeccionista.
QUEEN "Under Pressure, Queen Rock Montreal Live Concert (1981)"
A boa notícia é que apesar de todas animosidades, vinho, cocaína e os desafios vocais que ajudaram a criar a música (que poderia ter como resultado final algo similar a um acidente de carro), "Under Pressure" tornou-se uma canção pop incrivelmente poderosa e comovente, que figurou em primeiro lugar nas paradas do Canadá, Holanda, e Inglaterra, algo que provavelmente seria muito difícil de se ver nesses tempos atuais.
FONTE: Far Out Magazine
https://faroutmagazine.co.uk/david-bowie-queen-freddie-mercury-under-pressure-story/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps