Jimmy Page: como nasceu o supergrupo XYZ, com músicos do Yes, após fim do Led
Por Igor Miranda
Postado em 15 de dezembro de 2020
Em 1980, o Led Zeppelin chegou ao fim após a morte do baterista John Bonham, enquanto o Yes tinha problemas internos, que resultaram na saída do vocalista Jon Anderson e do tecladista Rick Wakeman. Diante desse cenário, nascia o XYZ, que reunia o guitarrista Jimmy Page, do Zeppelin, com o vocalista e baixista Chris Squire e o baterista Alan White, ambos do Yes.
Embora contasse com uma formação estrelada e um ótimo trocadilho como nome - XYZ era algo como eX-Yes-Zeppelin -, o projeto não seguiu adiante. Jimmy Page queria um vocalista do tipo frontman para comandar a banda e chegou a trazer Robert Plant, seu colega de Led, para um ensaio, mas não vingou. Também havia dúvida sobre quem deveria ser o empresário: Peter Grant, do Zeppelin, ou Brian Lane, do Yes.
Ainda assim, Page, Squire e White gravaram demos juntos. O line-up, que ainda trazia o tecladista Dave Lawson, da banda Greenslade, chegou a registrar duas faixas instrumentais e outras duas cantadas por Chris: "Can You See" e "Telephone Secrets".
Em entrevista à Classic Rock, Jimmy Page relembrou o nascimento do XYZ e revelou que gostaria de lançar oficialmente as demos do projeto, com o devido tratamento de áudio. As declarações foram republicadas pelo Ultimate Guitar.
"O XYZ foi a primeira coisa que fiz após uma pausa sem tocar guitarra, com a perda de John (Bonham). Peguei a guitarra e comecei a tocar de novo. Eu tinha um estúdio e era muito amigo de Chris Squire, que me chamou para fazermos algo. Ele tinha um nome divertido, que era XYZ, por ter músicos ex-Yes e Zeppelin", destacou Page, inicialmente.
O guitarrista comentou que Chris Squire e Alan White eram "grandes músicos" que fizeram "muito bem" a ele. "Eu precisava estar exatamente no mesmo nível que eles, então, o nível de concentração e comprometimento era ótimo. Esses caras estavam em outro nível", afirmou.
Em seguida, o músico revelou não saber se as composições do XYZ chegaram a entrar em algum disco do Yes. "Não sei se trechos que eles trouxeram chegaram a entrar nos álbuns do Yes. Uma instrumental que fizemos foi lançada como 'Fortune Hunter' em meu projeto, The Firm", disse.
Por fim, Jimmy Page destacou que gostaria de retomar as demos do XYZ para um lançamento devido, já que elas circulam em baixa qualidade na internet. "Um dia voltarei a elas, pois sei que eram muito boas. Acho que seria preciso conversar com os envolvidos, as famílias e tudo o mais (Chris Squire faleceu em 2015), e ver se dá para lançar. Espero que dê. Há uma versão em K7 circulando na internet de qualidade horrível. Mesmo assim, é fascinante de ouvir", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O veterano que contraiu tuberculose na Malásia e gerou clássico do Iron Maiden
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Soundgarden prosseguirá atividades? Baixista Ben Shepherd responde
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt

A banda que nunca existiu e fez Jimmy Page evoluir como músico, segundo o próprio


