Led Zeppelin: em carta, Jimmy Page pede que streaming pague músicos de forma justa
Por Igor Miranda
Postado em 11 de dezembro de 2020
O guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin, divulgou uma breve carta nas redes sociais para pedir que as plataformas de streaming melhorem os valores pagos aos músicos. O tema está sendo debatido no Reino Unido por meio de audiências e consultas promovidas pelo Comitê Digital, Cultura, Mídia e Esporte.
"Tendo visto recentemente o Comitê de Streaming de Música em 24 de novembro de 2020, sinto-me compelido a escrever essa carta. Aprecio totalmente o debate em torno dos royalties de streaming que deveriam ser pagos por direito a todos os músicos e compositores que fizeram a música", afirmou Page, inicialmente, no texto divulgado na internet.
A publicação completa: "Quanto mais cedo as empresas de streaming puderem fazer pagamentos justos a todos os músicos cuja música é tocada ou visualizada na internet, e pagar royalties justos àqueles que nos dão grande prazer daqueles que estão as explorando, melhor".
A postagem obteve mais de 14 mil curtidas no Instagram e recebeu mais de 400 comentários, que, em geral, apoiam o posicionamento de Jimmy Page. Confira a publicação original a seguir.
O tema está sendo debatido no Reino Unido após a Ivors Academy of Music Creators, instituição de compositores, pedir para que o governo do Reino Unido imponha regras mais rígidas à forma como as gravadoras trabalham seus artistas nas plataformas de streaming. Foi solicitada alteração nas leis de direitos autorais, em prol dos músicos e compositores, entre outros tópicos.
Entre os músicos que participaram de uma recente audiência com parlamentares britânicos, estava o produtor Nile Rodgers, líder do Chic e performer/compositor de vários hits. Rodgers destacou que os artistas sequer sabem quanto vale um stream e que a falta de transparência das plataformas digitais não permite uma auditoria.
De acordo com a agência Reuters, os parlamentares descobriram, em meio às apurações, que as plataformas de streaming rendem mais de 1 bilhão de libras somente no Reino Unido. Todavia, apenas 13% dessa renda chega aos músicos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps